Cachorro pode comer casca de manga ou isso faz mal?
Publicado em 04 de dezembro de 2023Tempo de leitura: 5min
A manga é uma fruta que faz sucesso entre muitos cãezinhos. Por ter um sabor adocicado e suculento, não é incomum ver algum pet se deliciar embaixo de uma mangueira. Porém, será que o cachorro pode comer casca de manga? Confira essa e outras informações nesta leitura!
Apesar de ser uma fruta asiática, a manga se adaptou muito bem ao clima tropical brasileiro. Assim, ela é cultivada e apreciada por todo o país. Consumida em forma de doce, salgado ou até mesmo sorvete, ela conquistou muitas pessoas e animais.
A manga possui muitas fibras, substâncias antioxidantes, vitaminas e sais minerais que contribuem para deixar o pet mais saudável, sendo uma das frutas para cachorros mais recomendadas. Porém, o consumo da casca pode ser prejudicial. Entenda o porquê.
A casca da manga
Já sabemos que essa fruta tem muitos nutrientes benéficos para o peludo. Porém, a casca é indigesta e traz alguns riscos para o animal. A casca de manga possui difícil mastigação. Assim, quando o cachorro engole, pode sofrer obstrução na parte do esôfago (órgão responsável por levar alimento até o estômago).
Então, por ser de difícil digestão, a casca da manga pode provocar obstrução intestinal, vômitos e diarreias. Diante desses riscos, a resposta para a pergunta “cachorro pode comer casca de manga” é não.
Ainda que a casca seja uma parte da fruta proibida para os pets, o cachorro pode comer manga e se beneficiar dos nutrientes e do sabor. A seguir, temos algumas dicas de como oferecer de forma segura esse alimento tão rico para os peludos.
Cuidados com a manga
A manga está na lista de frutas que cachorro pode comer. Contudo, é preciso estar atento a alguns cuidados referentes à manipulação. Ainda que a casca seja a parte da fruta que não vai ser ingerida, é importante lavá-la e higienizá-la antes de cortar. Assim, diminuem as chances da polpa ficar contaminada com germes e sujeiras.
Mesmo o caroço da manga sendo grande, alguns cachorrinhos se arriscam a comer. Como ele é liso e oval, pode escorregar até a garganta e sufocar o peludo. Muitas vezes, eles não conseguem expelir e precisam de cirurgia e endoscopia. Além disso, a semente possui uma substância chamada cianeto, que pode ser tóxica. Sendo assim, essa parte também deve ser retirada.
Cuidado para o pet não ter acesso ao local onde vão ser descartadas essas partes da fruta. Alguns cachorros gostam de revirar as lixeiras. Os tutores também podem usar a casca para adubar as plantas, deixando elas expostas. Nessas situações, o cachorro pode comer casca de manga ou caroço de forma acidental.
Maneiras de oferecer a manga para o cachorro
Os cachorros podem não apenas aproveitar os nutrientes encontrados na polpa da manga, como também se divertirem ao comê-la. É possível dar a fruta cortada em pequenos pedaços (conforme o porte do animal) para o seu pet não engasgar.
Há tutores que vão além e fazem picolé de manga para os animais nos dias mais quentes ou deixam a fruta na geladeira para ficar mais fresquinha. Essas são excelentes maneiras de refrescar os amigos de quatro patas.
A criatividade para elaborar um aperitivo à base da manga não tem limite. Porém, é importante ficar atento a certos alimentos que cachorro não pode comer. Por exemplo, o picolé deve ser feito com água em vez de leite para evitar problemas digestivos.
Muitos tutores acreditam que cachorro pode comer casca de manga. Por isso, não cortam a fruta em pequenos pedaços ou trituram a casca no liquidificador para o animal não engasgar. Contudo, mesmo com esses cuidados, lembre-se de que a casca é indigesta e não deve entrar no cardápio alimentar do pet.
Qual é a quantidade diária de manga
Assim como outras frutas e petiscos oferecidos aos cães, a quantidade de manga deve ser controlada. A refeição principal do animal precisa ser a ração de qualidade ou a comida caseira indicada pelo médico-veterinário.
A manga deve ser oferecida como um complemento para ajudar na saúde do pet e agradá-lo, mas sem exagerar. A porção diária varia segundo o peso e o porte de cada animal.
Benefícios da manga
Com todos os cuidados quanto à higiene da fruta, além de atenção ao tamanho dos pedaços e remoção da casca e do caroço, a manga pode fazer muito bem para o pet. Confira alguns dos benefícios:
- prisão de ventre: por conter muita fibra, a manga ajuda na elaboração do bolo fecal e na evacuação;
- hidratação: por ser rica em água, auxilia no combate à desidratação e é bastante refrescante nos dias quentes;
- vitamina A: auxilia na visão e na produção de hormônios;
- vitaminas do complexo B: auxiliam o sistema nervoso e possuem ação antioxidante;
- vitamina K: ajuda na coagulação do sangue;
- sais minerais diversos: cálcio, potássio e magnésio são fundamentais para o funcionamento do organismo.
Como você viu, a resposta para a pergunta “cachorro pode comer casca de manga” é não. Porém, com as orientações descritas e a indicação do médico-veterinário, essa fruta pode contribuir para o funcionamento do organismo do peludo. Para conhecer mais sobre a alimentação e os itens para animais, acesse o site da Petz.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário