Cachorro pode comer chiclete? O que todo tutor deve saber
Publicado em 06 de maio de 2024Tempo de leitura: 5min
Com a saúde dos nossos amigos de quatro patas, não se brinca! É essencial que todo tutor de animais de estimação esteja ciente dos riscos da ingestão de objetos e alimentos inadequados para eles. Assim, cachorro pode comer chiclete? Saiba mais sobre o assunto!
Mascar chiclete é muito divertido para as crianças, que adoram fazer e estourar bolas, e também para os adultos, como distração. Por isso, pode surgir a dúvida se cachorro pode comer chiclete também. Vamos ver se isso é possível? Continue a leitura!
Composição química do chiclete
O chiclete é um produto comestível desenvolvido na forma como o conhecemos hoje em 1860. Sua composição base não se modifica entre as marcas e os tipos, o que muda são os sabores e recheios.
A composição base do chiclete é a goma, uma variedade de resinas sintéticas derivadas do petróleo ou natural à base de látex. É o mesmo princípio usado na borracha de uso escolar.
Depois, temos ingredientes adicionais, como aromatizantes, açúcar ou seus substitutos, corantes alimentícios, conservantes, glicerina e emulsificantes. Falando assim, já dá vontade de nunca mais mascar um chiclete, né? Aliás, é de se pensar se chiclete para cães faz mal ou não!
Substitutos do açúcar mais comuns usados no chiclete
Os chicletes livres de açúcar precisam de alguma forma substituí-lo para que o produto seja palatável para o humano. Por isso, são usados alguns substitutos desse ingrediente. E os mais comuns deles são o xilitol e o sorbitol.
A função primária de ambos é adocicar o chiclete, mas estudos demonstram que esses adoçantes sintéticos podem causar flatulência e diarreia no uso prolongado em humanos.
Xilitol, sorbitol e seus malefícios para os cães
Já vamos chegar no tema “cachorro pode comer chiclete”. Essas substâncias não são prejudiciais para a maioria dos animais domésticos, com exceção dos cães. E é aqui que mora o perigo!
A diarreia e a flatulência comentadas acima não são um problema para os cães. O que acontece com eles é muito mais grave! Tanto o sorbitol quanto o xilitol, quando ingeridos por cachorros, causam a rápida liberação de insulina.
A insulina pega o açúcar do sangue e o coloca dentro das células. Com isso, o nível de açúcar do sangue cai drasticamente, causando hipoglicemia severa. O cérebro para de receber seu alimento primordial, a glicose, e o animal tem convulsões, que podem ser fatais se ele não for socorrido a tempo.
Então, é importantíssimo que o tutor saiba: cachorro pode comer chiclete? Não! Nem um pedacinho! E quanto menor o animal, maior o risco de ele ter um quadro grave de hipoglicemia e passar mal na primeira hora da ingestão.
Outros riscos da ingestão do chiclete pelos cães
A goma base do chiclete é uma resina. Contudo, ela não é digerida pelo organismo dos cães. Dessa forma, o produto pode obstruir parcial ou totalmente o fluxo intestinal, causando obstrução intestinal, que é um caso grave e precisa de emergência imediatamente.
Os sintomas dessa obstrução são vômitos, dor abdominal intensa, aumento do volume abdominal e tentativas de fazer cocô sem sucesso. Além disso, o chiclete pode causar asfixia no peludo se engolido repentinamente. Mesmo se o cachorro comeu chiclete mascado, ele pode passar mal.
Meu cachorro comeu chiclete por acidente, o que fazer?
Se o cachorro comeu chiclete, o que fazer? Independentemente do tamanho do seu animal, leve-o para o veterinário para um atendimento emergencial, principalmente se o produto contiver adoçantes sintéticos.
Diga ao profissional “meu cachorro comeu chiclete”. Ele vai ficar em observação e terá medidas sucessivas do nível do açúcar no sangue (glicemia). Se ficar abaixo do que é considerado normal para a espécie, o veterinário imediatamente irá tentar reverter essa situação e salvar o peludo.
Caso ocorrido na Hungria chama a atenção dos tutores para os perigos do xilitol
Um caso ocorrido na Hungria em 2018 despertou a atenção dos tutores e dos médicos veterinários para o uso de adoçantes como o xilitol em receitas caseiras de doces e bolos.
O perigo do chiclete já era conhecido, mas esse caso foi emblemático porque ocorreu com bolinhos feitos em casa pela tutora do cão. O animal Ruby, de 7 anos, roubou dois bolinhos caseiros, que tinham na receita o xilitol.
Ele desmaiou 36 horas depois do ocorrido, foi levado às pressas para o veterinário, mas, infelizmente, acabou falecendo. Com isso, os veterinários passaram a orientar as pessoas a tomarem mais cuidado com esse tipo de alimento.
Por isso, a recomendação de não dar alimentos humanos para os cães ganha força. Quem poderia imaginar que bolinhos caseiros e saudáveis (para nós) poderiam matar os nossos queridos peludos? E é o que acontece se cachorro comer chiclete. Então, muito cuidado!
Bom mesmo é dar petiscos seguros para os cães
Diante de tudo isso que falamos, não é à toa que sempre reforçamos, aqui no blog da Petz, que não se deve dar a nossa comida para os animais de estimação. É muito risco para eles!
Sendo assim, procure oferecer para os pets somente petiscos seguros para eles, os quais foram desenvolvidos por especialistas que se preocupam com a saúde desses animaizinhos.
Cachorro pode comer chiclete? Agora você já sabe que a resposta é um sonoro não! Portanto, não coloque em risco a vida do peludo, visite as lojas da Petz e ofereça para eles alimentos seguros, saudáveis, balanceados e muito saborosos. Confira!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário