Se seu cão gosta de frutas, é provável que você já tenha se perguntado se cachorro pode comer abacaxi. Muito querida por nós, a fruta possui um sabor único, combinando o adocicado com um toque levemente ácido, que se torna mais acentuado conforme a fruta amadurece. É justamente essa característica que causa muita dúvida nos tutores.
Cachorro pode comer abacaxi, mas com bastante moderação. Principalmente por conta de sua acidez, em excesso, a fruta pode provocar lesões no sistema gastrointestinal do pet.
Em outras palavras, se você estiver comendo abacaxi e seu amigo insistir muito, não tem problema dar um pedaço pequeno, para matar a vontade dele. Mas saiba que existem outras opções de frutas menos prejudiciais na hora de agradar o filho de quatro patas, como maçã, melão, entre outras.
O abacaxi, como diversas outras frutas, é muito rico em uma série de vitaminas e minerais. Entre elas, podemos citar a vitamina A, ligada ao bom funcionamento da visão, e o complexo B, que, além de ter função antioxidante, ajuda no funcionamento de sistema nervoso, pele, metabolização de glicose e replicação celular.
Quanto aos minerais, o abacaxi é uma boa fonte de cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio. Em menor ou maior grau, cães podem comer abacaxi, pois, esses minerais são essenciais para o organismo pet, com funções que vão desde a manutenção da estrutura óssea e dos dentes até equilíbrio de pH.
Mas se, quando oferecido em excesso, abacaxi faz mal para cachorro, como garantir uma dieta equilibrada? É simples! Leve seu amigo para uma consulta com um médico-veterinário e converse com ele sobre a melhor dieta.
Em geral, para cães saudáveis, uma alimentação baseada em ração comercial de qualidade, específica para o porte e a idade do cachorro, já é o suficiente para garantir todos os nutrientes necessários ao organismo dele. Ou seja, não é preciso aumentar a ingestão de vitaminas com a ajuda de frutas ou suplementos.
Essa informação também é válida para a alimentação caseira, prescrita por um médico-veterinário especialista em nutrição canina. Desde que você siga a dieta à risca, não é preciso aumentar a ingestão de frutas para garantir as doses de vitamina. Mas, é claro, não há problema em oferecer um pedacinho de abacaxi para cachorro de vez em quando.
Como visto, cachorro pode comer abacaxi, mas esta não é uma das frutas mais recomendadas para os pets. Sendo assim, o melhor jeito de oferecê-la ao cão é de maneira esporádica, quando você estiver comendo a fruta. Sabe quando você está segurando um pedaço e o animal surge com aquele olhar pidão?
Aliás, para nosso consumo, também é muito comum encontrar o abacaxi em calda ou desidratado. Pois, saiba que você não pode dar abacaxi pro cachorro nessas condições, já que o alto índice de açúcar está associado a problemas de saúde como obesidade e diabetes.
Agora que sabe se cachorro pode comer abacaxi, confira o blog da Petz para outros conteúdos de bem-estar e saúde animal!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…