cachorro com dor de barriga
A dor de barriga é um problema muito frequente entre os cães. Considerada uma manifestação clínica inespecífica, ou seja, é algo comum para diversas doenças, ela causa muito desconforto para o pet. Por isso, ao notar o cachorro com dor de barriga, é importantíssimo começar a investigar as possíveis causas já que o quadro pode indicar, também, problemas graves.
Continue com a gente para descobrir as principais causas, como identificar e prevenir a dor de barriga em nosso melhor amigo!
Embora cause muito desconforto, é importante destacar que a dor de barriga em cachorro não é uma doença em si, mas um sintoma. Na verdade, longe de indicar um único quadro de saúde, ela é um sinal genérico de que algo não vai bem.
De acordo com o médico-veterinário da Petz, Dr. Samuel Teófilo, entre os principais fatores que deixam o cachorro com dor de barriga estão, excesso de gases, parasitas intestinais, doenças inflamatórias ou infecciosas e ingestão de corpo estranho.
Entre as doenças parasitárias, o Dr. Teófilo destaca giardíase, ascaridíase, toxocaríase e dipilidiose como as mais frequentes em cachorros domésticos.
Quando o assunto são as doenças virais, o médico aponta para a parvovirose e a coronavirose são duas causas mais comuns para a dor de barriga em cachorro.
Por fim, estresse, alimentação pouco saudável e/ou mudanças bruscas na alimentação também são motivo de atenção, podendo levar a inflamações gastrintestinais.
Sem dúvidas, cachorro com diarreia é um dos primeiros sinais associados à dor e ao desconforto abdominal. Mas saiba que ela não é o único!
Inchaço abdominal, ou seja, o cachorro com a barriga inchada e dura, apatia e outros sintomas desagradáveis também indicam que há algo de errado e devem ser levados a sério. Abaixo, destacamos alguns deles:
Ao notar qualquer um desses sintomas, assim como outros que fujam do habitual, procure imediatamente um veterinário. Sempre que possível, lembre-se de reportar a ele todos os sinais verificados, a fim de facilitar o diagnóstico.
“Durante a consulta com o médico-veterinário, é sempre bom falar sobre toda a rotina da casa e do pet”, orienta o Dr. Teófilo. Além disso, o veterinário também pode perguntar sobre a alimentação e as carteirinhas de vacinação e vermifugação.
“Como o motivo da consulta é o desconforto abdominal, é preciso relatar há quanto tempo o pet está apresentando o sintoma, se tem vômitos, diarreias (destacando aspecto e coloração), se há a possibilidade de ingestão de corpo estranho, se houve mudança na alimentação, entre outros”, completa o veterinário da Petz.
A partir dessas informações, o profissional poderá solicitar exames complementares, como hemograma, exame parasitológico de fezes, ultrassom e/ou radiografia abdominal, para identificar possíveis corpos estranhos.
O tratamento e o remédio para cachorro a ser receitado vão depender da causa da dor de barriga.
Ainda que não exista uma única causa para cachorro com dor de barriga, algumas medidas preventivas simples, adotadas no dia a dia, ajudam a evitar o problema, entre elas:
Procure a clínica da Petz mais próxima a você e agende um check-up para seu filho de quatro patas! Lembrando que, em caso de emergência, o ideal é socorrer o pet imediatamente. Confira nossos endereços e veja os horários de funcionamento.
Será que cachorro pode comer laranja? Se você é fã dessa fruta rica em vitamina…
Todo mundo já ouviu a expressão “cão chupando manga” para se referir a algo feio…
Os responsáveis por pets ficam muito preocupados quando notam que algo não vai bem com…
Os problemas urinários são recorrentes em felinos, levando muitos responsáveis a considerar soluções para prevenir…
Quando o pet dá sinais de estar com algum incômodo ou dor, é natural que…
Os responsáveis por felinos sabem que, muitas vezes, situações extremas relacionadas à saúde deles podem…