Categories: Cães

Cachorro pode comer pinhão com casca? Será que o alimento está permitido?

Derivado da pinha, o pinhão é uma espécie de semente de árvores pinaceaes e araucárias. Ele faz muito bem aos humanos, mas você pode ficar em dúvida se o cachorro pode comer pinhão com casca ou sem. Isso porque a forma de oferecer pode ser diferente para os pets.

Se você é fã dessa semente, vai gostar de saber se o seu cachorro pode comer pinhão com ou sem casca. Pode ser que esse alimento esteja presente com frequência em sua casa e você fique com medo de oferecê-lo ao cão. Agora, vamos tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Cachorro pode comer pinhão?

Antes de iniciar no tema, precisamos confirmar com você: o seu cachorro pode comer semente de araucária. Esse petisco tem diversos benefícios para a saúde do seu peludo.

Ele é rico em fibras e minerais, como fósforo, cálcio, magnésio e potássio. Tudo isso contribui positivamente para o bem-estar e a saúde do seu amigo de quatro patas. Agora, você precisa saber se o cachorro pode comer pinhão com casca ou não.

Pode dar pinhão com casca para o cachorro?

Não, o cachorro não pode comer pinhão com casca. É preciso retirar toda a “pele” do alimento para que seu pet possa saboreá-lo. Caso você não tire, a semente pode fazer mal ao cãozinho.

O pinhão sem casca tem as mesmas fontes de fibras e minerais, por isso, pode tirar tudo sem medo para dar a semente ao cão. Existem mais alguns detalhes que você precisa saber na hora de servir o petisco ao seu pet. Vamos explicar no próximo tópico.

Como servir o pinhão para cachorro?

A melhor forma de servir o pinhão para cachorro é cozido ou assado. Nada de dar a semente crua para o seu animal. Então, faça um dos dois modos de preparo, retire a casca e não adicione sal.

O pinhão deve ser servido em pedaços pequenos que sejam fáceis para o seu cachorro digerir. Para deixá-lo no ponto certo, o ideal é cozinhar a semente entre 30 a 40 minutos na panela de pressão, ou então, deixando esse tempo no forno.

Cuidado com a quantidade

Para saber quantas porções de pinhão o cachorro pode comer, é muito importante consultar o veterinário. Isso porque cada pet tem suas características, e alguns podem não ser liberados para comer o alimento.

Além disso, o pinhão é muito calórico, podendo acarretar consequências ruins para a vida do cachorro no futuro. Por isso, as porções não costumam ser muitas por semana ou até mesmo por dia. O veterinário deve liberar a quantidade ideal de acordo com a rotina do seu peludo.

Sirva como petisco

Por mais que seu cão adore comer o pinhão, é preciso tomar cuidado com as porções, como dissemos. Esse alimento deve entrar na dieta somente como um petisco de vez em quando. Leve em conta a opinião do especialista e as calorias da sementinha.

Não substitua uma refeição completa, como a ração, por uma porção de petiscos. Isso não vai fazer bem para a saúde do pet nem para a dieta que ele segue. Por isso, o ideal é sempre pedir orientação e autorização do especialista que acompanha o cachorro.

Benefícios do pinhão para cachorro

O cachorro não pode comer pinhão com casca, mas o alimento descascado pode ter muitos benefícios a ele. Naturalmente, a semente de árvore é antioxidante, ajudando a prevenir o envelhecimento das células.

Suas fibras ajudam a garantir o bom funcionamento intestinal e a fortalecer também o sistema digestivo. O metabolismo é beneficiado com todos os minerais presentes no pinhão. Porém, é válido ressaltar que mesmo com tantas coisas boas, as calorias do alimento podem ser excessivas quando ele é consumido com frequência.

Contraindicações

Você já descobriu se o cachorro pode comer pinhão com casca ou não. Agora, vamos contar a você o que alguns cães específicos não podem consumir de nenhuma forma porque pode fazer mal a eles.

Os cães diabéticos, obesos ou que tenham doenças renais crônicas não podem consumir pinhão. Isso porque seus componentes podem fazer mal e intensificar essas enfermidades nos pets. Por isso, o melhor é procurar petiscos seguros e indicados para eles, que não causem nenhum tipo de risco.

Caso o seu cachorro possa comer pinhão, lembre-se de seguir as orientações de preparo para oferecer a ele. Se o cão não gostar do sabor, não insista. Deixe ele à vontade para escolher o petisco na hora em que for liberado.

É fato que o cachorro não pode comer pinhão com casca, mas você pode oferecer o alimento de outras formas. Também pode procurar outros tipos de petiscos que são saudáveis para os cães. A Petz tem todas as opções para os bichinhos, você pode encontrar tudo em nosso catálogo e aproveitar!

Felipe

Recent Posts

Cachorro pode tomar xarope humano? Venha descobrir!

Os responsáveis por pets ficam muito preocupados quando notam que algo não vai bem com…

22 horas ago

Gato pode tomar chá de quebra-pedra ou faz mal? Descubra!

Os problemas urinários são recorrentes em felinos, levando muitos responsáveis a considerar soluções para prevenir…

23 horas ago

Perigo: não dê ibuprofeno para cachorro!

Quando o pet dá sinais de estar com algum incômodo ou dor, é natural que…

23 horas ago

Gato com falta de ar: por que se preocupar?

Os responsáveis por felinos sabem que, muitas vezes, situações extremas relacionadas à saúde deles podem…

2 dias ago

Gato Bengal: um minileopardo para conhecer

De leopardo, ele só tem a aparência, pois de selvagem, não tem nada! Assim é…

3 dias ago

Veja se coelho toma banho e saiba como mantê-lo limpinho

O coelho é conhecido por ser um pet ativo, com bastante energia. Mas sabia que…

3 dias ago