Afinal, cachorro pode comer linhaça?
Publicado em 04 de janeiro de 2024Tempo de leitura: 5min
Muito se fala da linhaça, seus tipos e seus inúmeros benefícios para a alimentação humana. Nesse sentido, o tutor de um pet pode se perguntar se cachorro pode comer linhaça.
É muito importante que o tutor saiba os alimentos que cachorro pode comer para manter o pet saudável, com os pelos brilhantes e sem queda acentuada, além de mais protegido contra doenças. Será que a linhaça pode ajudar nessa tarefa? Confira!
Direto ao ponto: cachorro pode comer linhaça?
Sim, cachorro pode comer linhaça! Adicionar as sementes de linhaça na alimentação dos pets não é uma obrigação, mas traz benefícios. Elas fornecem fibras, ácidos graxos e minerais à dieta do peludo! Além disso, os cachorros costumam aceitar muito bem as sementes.
No entanto, ao contrário de nós, os cães possuem o estômago e os intestinos voltados para uma fisiologia carnívora. Note sua dentição: ela é pontiaguda, ou seja, nada especializada em mastigar. Isso faz com que engulam as sementes sem quebrá-las.
Isso implica na não digestão delas, uma vez que a sua “cápsula” de celulose permanece intacta, e os cães não conseguem digerir celulose. O resultado é um monte de sementinha de linhaça nas fezes — um grande desperdício, não é mesmo? De que adianta se o cachorro pode comer linhaça, mas não a digere?
Como comprar e armazenar a linhaça de forma correta
Primeiro, prefira comprar a linhaça dourada, pois a marrom é tida como mais contaminada por agrotóxicos. Na dúvida, busque as sementes produzidas de forma orgânica.
Depois, cuidado com a forma como você armazena a semente em casa. É muito comum que a gordura presente na linhaça rancifique, perdendo todos os seus nutrientes. O ideal é colocar em potes de vidro e armazenar na geladeira por, no máximo, 15 dias.
Por fim, evite ao máximo comprar as sementes na forma de farinha. Nesse caso, a grande maioria de seus nutrientes já foi perdida durante o processo. Além disso, no pó, a superfície de contato com o ar é maior, o que também auxilia no processo de rancificação e oxidação da linhaça.
Como oferecer a linhaça para o pet de forma que ele aproveite os nutrientes?
Não adianta só saber que a linhaça é uma das coisas que cachorro pode comer, é preciso também saber prepará-la da forma correta para que o peludo possa usufruir de todos os seus benefícios.
O cachorro pode comer farinha de linhaça. Se preferir oferecer a farinha de semente de linhaça, compre-a inteira, como recomendamos, e triture-a somente na hora em que for adicionar à alimentação do animal. Não se esqueça disso!
Se for acrescentar a semente inteira, o trabalho é um pouquinho maior. Preste atenção: você vai realizar um processo que se chama gelificação. Essa forma de preparo recebe esse nome porque, ao seu término, a linhaça parece ter um gel ao seu redor.
Você vai pegar uma colher de sopa de sementes de linhaça e misturar a uma xícara de chá de água filtrada, mineral ou fervida. Deixe as sementes nesse molho por três a oito horas e coe. Não armazene a linhaça gelificada, use-a logo após o término da gelificação.
Qual a quantidade ideal de linhaça a ser oferecida ao cachorro?
O cachorro pode comer linhaça, mas quanto? A quantidade ideal de linhaça na dieta do peludo não deve exceder 1% do total oferecido por dia. Por exemplo, se o cachorro come 100 g de comida por dia, a quantidade máxima de linhaça é 1 g ao dia.
Caso note que o pet passou a apresentar gases em excesso ou as fezes mais moles com a introdução da linhaça, diminua a quantidade ofertada. Caso persista, diminua também a frequência de administração para algumas vezes na semana.
Se você está pensando em o que pode dar para cachorro filhote comer, saiba que a linhaça é permitida para os bebês caninos. Não existe restrição, a não ser que ele apresente gases ou alterações nas fezes. Em caso positivo, realize as recomendações acima.
Existem contraindicações no consumo da linhaça por cães?
Dizer que o cachorro pode comer semente de linhaça não quer dizer que ela não possui contraindicações para alguns peludos. Como são ricas em fibras, evite oferecer a linhaça se o pet estiver com diarreia ou fezes pastosas. Primeiro, resolva esse problema. Depois, entre com a semente.
Se o peludo for daquelas raças predispostas a desenvolver cálculos urinários ou se já tiver tido essa doença ou possua alguma disfunção renal, é melhor evitar a semente de linhaça, pois os minerais presentes nela aumentam a chance de desenvolver esses cálculos e prejudicam a função renal.
Em animais mais velhos, é comum a menor ingestão de água, por isso, ao comerem linhaça, eles podem ter constipação. Mantenha a água fresca sempre à vontade e, de vez em quando, lembre o pet levando o pote até ele.
Cachorro pode comer linhaça e é tudo de bom, basta saber como prepará-la! Sabia que na Petz você encontra rações e petiscos para cães com a adição de linhaça? Prático, não é? Então, não perca tempo e visite uma das nossas lojas que está aí, pertinho de você!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário