cachorro pode comer jerimum 3
Você sabe se cachorro pode comer jerimum? Também chamado de abóbora, esse fruto (sim, fruto) é originário da América do Sul e é consumido há muito tempo pelos povos daqui. É um alimento muito comum, inclusive, na culinária brasileira. Afinal, quem é que não se lembra daquele docinho de abóbora delicioso da vovó?
Pouco calórico e rico em nutrientes, o alimento é levemente adocicado e muito saboroso. Tanto é que não é raro alguns pets gostarem de recebê-lo como petisco. Porém, será que essa fruta faz bem para cachorros? Continue lendo este texto para descobrir.
Sim, seu cachorro pode comer jerimum, desde que seja com moderação. Esse é um alimento rico em vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento canino. Além disso, por ser pouco calórico, não oferece riscos relacionados ao ganho de peso.
Sendo assim, dar abóbora para cachorro pode ser benéfico para o animalzinho. Porém, é preciso tomar cuidado para que a oferta do petisco não interfira na alimentação de base. Devido ao alto teor de fibras, a abóbora também pode desencadear desconfortos intestinais, como diarreias. Então, nada de exagerar!
A fruta in natura é mais difícil de ser digerida. Portanto, o ideal é cozinhar o alimento em água quente antes de servir a abóbora ao cachorro. A quantidade deve sempre ser proporcional ao porte do pet. E lembre-se: os petiscos, mesmo que saudáveis, nunca devem substituir a ração.
“O equilíbrio e o bom senso na escolha e na quantidade dos alimentos é que vai determinar um estilo de vida saudável ou não”. Quem explica isso é a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária das clínicas Petz Iguatemi Esplanada e Petz Tauste, no interior de São Paulo.
Como dito anteriormente, o seu cachorro pode comer jerimum. Porém, será que o alimento é essencial para a vida do pet? Devemos oferecer abóbora como uma forma de suplementação nutricional?
A Dra. Ana Paula diz que não. Segundo a especialista, “a alimentação dos cães à base de ração é prática, balanceada e supre todas as necessidades do pet”. Ou seja, se você oferece uma ração de qualidade, levando em conta particularidades do bichinho, não é preciso complementá-la com mais vitaminas e minerais.
Os nutrientes presentes na abóbora que são necessários ao organismo do cachorro são as vitaminas A, E e do complexo B (as últimas com importante função antioxidante). Já entre os minerais, destacam-se o potássio, o cálcio, o fósforo e magnésio, todos essenciais para diversos processos do corpo.
O fato é que todos os nutrientes oferecidos pelo jerimum estão presentes na ração do seu amigo de quatro patas. Assim, não é necessário se preocupar em comprar abóbora para garantir a alimentação equilibrada do bichinho. Afinal, cachorro pode comer jerimum, mas o alimento não deve assumir papel maior que o de um petisco.
Embora dispensável do ponto de vista veterinário, o jerimum pode, sim, ser bem-vindo em alguns casos. Você pode dar fruta para o cachorro, por exemplo, como uma forma de substituir petiscos industrializados (que também não são essenciais). Assim, você agrada seu amigo de forma mais saudável.
“A vantagem das frutas e legumes é que são petiscos naturais, em geral, de baixo teor calórico”, afirma a Dra. Ana Paula. Por conterem fibras, os vegetais também podem auxiliar no trânsito intestinal. Além disso, alguns deles, como é o caso da melancia e da própria abóbora, ainda reforçam a hidratação dos pets.
Porém, a partir do momento em que o animal passa a ignorar a ração na expectativa de ganhar mais petiscos, as frutas se tornam um problema. “Há ainda algumas frutas contraindicadas para os cães, como abacate, uva e carambola”, alerta a veterinária. Por isso, é sempre importante saber quais frutas o seu cachorro pode comer.
Agora você já sabe que cachorro pode comer jerimum — sempre com moderação, é claro! Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a cuidar do seu bichinho. Para mais conteúdos como este, não deixe de sempre dar uma passadinha por aqui, no blog da Petz!
Entender qual a melhor ração para cachorro costuma ser um desafio para muitos responsáveis. Afinal,…
Quando um gato para de urinar ou demonstra dificuldade para realizar as necessidades fisiológicas é…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quem tem filhotes de pets em casa costuma ter…
O ato de limpar a pata de cachorro é fundamental para impedir que a sujeira…
Não é novidade que muitos felinos não gostam de tomar banho com água, o que…
Além do comportamento e da sociabilidade, a anatomia dos felinos gera curiosidade entre os responsáveis,…