O adestramento de cães é uma ótima forma de educar seu bichinho de estimação, ensinando a ele o lugar certo para fazer suas necessidades, a respeitar suas ordens e até a fazer alguns truques. É também uma maneira de estabelecer limites para que o cão aprenda a lidar com frustrações e adquirir autocontrole.
Quando o animal de estimação não aprende a respeitar comandos e a ter limites, pode acabar desenvolvendo problemas sociais e comportamentais. Entenda mais sobre o assunto no artigo a seguir!
Uma dúvida bem comum entre os tutores é a partir de quanto tempo posso adestrar meu cão. Esses animais estão mais suscetíveis a aprender em seus primeiros meses de vida, já que o cérebro está se desenvolvendo e absorvendo tudo ao redor. Por isso, o treinamento pode começar já nessa época.
Porém, geralmente cães até dois anos de idade ainda podem ser adestrados e aprender comandos básicos. É preciso analisar a capacidade de aprendizagem de cada cachorro e ir testando suas habilidades conforme ensina os comandos para saber qual a idade para começar o adestramento de cães.
Se você deseja saber como iniciar adestramento de cães, primeiro é preciso entender como o adestramento básico funciona. O ensinamento sempre deve ser feito por meio do reforço positivo, ou seja, recompensando o animal após cada comando realizado com algo que ele gosta, seja um petisco ou brinquedo. Veja mais dicas a seguir.
Parte do adestramento de cachorro é impor alguns limites. Para que o pet entenda que se trata de um comando, use uma voz firme para repreendê-lo caso faça algo que não deseja, como subir no sofá ou morder um móvel.
Também é importante que, durante os passeios, você não permita que o cachorro corra à sua frente. Ele deve sempre caminhar ao seu lado e ser guiado por você, e não o contrário. Esse tipo de limite ajuda a manter a segurança dele durante as caminhadas para evitar que a coleira machuque ou que ele vá em algum lugar que não deveria.
Outro ponto importante sobre como adestrar filhotes de cães é ser persistente e ensiná-los diversas vezes, além de dar a recompensa sempre que eles executarem a tarefa do jeito certo. Reserve meia hora todos os dias para fazer o treinamento, repassando as lições.
É importante sempre estar atento ao comportamento do cachorro e entender quando ele já está cansado ou com fome e sede. É preciso respeitar as necessidades do bichinho e evitar lições muito longas e exaustivas.
Como vimos, a utilização do reforço positivo, recompensando o peludo com um petisco ou brinquedo após cada acerto, é a melhor maneira de ensinar comandos a ele. Você também pode acrescentar elogios e carinhos para mostrar que ele está no caminho certo.
Essas recompensas incentivam o seu pet a querer aprender as lições e podem até ser divertidas para ele. Porém, evite exagerar na quantidade de petiscos oferecidos — sempre dê um pedaço pequeno após cada acerto para evitar que ele fique muito cheio e para que não seja uma distração durante o treinamento.
Em hipótese alguma use agressões durante o adestramento de cães e não imponha limites físicos. Além de não ajudar o bichinho a entender a lição, esse tipo de atitude só deixa traumas nele.
A melhor maneira de impor limites a comportamentos indesejados é mantendo a voz firme e mostrando segurança. Não é necessário gritar ou ser agressivo, basta falar de modo firme que o animal entenderá o comando. Caso haja qualquer dificuldade, procure um profissional em adestramento.
Para ajudar no reforço positivo durante o adestramento de cães, encontre na Petz os melhores petiscos e brinquedos para o seu melhor amigo aproveitar e, lembre-se de consultar um profissional sempre que for necessário, para isso, conte com os profissionais da Cão Cidadão.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…