Se você ouviu falar sobre o kefir, já sabe que ele promove diversos benefícios para a saúde humana. Por isso, uma dúvida comum dos tutores é se cachorro pode comer kefir.
Kefir é um tipo de probiótico feito a partir de pequenos grãos que ajudam a melhorar a flora intestinal. No entanto, esse é apenas um dos benefícios do kefir. Se você deseja saber se pode oferecê-lo ao seu amigo de quatro patas, continue lendo o artigo.
Antes de dizer se cachorro pode comer kefir, vale abordar as características do alimento. Os grãos do kefir podem ser colocados no leite ou na água. Após a fermentação, eles estarão prontos para serem consumidos. Entre os principais benefícios dos dois tipos de kefir, estão:
São centenas de benefícios! A maioria deles está ligada ao funcionamento saudável do intestino. Porém, será que cachorro pode comer kefir? Esses benefícios também são aproveitados pelo animal de estimação? Veja em seguida!
A boa notícia é que sim, cachorro pode comer kefir e aproveitar os benefícios do probiótico assim como os tutores. No entanto, qualquer alimentação nova na rotina do pet deve ser autorizada pelo médico-veterinário.
Estando liberado o kefir para cães, é preciso seguir alguns cuidados, pois como foi mencionado, o grão precisa do leite ou da água para fermentar. No caso da água, ele também necessita do açúcar.
Então, será que cachorro pode tomar leite? O açúcar é saudável ao pet? Saiba como acontece o processo de fermentação do kefir e mais detalhes sobre o consumo do kefir para cachorro.
O preparo dos grãos deve ser feito com cuidado para os ingredientes não serem colocados em medidas erradas, afetando o resultado. Portanto, siga as dicas para uma preparação adequada.
O líquido é o leite que pode ser oferecido ao cachorro ou usado em diversas receitas culinárias. Em geladeira, ele pode ser guardado por até três dias. Já o kefir de água leva açúcar, que não é indicado ao cachorro, portanto, evite.
A maioria dos cachorros é intolerante à lactose, mas no caso do kefir, mesmo sendo preparado com leite de origem animal, a lactose diminui quando acontece o processo de fermentação.
Desse modo, a maioria das pessoas, mesmo intolerantes à lactose, consegue consumir o kefir e aproveitar os benefícios de maneira segura. Isso também acontece com o cachorro.
No entanto, conforme já foi mencionado, o ideal é sempre consultar o médico-veterinário do pet. Além disso, comece inserindo o kefir na alimentação dele de forma gradual e em pequenas quantidades.
A qualquer sintoma inesperado, como vômito e diarreia, não ofereça kefir ao seu cão. Apesar de a maioria das pessoas com intolerância à lactose consumir o probiótico, a ingestão pode diferir para aqueles com intolerância severa.
Tudo vai depender do peso e da indicação do médico-veterinário, mas geralmente, para cachorros de até 5 kg, 1 colher de chá é o suficiente por dia. Se o cão tiver entre 5 e 12 kg, você pode oferecer 1 colher de sobremesa.
Acima de 12 kg, ofereça de 1 a 2 colheres de kefir ao pet. No entanto, se é a primeira vez que ele vai consumir o alimento, ofereça a metade do indicado e observe se ele não teve nenhuma reação indesejada.
Lembrando que, 1 colher de sopa tem mais de 1 milhão de bactérias benéficas ao intestino canino. No entanto, cães muito debilitados, requerem cuidados ainda maiores, por isso, só ofereça kefir com indicação veterinária.
Atualmente, diversos estudos são realizados com o uso do kefir. No entanto, para os benefícios serem adquiridos, é necessário o uso do probiótico por pelo menos duas semanas.
Gostou de saber que cachorro pode comer kefir? Para conhecer mais cuidados com a alimentação e o bem-estar dos animais de estimação, continue acompanhando os conteúdos aqui, no blog da Petz!
Você conhece o macaco sagui? Antes de mais nada, já vale ressaltar que o animal…
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…
As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…