Os cães podem até se interessar por legumes e frutas. Porém, quem tem um peludo em casa sabe que as carnes são sempre as favoritas! Será que cachorro pode comer bacon? Mesmo que seu amigo adore afanar um pedaço do seu lanche, é necessário ter cuidado.
Nem todos os alimentos de nossa geladeira estão liberados para nossos filhos de quatro patas. Para descobrir se cachorro não pode comer bacon ou está liberado, continue lendo! Conversamos com uma médica-veterinária que explicou tudo sobre o assunto. Confira!
Não é preciso ser um especialista em alimentação para saber que o excesso de alimentos, como o bacon para cachorro, é prejudicial à saúde. Apesar de muito saboroso, esse derivado do porco é extremamente gorduroso. Seu consumo pode levar à obesidade e causar problemas como pressão alta e até mesmo câncer.
Porém, a Dra. Juliana Bondino, médica-veterinária da Petz, explica que a carne de porco para cachorro é mais grave. A ingestão de gorduras pode trazer prejuízos imediatos aos pets, como vômitos e diarreia.
Por isso, se você está se perguntando se cachorro pode comer bacon, fica o alerta: esse não é um alimento recomendado! Busque um petisco mais seguro para seu amigo.
Como vimos, o bacon é um dos alimentos que fazem mal para cachorro. Sua composição, rica em gordura, pode levar a diversas complicações de saúde. Além das consequências imediatas, como vômitos e diarreia, há ainda os problemas a longo prazo, que ocorrem quando a ingestão é muito frequente.
O consumo excessivo de gorduras pode levar à obesidade e, consequentemente, a outros problemas de saúde, como diabetes e pressão alta. “A ingestão de alimentos gordurosos pode, ainda, levar à pancreatite, uma inflamação do pâncreas que prejudica muito a saúde do pet”, afirma a Dra. Juliana.
Com tantos prejuízos, fica claro por que devemos deixar os embutidos longe dos peludos, não é mesmo? Por sorte, há diversos petiscos saborosos que você pode oferecer de forma segura!
Agora que você já sabe que cachorro não pode comer bacon, certamente vai manter esse alimento longe do seu filho de quatro patas! Porém, acidentes podem acontecer. Se seu peludo afanou um pedaço do seu lanche em um momento de distração, não se desespere.
As complicações mais graves relacionadas à ingestão de gorduras ocorrem quando esse hábito é frequente. Porém, como vimos, mesmo um pedaço pequeno pode trazer problemas para seu amiguinho. Os vômitos e diarreia são os sintomas mais frequentes.
Nesse caso, é recomendado que você fique de olho no comportamento do seu pet. Se notar sinais como apatia, sede excessiva ou tremores, procure um veterinário imediatamente. Explique o ocorrido e siga as recomendações do especialista. Ele poderá receitar um tratamento para evitar maiores problemas!
Os alimentos que o cachorro pode comer consistem em um cardápio equilibrado, consumindo alimentos como carnes, legumes e frutas. Mas, para os pets, todos esses nutrientes são encontrados em um só produto: a ração. Elas são elaboradas por especialistas e contêm tudo que os peludos precisam na medida certa.
As rações passam por um delicado processo de qualidade, que garantem seu valor nutritivo e sua segurança. A Dra. Juliana lembra, ainda, que os produtos premium e superpremium são elaborados com ingredientes nobres. Por isso, fornecem nutrientes de forma mais efetiva.
Em outras palavras, o pet se alimenta melhor mesmo ingerindo porções menores. Por isso, antes de se perguntar se cachorro pode comer bacon, dê uma conferida em seu estoque de ração! Esta deve ser sempre a base da alimentação dos peludos!
É verdade que cachorro não pode comer bacon, mas isso não quer dizer que os petiscos estão proibidos! Há diversas opções seguras, que podem ser oferecidas para seu amigo como um agrado ou reforço positivo.
A Dra. Juliana explica que os mais recomendados são os petiscos elaborados especificamente para cães, como aqueles que você encontra na Petz. Assim como as rações, eles são certificados e nutritivos!
No entanto, se você quiser oferecer um alimento diferente, também há escolhas saudáveis. Como os cachorros são onívoros, algumas frutas e vegetais são uma boa opção. As mais indicadas são:
Lembrando que os petiscos nunca devem representar mais que 10% da dieta do peludo, sendo que a base de sua nutrição deve ser uma boa ração! Confira o catálogo da Petz e encontre rações e petiscos para seu peludo. Além disso, nosso blog é recheado de temas como se o cachorro pode comer bacon!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…