Você já se perguntou se cachorro pode comer cebolinha? Oferecer nossa comida para o pet nunca é recomendado, pois pode estimular certos comportamentos indesejados, como implorar por comida ao redor da mesa.
O hábito ainda coloca em risco a saúde física do cachorro, visto que muitos dos alimentos que comemos são bastante calóricos ou mesmo tóxicos para os cães. Nesse sentido, além dos ingredientes principais, é preciso estar atento àqueles frequentemente usados no tempero, como a cebolinha, o alho e a cebola.
Assim como acontece com a cebola e o alho, cebolinha e cachorro formam uma combinação ruim. Tais alimentos, muito usados no tempero das receitas, contêm uma substância chamada tiossulfato, que é tóxica para cães e gatos, podendo trazer graves consequências à saúde.
O principal risco associado à ingestão desses alimentos é a destruição de glóbulos vermelhos do sangue, levando à anemia hemolítica. Mesmo em pequenas quantidades, comer alho, cebola e cebolinha também pode causar gastroenterites.
Entre os sintomas do quadro estão: vômitos, diarreias, dor abdominal, náuseas e salivação excessiva. Ao observar que o pet apresenta qualquer um desses sinais clínicos, leve-o ao médico-veterinário.
Ao ler sobre determinados alimentos tóxicos para cães, muitos tutores se surpreendem, lembrando de já os terem oferecido ao pet alguma vez sem que ele tenha apresentado qualquer sintoma grave. Isso pode levá-los a questionar se cachorro pode comer cebolinha ou outros alimentos tóxicos.
Isso ocorre pois o organismo dos cães é capaz de tolerar uma pequena quantidade de certas substâncias presentes em alimentos que cachorro não pode comer. O difícil é saber dosar essa quantidade, uma vez que ela varia de acordo com o peso e a sensibilidade de cada cachorro.
No caso do tiossulfato — a substância tóxica para cães presente na cebolinha —, acredita-se que cães de raças de origem japonesa, como Akita e Shiba Inu, sejam mais sensíveis a seus efeitos.
No entanto, evite dar o alimento ao seu amigo de quatro patas, mesmo em pequenas quantidades, independentemente da raça. Se você se perguntar se cachorro pode comer cebolinha, mesmo que em pouca quantidade, lembre-se de que o acúmulo dessas substâncias no organismo também é prejudicial para a saúde do pet a longo prazo.
Por ser tóxica, a cebolinha nunca deve ser oferecida a cães, sob o risco de desencadear um quadro grave de anemia hemolítica. Porém, para aqueles que garantem a nutrição do pet por meio da alimentação natural para cachorro, isso não significa que você não possa utilizar outras ervas frescas no preparo de alimentos.
“Recomendo a utilização de ervas frescas como tempero, desde que o médico-veterinário responsável pela elaboração da dieta as tenha considerado seguras”, diz o Dr. Eduardo Braghirolli, médico-veterinário especialista em nutrição e metabologia animal.
“Salsa, alecrim, manjericão e orégano são ótimas e trazem benefícios extras, porém não são todos os animais que aceitam ervas no preparo de seus alimentos”, alerta. Além disso, antes de oferecer um alimento natural para o cachorro ou fazer qualquer mudança na dieta do pet, é preciso fazer uma visita ao médico-veterinário.
“A consulta com o médico-veterinário irá avaliar a existência de doenças crônicas, como uma doença renal ou cardíaca subclínica, se o animal terminou seu crescimento, se está gestante, etc.”, afirma o especialista.
Todas essas condições necessitam de um suporte nutricional diferente de um animal saudável. Daí a recomendação de sempre fazer uma avaliação veterinária antes de trocar a alimentação de cães e gatos”, completa Eduardo. Assim, você poderá garantir uma dieta com comida natural para cachorro da maneira correta.
Agora você já sabe se cachorro pode comer cebolinha e como fazer uma mudança de maneira saudável na dieta do seu peludo! Não deixe de acompanhar o blog da Petz para estar sempre por dentro das dicas de alimentação que publicamos aqui!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…