Em algumas cidades do Brasil, como em São Paulo, domingo é dia de macarronada! Preparada em quantidades generosas, a receita é boa pedida para reunir a família em volta da mesa. E como os cães estão sempre por perto, fazendo aquela carinha de pidões, é normal questionar se cachorro pode comer macarrão.
Seja para agradar o pet ou não jogar comida fora, muita gente se sente tentada a oferecer o que sobrou do alimento ao amigo de quatro patas. E aí fica a dúvida: “posso dar macarrão para cachorro”? Continue lendo e saiba mais!
Antes de responder se cachorro pode comer macarrão, para que o pet tenha uma vida mais saudável é fundamental que ele tenha uma dieta balanceada. Nesse sentido, uma das maneiras mais práticas de garantir a ingestão recomendada de nutrientes é por meio das rações comerciais.
Desenvolvidas especialmente para cães com diferentes necessidades, elas já são balanceadas, levando em conta uma série de fatores, como idade, peso, raça e condições especiais (no caso das medicamentosas).
Para quem prefere oferecer comida de verdade ao cachorro, cada vez mais estudos demonstram os benefícios da alimentação caseira para os cães. No entanto, para que seja realmente benéfica, é fundamental que a dieta seja prescrita por um médico-veterinário e que o tutor siga as orientações à risca.
Também é importante destacar que além de não garantir uma nutrição adequada, oferecer restos dos nossos alimentos ao cachorro é bastante arriscado, uma vez que muitas receitas são preparadas com ingredientes tóxicos aos cachorros, como alho, cebola etc. Sem contar que muitas das coisas que comemos contêm um nível elevado de sal e de açúcar.
Mas cachorro pode comer macarrão, se preparado sem temperos? A melhor maneira de definir o que pode e o que não pode entrar para a dieta do seu amigo é conversar com o veterinário.
Após uma consulta e a realização de alguns exames, ele poderá recomendar a mudança para alimentação caseira ou mesmo dizer se é seguro oferecer alguns alimentos, como frutas, de petisco ao cachorro.
Isso porque alguns alimentos em geral permitidos aos cachorros, como a melancia, podem ser prejudiciais para cães com condições pré-existentes, como diabetes. Fique atento a isso para evitar surpresas!
No caso do macarrão para cachorro, não se trata de um alimento tóxico. Porém, por ser rico em carboidratos, mas pobre em outros nutrientes como fibras e vitaminas, é bastante improvável que o veterinário recomende seu uso na alimentação caseira.
Em geral, são indicadas outras fontes de energia, como aveia e batata-doce, cujos carboidratos complexos reduzem o índice glicêmico. Portanto, se você está se questionando se cachorros podem comer macarrão, verifique um alimento mais saudável.
E para aqueles que não pensam em substituir a ração por alimentos caseiros, mas não resistem a dar o restinho da comida para o cachorro, é melhor repensar os hábitos!
O excesso de sal e de gordura — por exemplo, presente em molhos com queijos e creme de leite — pode ocasionar diversos problemas para a saúde do cachorro, como aumento de peso, do colesterol, além de problemas gastrointestinais, com quadros de diarreia.
A fim de reduzir a ingestão de carboidratos simples, como os que estão presentes no macarrão tradicional, assim como para obter mais nutrientes e evitar os problemas decorrentes da intolerância ao glúten, muitas pessoas costumam trocar o macarrão à base de farinha e ovos por outras versões.
Um exemplo é o macarrão de lentilha, de grão de bico ou de biomassa de banana verde. Mas e quanto aos peludos, será que cachorro pode comer macarrão cozido fabricado com redução de carboidratos?
A princípio, a resposta é não. Isso porque os cachorros possuem necessidades muito distintas das nossas, começando pelo fato de que, apesar de não serem carnívoros estritos — na verdade, são considerados onívoros —, os cães dependem de um aporte muito maior de proteína animal.
Além disso, a segurança de certos alimentos na dieta canina ainda não foi completamente estabelecida. Sua ingestão contínua pode acabar trazendo problemas a longo prazo. Sendo assim, caso esteja questionando se pode dar macarrão para cachorro, o melhor é evitar.
Se o seu amigo acabou comendo macarrão sem tempero por acidente, não se preocupe. Isso provavelmente não trará problemas para ele. Já se a ingestão foi de macarrão com molho, o pet poderá apresentar reações passageiras, como diarreias devido ao excesso de gordura ou intolerância à lactose.
Nesse caso, procure um veterinário o quanto antes. Dependendo da quantidade de ingredientes tóxicos utilizados no tempero, o pet também pode apresentar sintomas de intoxicação, como vômitos, diarreias, letargia e alterações nas frequências cardíaca e respiratória.
Há centenas de opções alimentares que fazem bem aos cães. E aqui, no blog da Petz, além de saber se cachorro pode comer macarrão, você descobre outros alimentos proibidos e indicados para o peludo. Confira!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…