Donos de um olfato apurado, os cachorros reconhecem uma comida gostosa de longe! Ainda mais quando se trata de carne, linguiça e qualquer alimento que tenha um cheiro bem característico — os peludos ficam com água na boca! Será que cachorro pode comer calabresa ou há algum problema?
Sabemos que é difícil resistir àquele olhar que só os peludos sabem dar quando querem alguma coisa, mas reconhecer o que pode ou não ser oferecido ao pet faz parte da responsabilidade do tutor! Afinal, não queremos prejudicar a saúde do cãozinho. Por isso, para saber se cachorro pode comer calabresa, continue a leitura!
Infelizmente, não pode dar linguiça calabresa para cachorro. Apesar de a calabresa ser fonte de proteína e vitamina B12, ela também possui elevado índice de gordura, sal e outras substâncias que fazem mal para a saúde.
Além disso, nem sempre temos ideia de todos os ingredientes contidos no alimento. Isso porque, além de serem constituídos por partes menos nobres de bovinos e suínos, algumas linguiças levam pimenta, farinha, batata e outros produtos que ajudam a dar sabor e liga ao alimento.
Assim, se você acha que cachorro pode comer calabresa em pequenas porções, precisa entender que os alimentos gordurosos contribuem para obesidade e doenças cardiovasculares a longo prazo.
Dependendo da quantidade ingerida, essas comidas levam a quadros de diarreia, vômito e até mesmo pancreatite. Por mais saborosa e apetitosa que a calabresa seja para o peludo, a conclusão é que não pode dar linguiça para cachorro, pois os malefícios não compensam os minutinhos de sabor que o pet pode usufruir.
O cachorro pode comer calabresa por acidente ou quando alguém oferece não sabendo que pode prejudicar a saúde do pet. A princípio, não é necessário se preocupar, pois a linguiça, apesar de não ser recomendada, não vai causar um dano irreversível à saúde do peludo se ingerida em pouca quantidade e uma única vez.
Se o cachorro comeu linguiça, observe as próximas horas — e até mesmo alguns dias depois — se ele apresenta diarreia ou vômito. Alguns pets podem ficar mais enjoados para comer a ração, mas esses sintomas tendem a ser passageiros.
Porém, caso o pet apresente fraqueza e os sintomas não cessem, é preciso procurar o médico-veterinário. A linguiça faz mal para cachorro, principalmente se ele comer muita quantidade de uma só vez ou se esse hábito é frequente, contribuindo para o sobrepeso e doenças cardiovasculares, como mencionado.
Já que o cachorro pode comer calabresa e passar mal, o melhor é escolher petiscos que sejam mais saudáveis e seguros para o pet. Podemos satisfazer o paladar do peludo com itens muito saborosos que vão dar água na boca, assim como a calabresa.
Uma excelente opção são os petiscos em sachê, latinhas ou bifinhos próprios para cães. Eles não são tóxicos e podem ser aliados na hora em que a família vai comer calabresa. Em vez de o pet comer esse alimento gorduroso, vai desfrutar do seu próprio petisco.
Não podemos esquecer que mesmo esses petiscos contêm gordura e outras substâncias, porém são adaptadas para a espécie canina. De qualquer maneira, separe as guloseimas somente para alguns momentos, para não exagerar na quantidade, pois também são calóricas.
Agora, se quer agradar o peludo de uma maneira ainda mais saudável, opte por frutas, verduras e legumes. Maçã e banana são as frutas mais desejadas pelos pets, mas também há aqueles que têm um paladar mais exigente. Basta verificar qual comida cachorro pode comer e oferecer em forma de petiscos.
Muitas vezes, os tutores acreditam que cachorro pode comer calabresa e outros alimentos, assim como os seres humanos, e acabam sendo pegos de surpresa. Todos os alimentos embutidos, industrializados e em conserva devem ser evitados.
Eles contêm muitas substâncias, como corantes, conservantes e temperos que fazem mal à saúde dos animais. Contudo, não pense que somente alimentos industrializados prejudicam os pets. Existem alimentos naturais proibidos para os pets, como os itens a seguir:
Além desses alimentos, é proibido oferecer chocolate para os cães, já que ele contém uma substância tóxica presente no cacau: a cafeína. Esta afeta o sistema nervoso e pode até causar convulsão. Os adoçantes também entram na lista, pois possuem xilitol, que é altamente tóxico para os peludos.
A crença de que cachorro pode comer calabresa provavelmente é porque a linguiça é feita de carne, porém, com tanta gordura e tempero, ela acaba sendo nociva para os peludos. Porém, como todos sabemos, o cachorro é carnívoro e realmente não resiste a um pedacinho de carne.
Sendo assim, é possível substituir a calabresa por outro tipo de carne vermelha ou branca. Para isso, prepare o petisco de carne somente cozido em água e sem tempero. Evite carnes cruas, que podem conter micro-organismos causadores de doenças.
Já que o cachorro pode comer calabresa e ter mal-estar ou até mesmo complicações mais graves, sempre opte por petiscos mais saudáveis e seguros. Acesse o blog da Petz e confira outras informações sobre a alimentação do seu melhor amigo!
Por Alexandre Rossi - Dr Pet O Natal é uma das épocas mais especiais do…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet O fim de ano é uma época de celebração,…
Para quem está pensando em ter um pet de estimação exótico e, ao mesmo tempo,…
A infecção urinária em gatos é um problema de saúde muito comum nos felinos de…
Afinal, qual é a melhor opção de alimentação: ração ou comida caseira para cachorro? Essa…
É muito comum associar problemas no rim aos felinos, não é mesmo? Mas a verdade…