A manga é uma fruta que faz sucesso entre muitos cãezinhos. Por ter um sabor adocicado e suculento, não é incomum ver algum pet se deliciar embaixo de uma mangueira. Porém, será que o cachorro pode comer casca de manga? Confira essa e outras informações nesta leitura!
Apesar de ser uma fruta asiática, a manga se adaptou muito bem ao clima tropical brasileiro. Assim, ela é cultivada e apreciada por todo o país. Consumida em forma de doce, salgado ou até mesmo sorvete, ela conquistou muitas pessoas e animais.
A manga possui muitas fibras, substâncias antioxidantes, vitaminas e sais minerais que contribuem para deixar o pet mais saudável, sendo uma das frutas para cachorros mais recomendadas. Porém, o consumo da casca pode ser prejudicial. Entenda o porquê.
Já sabemos que essa fruta tem muitos nutrientes benéficos para o peludo. Porém, a casca é indigesta e traz alguns riscos para o animal. A casca de manga possui difícil mastigação. Assim, quando o cachorro engole, pode sofrer obstrução na parte do esôfago (órgão responsável por levar alimento até o estômago).
Então, por ser de difícil digestão, a casca da manga pode provocar obstrução intestinal, vômitos e diarreias. Diante desses riscos, a resposta para a pergunta “cachorro pode comer casca de manga” é não.
Ainda que a casca seja uma parte da fruta proibida para os pets, o cachorro pode comer manga e se beneficiar dos nutrientes e do sabor. A seguir, temos algumas dicas de como oferecer de forma segura esse alimento tão rico para os peludos.
A manga está na lista de frutas que cachorro pode comer. Contudo, é preciso estar atento a alguns cuidados referentes à manipulação. Ainda que a casca seja a parte da fruta que não vai ser ingerida, é importante lavá-la e higienizá-la antes de cortar. Assim, diminuem as chances da polpa ficar contaminada com germes e sujeiras.
Mesmo o caroço da manga sendo grande, alguns cachorrinhos se arriscam a comer. Como ele é liso e oval, pode escorregar até a garganta e sufocar o peludo. Muitas vezes, eles não conseguem expelir e precisam de cirurgia e endoscopia. Além disso, a semente possui uma substância chamada cianeto, que pode ser tóxica. Sendo assim, essa parte também deve ser retirada.
Cuidado para o pet não ter acesso ao local onde vão ser descartadas essas partes da fruta. Alguns cachorros gostam de revirar as lixeiras. Os tutores também podem usar a casca para adubar as plantas, deixando elas expostas. Nessas situações, o cachorro pode comer casca de manga ou caroço de forma acidental.
Os cachorros podem não apenas aproveitar os nutrientes encontrados na polpa da manga, como também se divertirem ao comê-la. É possível dar a fruta cortada em pequenos pedaços (conforme o porte do animal) para o seu pet não engasgar.
Há tutores que vão além e fazem picolé de manga para os animais nos dias mais quentes ou deixam a fruta na geladeira para ficar mais fresquinha. Essas são excelentes maneiras de refrescar os amigos de quatro patas.
A criatividade para elaborar um aperitivo à base da manga não tem limite. Porém, é importante ficar atento a certos alimentos que cachorro não pode comer. Por exemplo, o picolé deve ser feito com água em vez de leite para evitar problemas digestivos.
Muitos tutores acreditam que cachorro pode comer casca de manga. Por isso, não cortam a fruta em pequenos pedaços ou trituram a casca no liquidificador para o animal não engasgar. Contudo, mesmo com esses cuidados, lembre-se de que a casca é indigesta e não deve entrar no cardápio alimentar do pet.
Assim como outras frutas e petiscos oferecidos aos cães, a quantidade de manga deve ser controlada. A refeição principal do animal precisa ser a ração de qualidade ou a comida caseira indicada pelo médico-veterinário.
A manga deve ser oferecida como um complemento para ajudar na saúde do pet e agradá-lo, mas sem exagerar. A porção diária varia segundo o peso e o porte de cada animal.
Com todos os cuidados quanto à higiene da fruta, além de atenção ao tamanho dos pedaços e remoção da casca e do caroço, a manga pode fazer muito bem para o pet. Confira alguns dos benefícios:
Como você viu, a resposta para a pergunta “cachorro pode comer casca de manga” é não. Porém, com as orientações descritas e a indicação do médico-veterinário, essa fruta pode contribuir para o funcionamento do organismo do peludo. Para conhecer mais sobre a alimentação e os itens para animais, acesse o site da Petz.
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…