cachorro com incontinencia urinaria
Se seu animal de estimação tem escape de xixi enquanto dorme ou quando está andando pela casa, fique atento. Você pode estar diante de um cachorro com incontinência urinária.
O blog da Petz já adianta: isso não é birra do pet. Na verdade, é um problema que precisa ser tratado. Para saber como identificar o motivo e definir como tratar o animal com incontinência urinária, continue lendo!
A incontinência urinária é uma condição caracterizada pela saída espontânea de urina. Assim, o cachorro nem percebe que isso está acontecendo com ele. O escape pode ser em gotas ou pequenos jatos enquanto o pet está em repouso ou se mexe.
Isso acontece por diferentes motivos, como questões anatômicas, mudanças fisiológicas no trato urinário ou, ainda, alterações neurológicas no animal. Muitas vezes, a incontinência é erradamente interpretada como um comportamento inadequado do pet.
Porém, em casos de problemas comportamentais, o cachorro começa a fazer xixi em locais errados, quase sempre na quantidade normal. Não são meros pingos de urina espalhados pela casa. Percebeu a diferença?
Como vimos, o fato de você encontrar urina do cachorro em locais inapropriados nem sempre indica que o pet está com incontinência urinária. Uma série de outros fatores podem ocasionar isso, como alterações no ambiente ou mesmo problemas que provocam dificuldade de locomoção.
Para auxiliar o tutor, o blog da Petz reuniu, abaixo, os principais sintomas da incontinência urinária no cachorro. Confira:
Sempre é válido o alerta: não espere que o problema se agrave. Procure o médico-veterinário de confiança assim que perceber os primeiros sinais. Quanto antes o tratamento da incontinência urinária em cachorro começar, mais cedo o pet se livra desse problema.
Vale lembrar também que esse quadro vai muito além do incômodo causado pelo xixi espalhado pela casa. Afinal, ele pode estar associado a problemas mais sérios, como você verá a seguir.
Existem diversas causas de incontinência urinária em cães. Algumas das principais são:
O problema tem maior incidência em cães com predisposição a lesões e degeneração da medula espinhal. Um quadro como esse pode comprometer a inervação da bexiga.
Além disso, é importante ficar atento a algumas condições que podem aumentar a chance do cachorro ter o problema, como senilidade, lesões na coluna e na medula, diabetes, hérnias e doenças dos sistemas nervoso e endócrino.
As fêmeas também são mais propensas ao quadro de incontinência urinária. Isso acontece porque elas têm maior probabilidade de desenvolver infecções urinárias, já que o canal de saída da urina fica muito próximo ao ânus. Esse fator favorece a contaminação da região por bactérias.
As mudanças hormonais ao longo da vida também são outro ponto que explica a prevalência da incontinência urinária em fêmeas, principalmente nas pets idosas.
Se o pet demonstrar sinais de incontinência, é hora de consultar o veterinário. Relate o que tem observado com detalhes para o profissional. O diagnóstico da incontinência urinária é feito a partir de uma série de ações e exames, como observação clínica do caso. É possível também que o médico veterinário solicite um ultrassom e uma urinálise, para descartar possíveis infecções no trato urinário.
O tratamento do cão com incontinência urinária pode ir desde uso de medicamentos até a associação de terapias complementares, como fisioterapia e acupuntura. Além disso, mudanças no estilo de vida e intervenções cirúrgicas podem ser necessárias. Tudo vai depender do diagnóstico.
Cachorros com incontinência urinária são pacientes que estão em constante observação e que precisam também se alimentar de dietas que evitem deterioração de musculatura.
Importante identificar se há algo neurológico ou não, visto que se for neurológico, a observação da musculatura da parte posterior precisa ser assistida. Um alimento com alta proteína é necessário para manter a musculatura ativa e para que não haja perdas, como a Hill’s Prescription Diet ONC Care ou a Hill’s a/d.
É importante destacar que os problemas associados à incontinência tendem a evoluir para quadros mais graves com o tempo. É por isso que o tratamento logo nas fases iniciais é o mais efetivo para evitar a piora.
A cura da incontinência em cães também depende do que está causando o mal. Por exemplo, algumas alterações de nascimento podem ser corrigidas com cirurgia, e o pet fica totalmente curado. No caso da diabetes, o quadro pode voltar toda vez que a glicemia estiver descontrolada.
Agora que você sabe da importância de entender mais sobre o quadro de cachorro com incontinência urinária, conte com os profissionais do Centro Veterinário Seres para auxiliar o pet com muito carinho!
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…
Quando um novo animal de estimação chega em casa, é sempre um grande evento. É…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…
View Comments
Amei a matéria explicativa. Me ajudou muito. Grato