cachorro pode comer pera pet
Uma das frutas prediletas de adultos e crianças, a pera é doce e suculenta, ideal para comer entre ou depois das refeições. Fato é que, independentemente do momento escolhido para degustar a fruta, se você tem um cachorro pidão em casa, é bem provável que ele lhe peça um pedacinho. Mas será que cachorro pode comer pera?
Sim, cachorro pode comer pera. Assim como maçã, mamão, melancia, melão, entre outras, a pera é uma das frutas que você pode dar ao pet. Isso, claro, desde que sejam respeitadas algumas regrinhas básicas, como não exagerar na quantidade e sempre remover as sementes.
O maior benefício da pera para cachorro é, sem dúvidas, alegrar o dia dele com um alimento gostoso e diferente. Já em relação aos benefícios nutricionais, é importante destacar que, de maneira geral, as rações comerciais de qualidade já proporcionam todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo do pet.
Isso também vale para as dietas caseiras, prescritas por médico-veterinário especialista em nutrição canina. Em ambos os casos, não é preciso incrementar a alimentação do seu amigo com frutas ou suplementação vitamínica.
Por outro lado, por conter pouca quantidade de gordura e sódio, cachorro pode comer pera. A seguir, listamos alguns nutrientes da fruta que são benéficos à saúde do seu cãozinho.
A respeito da ingestão desses nutrientes, vale destacar que, assim como a deficiência, o excesso de vitaminas e de minerais também pode fazer mal. Por isso, pode dar pera para cachorro, mas sempre com moderação!
Como cachorro come pera, a melhor maneira de servir a fruta é cortá-la em pedaços proporcionais ao tamanho do cão. Isso facilita a apreensão do alimento e ajuda a evitar engasgos.
A casca da pera é muito rica em fibras e pode ser oferecida sem problemas. Já a semente da pera faz mal para cachorro e deve ser removida obrigatoriamente. Isso porque, além de conter substâncias tóxicas, ela ainda pode causar obstrução intestinal.
Nos dias quentes, outra dica para dar pera ao cachorro é bater a fruta num liquidificador, acrescentar água e levar a mistura ao freezer, em forminhas de gelo. Simples, a receita funciona como um picolé e fica ótima com outras frutas ricas em água, como melancia.
A quantidade permitida para a ingestão da fruta vai depender da idade, do porte e do estado de saúde do amigo. Em geral, cães podem comer pera, mas recomenda-se que o consumo de qualquer petisco seja equivalente a menos de 10% das calorias diárias recomendadas para cada pet.
Lembre-se também de que, embora pobre em gorduras, a pera é rica em açúcares, o que pode agravar ou desencadear problemas como obesidade e diabetes. Ainda mais para quem convive com um cão idoso, o melhor é que, antes de começar a oferecer frutas, o tutor converse com um veterinário.
Agora que sabe se cachorro pode comer pera, confira o blog da Petz para ter acesso a outros conteúdos sobre saúde e bem-estar animal!
A Tigre D’água é um animal bem popular no Brasil. De nome científico Trachemys dorbigni,…
O RG Animal é uma realidade no Brasil. A carteirinha é uma forma de cadastrar…
A calopsita é um pássaro muito inteligente, comumente escolhido como pet pela habilidade de cantar…
Manter as unhas de cachorro bem-tratadas vai muito além da aparência. Lixar e aparar essa…
Muitas vezes, quem mora em casas ou apartamentos menores fica em dúvida sobre o animal…
O que os humanos estão acostumados a ingerir nem sempre faz bem para o corpo…