Cachorro pode comer panetone?
Publicado em 05 de dezembro de 2024Tempo de leitura: 5min
O panetone é um prato típico do Natal, que faz sucesso durante o ano inteiro. Muitos tutores adoram a sobremesa e ficam tentados a dividi-la com seus pets. Mas, afinal, cachorro pode comer panetone?
Pensando nisso, o blog da Petz veio tirar sua dúvida de vez e te dizer se panetone faz mal para cães ou se é um snack permitido pelos médios-veterinários. Confira a seguir!
Cachorro pode comer panetone?
O panetone é prato presente em muitas casas brasileiras, principalmente nas festas de final de ano. E como várias pessoas gostam de incluir ao máximo o pet nas comemorações, podem ter dificuldade em negar um pedaço de panetone após os pedidos insistentes do animal.
Mas será que cachorro pode comer panetone? A resposta é não. Além de não ter nenhum valor nutricional ao pet, ele contém ingredientes que fazem mal para o cachorro. Um deles são as frutas cristalizadas.
Você pode até ficar confuso, afinal, o pet pode comer algumas frutas. A questão principal é a quantidade elevada de açúcar adicionada. Como resultado, o panetone se torna agressivo ao sistema digestivo e pode até mesmo ser tóxico — levando a casos mais graves, como de insuficiência renal.
Caso esteja procurando petiscos saudáveis para o pet, confira algumas frutas que o cachorro pode comer:
Cachorro pode comer chocottone?
Nesse caso, o tutor pode pensar: se o problema são as frutas cristalizadas, então o chocottone está liberado, certo? Errado! Isso porque, como o nome sugere, essa versão do panetone tem chocolate. O ingrediente é extremamente perigoso aos cães, com duas substâncias tóxicas ao pet em sua composição, a teobromina e a cafeína.
Ao consumi-las o cachorro pode apresentar sintomas como vômitos, diarreia, tremores e até convulsão. Em casos mais graves de intoxicação, a ingestão do chocolate pode até ser fatal. Por isso, todo cuidado é pouco, tudo bem?
Cachorro pode comer panetone diet?
O panetone e o chocottone são tóxicos ao pet, assim como a versão diet do prato. Esse panetone pode até não ter açúcar ou chocolate, porém, costuma trazer outros ingredientes nocivos, como o xilitol — um adoçante muito comum em produtos diets.
O xilitol é perigoso porque causa hipoglicemia em cães e pode afetar o funcionamento do fígado, causando várias lesões no órgão. Então mesmo os panetones diets, lights e em versões alternativas para os humanos não são recomendados para o consumo de pets.
Panetone para cachorro: alternativa para o Natal
Se o panetone está vetado em todas as hipóteses, como aproveitar o Natal com o cão de forma segura? Simples: com panetones para cachorro. Existem produtos feitos especialmente para a consumação de animais, como é o caso do Panettone Selections.
A versão canina serve como petisco, com carne ou frango em vez de frutas. Então, além de não fazer mal, é bem mais apetitoso para o pet. De toda forma, é sempre importante checar a lista de ingredientes para verificar se há algo contraindicado especificamente para o seu cachorro.
Trate o panetone para pet como um snack normal. Ou seja, ele deve ser ofertado com moderação e não irá substituir a alimentação rotineira do cachorro. No caso de dúvidas, vale consultar um veterinário de confiança.
Ideias de panetone caseiro para pet
Uma outra opção bem-vinda é preparar um panetone caseiro para o seu cachorro! Você pode criar uma receita saudável, utilizando ingredientes que são seguros para ele, como farinha integral, maçã, banana e pedaços de carne sem tempero. Não se esqueça de que é importante não adicionar açúcar ou qualquer outra substância prejudicial na receita.
Sempre que for preparar um petisco caseiro, consulte um veterinário para garantir que todos os ingredientes são adequados para a saúde do seu cachorro. Isso pode ser uma forma divertida de celebrar o Natal com seu pet, sem abrir mão da segurança e do bem-estar dele.
O que fazer se o cachorro comer panetone humano?
Não é o ideal, mas sabemos que acidentes acontecem e pode acontecer de, sem querer, o seu cachorro comer panetone humano no Natal. O primeiro passo é manter a calma e observar os sinais nas próximas horas.
Se o cão apresentar sintomas de intoxicação, como vômito, diarreia, letargia ou perda de apetite, leve-o à emergência veterinária. Lá, o profissional poderá avaliar o caso e, se preciso, tomar alguma medida para reverter a intoxicação. Para ajudar na consulta, mantenha em mente informações como: ingredientes do panetone, quantidade consumida pelo cão e horário aproximado em que ele comeu.
Agora que você sabe se cachorro pode comer panetone, pode aproveitar para oferecer ao seu pet opções que sejam adequadas à saúde dele. A loja da Petz traz uma diversidade de slacks e lanchinhos próprios para animais, que vão agradar o seu cão!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário