Bem-Estar

Acupuntura em cachorros: porque e quando fazer

Publicado em 22 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

A técnica chinesa que tem como objetivo auxiliar no tratamento da dor através da utilização de agulhas, agora vem sendo amplamente utilizada nos cães também. A área da medicina integrativa vem ganhando cada vez mais espaço na área da medicina veterinária, assim como a acupuntura em cachorro se tornou uma terapia comum entre os pets.

Pug deitado olhando para o lado.

Os resultados dessa técnica são bem promissores tanto nos cães como em outros animais, e pode ser realizada de maneira conjunta com outras técnicas ou isolada para tratar e prevenir qualquer doença no pet. Vem descobrir quando e porquê aderir a essa terapia!

O que é essa técnica? 

Acupuntura é uma técnica de medicina tradicional chinesa, realizada por meio de agulhas inseridas em pontos do corpo específicos, onde as terminações nervosas se encontram. 

Quando essas agulhas entram nesses pontos, ocorre uma estimulação de tais pontos, os quais promovem  alívio de dores, reduzem a ansiedade e o estresse, e complementam o tratamento de doenças. 

Conforme a técnica oriental foi ficando conhecida no Ocidente, outros tipos de acupuntura ficaram conhecidas, entre elas a acupuntura veterinária. Pode parecer estranho colocar agulhas nos pets para tratar doenças ou relaxar os bichinhos, mas, na verdade, ela é um tratamento incrível! 

Os chineses aplicam a técnica de acupuntura nos animais a séculos, principalmente nos cavalos, considerados animais essenciais para a agricultura. Depois de ter ficado popular, os veterinários passaram a estudar essa técnica para ser aplicada não só em animais de grande porte, mas também nos menores, e os resultados foram muito positivos! 

Essa terapia promove mudanças desde as funções sensoriais, motoras, viscerais, hormonais e imunológicas, até as cerebrais. Portanto, podemos dizer que a acupuntura melhora o fluxo sanguíneo, estimula a função imunológica e promove alívio da dor.

Ela também ajuda na recuperação motora, normalização das funções orgânicas, na regularização da imunidade, funções endócrinas, ativação de processos regenerativos, além de causar relaxamento do animal. 

Um fato curioso

Você sabia que as agulhas do tratamento têm diferentes tamanhos de acordo com o tamanho do paciente, mas nenhuma delas tem qualquer tipo de medicamento injetado? A acupuntura em cachorro alivia dores e trata doenças sem medicamento nenhum, só com a técnica! 

Na prática

Será que dói? Não é perigoso? Por ser uma técnica que utiliza agulhas, a acupuntura em cachorro pode causar várias dúvidas, mas, na verdade, a técnica não faz o pet sentir dor — muito pelo contrário!

A acupuntura canina promove muitos benefícios para dores de coluna, gastrites, paralisias, cistites, convulsões, tendinites, AVCs, gravidez psicológica, artroses, hérnias de disco e problemas de fertilidade.  

Além dessas doenças, dermatites, diabetes, hipotireoidismo e até mesmo distúrbios psicológicos, como depressão, ansiedade e hiperatividade, podem ser tratados com acupuntura. Cachorros submetidos a quimioterapia e cirurgias podem ser reabilitados por meio dessa técnica também.

Tratamento alternativo

A acupuntura em cães com cinomose se tornou uma terapia alternativa muito indicada. A cinomose é uma doença muito comum entre essa espécie. A doença acomete o sistema nervoso do animal, o que pode gerar paralisia física além de convulsões que podem ser refratárias ao tratamento e óbito. 

A terapia com agulhas pode ser muito eficaz em alguns casos da doença onde o animal acometido apresenta boa resposta à técnica e desta forma pode ser uma alternativa para evitar a eutanásia. 

Como se trata de uma área da medicina preventiva, não pode ser o único tratamento, mas além de ajudar, ela pode amenizar as sequelas que essa doença pode causar.

Cachorro deitado no sofá.

Mas não é só para cachorros

A acupuntura faz maravilha para os cães, mas não só para eles! Essas picadinhas podem ser feitas em gatos, cavalos, coelhos, porquinhos-da-índia e outros pets que passam por alguma dor, já passaram por outros métodos de tratamento e não tiveram melhoras ou precisam de algum tratamento além de medicamentos.

Mesmo os pets que não têm dores ou doenças podem aproveitar essa terapia. Aliás, essa é uma das diferenças da terapia chinesa! A acupuntura não só trata a doença que já está estabelecida sem remédios como também pode previnir outras doenças que possam aparecer ao longo do tempo. 

Não tente fazer isso em casa! 

Como é uma técnica delicada, nunca tente aplicar sozinho em casa! Não fique procurando como fazer acupuntura em cachorro na internet. Os pontos de acupuntura nos cães são diferentes dos pontos em humanos. Mesmo que você saiba realizar essa técnica em humanos, não tente aplicar em animais.

O mapa de pontos de acupuntura em cães é um pouco diferente do mapa de pontos do corpo humano, mas, em geral, o processo também é indolor. Quando a agulha é inserida em um determinado ponto, o máximo que pode acontecer é o paciente sentir um leve desconforto. 

Após o desconforto inicial, o animal não sente dor. Tudo isso acontece se as agulhas forem aplicadas por um profissional especializado, lembrando também que, por serem agulhas, elas podem dar aberturas para infecções virais, bacterianas além de outros traumas.

Desta forma, a acupuntura em cães só pode ser feita por médicos-veterinários especializados em acupuntura em animais, em locais ou consultórios limpos e adequados para esse tipo de terapia alternativa. Apesar de parecer simples, uma terapia alternativa, como a acupuntura, também traz seus riscos quando não é bem aplicada.

Cachorro deitado no chão.

Você não precisa ir longe para achar um veterinário especialista nessa terapia. A Petz conta com médicos veterinários especializados na técnica de  acupuntura em cachorro e em outros pets de maneira segura em diversas unidades pelo Brasil. Entre no nosso site e saiba mais! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog