Será que cachorro pode comer casca de jabuticaba e polpa? Essa é uma dúvida muito comum entre os tutores. Isso porque, ao lado de outros cuidados, a alimentação adequada garante a saúde do bichinho.
Existem várias frutas que cachorro pode comer, mas será que a jabuticaba é uma delas? Procurar a resposta para esse tipo de pergunta é fundamental para cuidar da alimentação do seu amigo de quatro patas.
Então, para descobrir se cachorro pode comer casca de jabuticaba, prossiga com a leitura. Ao longo deste conteúdo, você vai não só esclarecer essa dúvida, como também muitas outras em relação à dieta canina. Vamos lá?
A resposta é: sim, cachorro pode comer casca de jabuticaba! Tanto a polpa quanto a casca não oferecem riscos para a saúde do seu pet. No entanto, é preciso dosar a quantidade e consultar o veterinário.
Em outras palavras, o cachorro pode comer casca de jabuticaba, mas a fruta não pode ser a refeição principal ou substituir a ração seca. O ideal é oferecer alimentos naturais com moderação, evitando o desequilíbrio de vitaminas ou a falta de alguma delas.
A jabuticaba é uma fruta cheia de benefícios para o organismo, como uma forte ação antioxidante. O melhor é que a maioria dos componentes nutritivos se localizam justamente na casca. Por isso, o cachorro pode comer jabuticaba, tanto a polpa quanto a casca.
É possível mencionar diversos benefícios da jabuticaba com casca. Entre eles, está o fortalecimento da imunidade, dos ossos e das articulações, já que a fruta é rica em cálcio e fibras.
Os vasos sanguíneos e a circulação também são beneficiados pelo consumo da fruta fresca ou apenas da casca. Além disso, a pele fica mais hidratada, evitando aquelas rachaduras nas almofadinhas do cachorro.
Porém, mesmo com todos os benefícios da jabuticaba, é preciso se atentar muito ao consumo na quantidade correta. Além de haver risco de sobrepeso, frutas em excesso podem causar problemas intestinais, como diarreias.
As frutas para cachorro devem ser oferecidas como petisco. Dessa forma, as porções não devem ultrapassar a quantidade de 10% da recomendação calórica diária. Essa proporção é pensada para o cãozinho não comer grandes quantidades e não desenvolver sobrepeso.
Para descobrir a quantidade diária de calorias necessárias para uma alimentação canina saudável, basta observar o verso da embalagem da ração seca e consultar um veterinário. Paralelamente, saiba que 100 g de jabuticaba com casca possui, em média, 55 calorias.
Com base nessas informações, é possível calcular a quantidade ideal da fruta a ser oferecida diariamente. Seja somente a casca da jabuticaba, seja em porções com o fruto inteiro, a maioria dos cães costumam adorar esse alimento natural!
Agora que você já sabe que cachorro pode comer casca de jabuticaba, é importante entender os riscos em relação ao consumo excessivo da fruta. Afinal, a alimentação adequada faz parte da manutenção de uma vida saudável e do bem-estar do seu cão!
Embora seja um alimento natural, assim como as demais frutas, a jabuticaba é rica em frutose e, consequentemente, tem uma boa concentração de calorias. Por isso, busque sempre o equilíbrio, oferecendo as frutas de acordo com o porte do cachorro e a recomendação de calorias diárias.
Além disso, caso exagere e ofereça grandes porções por dia, é possível que o cachorro perca o interesse na ração seca e passe a recusá-la. A seguir, saiba mais sobre os riscos do consumo de jabuticaba em excesso.
O aumento de peso pode ser causado pela ingestão de mais calorias que o necessário. A obesidade canina é um sério problema de saúde e pode trazer dores articulares, fadiga excessiva e até diabetes.
Caso observe que seu pet apresenta sobrepeso, é importante procurar um veterinário, iniciar o tratamento e ajustar o cardápio do cãozinho. No mercado, é possível encontrar rações secas especialmente voltadas para o controle do apetite, por exemplo.
Outro problema que pode ser causado por oferecer mais petiscos que o recomendado é o desequilíbrio intestinal. Seja natural, seja industrializado, consumido em excesso, o petisco costuma provocar diarreia e gases.
Adicionalmente, se a diarreia se tornar diária, pare de oferecer frutas e observe se apenas a ração seca é capaz de regular a flora intestinal. No entanto, se os episódios não melhorarem ou você perceber a presença de sangue nas fezes, procure o veterinário e informe todos os alimentos que o animal consumiu até o momento.
Caso surjam dúvidas em relação à dieta canina, vale procurar orientação junto a um médico-veterinário. O profissional está apto para responder aos seus questionamentos e indicar o melhor cardápio, de acordo com porte, idade e raça do cachorro.
Após descobrir que, sim, cachorro pode comer casca de jabuticaba, confira outras dicas úteis sobre alimentação canina no blog da Petz! Acesse-o e não deixe de acompanhar as novidades e os conteúdos!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…