Alimentação

Cachorro pode comer legumes? Como servir esses alimentos?

Talvez por influência da cultura pop, ficamos acostumados a pensar nos cães como animais carnívoros, que trocam tudo por um bom pedaço de bife preso ao osso. No entanto, surge a dúvida: cachorro pode comer legumes?

Embora as proteínas de origem animal sejam fundamentais para a nutrição do pet, basta passar um tempo com os cães para perceber que eles se interessam por diversos outros alimentos, como os vegetais.

Pensando nisso, para responder se o cachorro pode comer legumes, preparamos este artigo exclusivo sobre esses alimentos e mais informações sobre o assunto. Confira a seguir.

 

Afinal, pode dar legumes para cachorro?

Sim, em geral, o cachorro pode comer legumes sem problemas, com exceção de alguns alimentos específicos, como alho e cebola, que contêm substâncias tóxicas para a espécie. Por isso, os tutores devem se atentar aos legumes que o cachorro pode comer.

Onívoros, como a gente, os cães obtêm os nutrientes de que o organismo necessita a partir de alimentos variados, não apenas de proteína animal, o que inclui os legumes e algumas frutas.

Portanto, alguns tutores podem se perguntar: quais legumes cachorro pode comer? É possível substituir petiscos normalmente mais gordurosos e ricos em calorias, como bifinhos e biscoitinhos para cachorros, por opções altamente palatáveis para os cães, como cenoura e melancia.

De acordo com a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrição, os legumes são alimentos de baixa caloria que, de quebra, ainda ajudam na ingestão de água e fibras, contribuindo também para a sensação de saciedade, o que é positivo para o controle de peso dos cães.

Quais legumes podem ser oferecidos ao cachorro?

Conforme explica a Dra. Mariana, alguns dos legumes mais recomendados para cães são chuchu, abobrinha, cenoura, berinjela e couve-flor. Segundo ela, isso ocorre pela boa palatabilidade, pelo baixo teor de calorias e por serem ricos em água. Outras opções que também podem ser oferecidas são ervilha e pepino.

Alguns legumes que cachorro não pode comer são prejudiciais para o organismo do pet, dependendo do modo de preparo e da quantidade ingerida. A batata inglesa contém uma substância chamada solamina, que pode deprimir o sistema nervoso central, bem como provocar problemas gastrointestinais no cachorro.

Essa substância está concentrada principalmente na casca da batata, de modo que é possível oferecê-la ao cachorro desde que descascada e cozida apenas em água. Ainda assim, procure dar preferência a outros alimentos mais seguros, como batata-doce, inhame e mandioquinha, que não possuem a substância.

Pode servir beterraba ao cachorro?

A beterraba é outro legume que não é tóxico para os cachorros, mas requer cuidados redobrados na administração. Rica em açúcares, ela é contraindicada para cães diabéticos ou que estejam acima do peso. 

De acordo com a veterinária especialista em nutrição, por conta dos pigmentos que “tingem” fezes e urina, o alimento pode ser confundido ou mascarar problemas de saúde cujos sintomas são a presença de sangue no xixi ou no cocô do cachorro.

Qual é o jeito certo de preparar e servir legumes para cachorros?

Então, como preparar legumes para cachorro? Segundo a Dra. Mariana, é muito interessante servir os legumes com casca sempre que for possível, uma vez que elas são muito ricas em fibras. Para isso, é fundamental que o alimento tenha sido muito bem lavado em água corrente para evitar contaminações. 

Em caso de uso de produtos com cloro na composição, siga as instruções do fabricante, lembrando-se de lavar bem o alimento antes de servi-lo adequadamente ao cachorro.

Além da batata inglesa, cuja casca contém a solanina, que pode ser prejudicial ao organismo dos cães, outros tipos de casca são mais propensos a causar contaminações por micro-organismos ou irritações no trato intestinal.

Pode servir o alimento com casca ao cachorro?

Como visto, o cachorro pode comer legumes. Embora não constitua uma regra, na dúvida quanto a oferecer ou não o alimento com casca, uma dica é pensar na maneira que você mesmo consome os alimentos. Em geral, cascas muito grossas e porosas são mais difíceis de lavar e ingerir.

Ainda em relação sobre como fazer legumes para cachorro, é interessante destacar que, por mais que os cães possam apreciar a textura mais crocante de certos alimentos, os legumes não precisam ser oferecidos crus. Na verdade, é até recomendado que eles sejam cozidos na água ou no vapor. 

De acordo com a especialista, não há problema em adicionar sal ao alimento durante o cozimento. “Ao contrário de seres humanos, cães saudáveis não ficam hipertensos pelo consumo de sódio”, diz a Dra. Mariana. Temperos como pimenta e alho não devem ser usados, pois são prejudiciais à saúde do cachorro.

Agora que você sabe se o cachorro pode comer legumes e qual é a maneira adequada de servir o alimento ao pet, que tal ficar por dentro de outros assuntos importantes sobre esses animais e outras espécies aqui, na Petz?

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

View Comments

Recent Posts

Cachorro pode tomar xarope humano? Venha descobrir!

Os responsáveis por pets ficam muito preocupados quando notam que algo não vai bem com…

12 horas ago

Gato pode tomar chá de quebra-pedra ou faz mal? Descubra!

Os problemas urinários são recorrentes em felinos, levando muitos responsáveis a considerar soluções para prevenir…

13 horas ago

Perigo: não dê ibuprofeno para cachorro!

Quando o pet dá sinais de estar com algum incômodo ou dor, é natural que…

13 horas ago

Gato com falta de ar: por que se preocupar?

Os responsáveis por felinos sabem que, muitas vezes, situações extremas relacionadas à saúde deles podem…

2 dias ago

Gato Bengal: um minileopardo para conhecer

De leopardo, ele só tem a aparência, pois de selvagem, não tem nada! Assim é…

3 dias ago

Veja se coelho toma banho e saiba como mantê-lo limpinho

O coelho é conhecido por ser um pet ativo, com bastante energia. Mas sabia que…

3 dias ago