A chegada de um novo membro na família é sempre um grande evento. O tempo passa tão rápido que quando você menos percebe, ele já cresceu! Mas será que o cachorro com 8 meses é filhote ou adulto?
É bastante comum o tutor se perguntar até quantos meses o cachorro é filhote e quando mudar a ração dele de filhote para adulto. Então, para ter a resposta sobre essa e outras dúvidas, continue nos acompanhando!
O cachorro com 8 meses é filhote, mas está prestes a se tornar um adulto. Isso acontece aos 9 e 10 meses se o cão for de uma raça considerada de pequeno porte, como Yorkshire, Maltês, Spitz Alemão, Chihuahua e Pinscher.
Porém, se ele for de uma raça de médio porte, como o Buldogue Francês ou Inglês, Cocker Spaniel, Beagle, Dálmata e Bull Terrier, só vai se tornar um adulto em torno de 12 meses. Já os cães de grande porte, como Boxer, Labrador, Golden Retriever, Husky Siberiano e Pastor Alemão, vão deixar de ser crianças por volta dos 18 meses.
Enquanto isso, os cães gigantes, como São Bernardo, Mastiff e Dogue Alemão, só serão considerados adultos após completarem 2 anos. É claro que isso não é uma regra na qual todos os cães se encaixam, por isso, observar seu peludo e mantê-lo sob acompanhamento de um médico-veterinário é muito importante para ter certeza de que ele está crescendo dentro da normalidade.
Conhecer as fases da vida de um cachorro filhote ajuda o tutor a saber o que esperar do bebê, como cuidar melhor dele e o que está por vir. Também faz com que ele se prepare melhor e torne a casa mais segura para o pequeno.
As divisões das fases de vida dos cães são teóricas e servem como um norte para o tutor. Vamos tentar explicar a relação entre a idade e as suas necessidades para que estas sejam atendidas da melhor forma possível.
Agora que você já sabe que o cachorro com 8 meses é filhote, vamos entender os momentos até a fase adulta. A fase neonatal vai desde o dia do nascimento do pet até a segunda semana de vida. No geral, o tutor não acompanha essa fase do filhote de cachorro, a não ser que sua cachorrinha tenha dado à luz.
É um momento que demanda bastante da mamãe canina, pois os bebês não fazem nada sozinhos. A mãe os alimenta, estimula para que façam xixi e cocô, e os aquece. Para o tutor, sobra a tarefa de manter o ninho limpo, seguro e aconchegante.
Durante o tempo em que os filhotes estiverem mamando, a mamãe precisa ser bem-alimentada e hidratada. Nos primeiros dias de nascimento dos bebês, ela pode não querer sair de perto deles, por isso, o tutor vai precisar levar tanto a água quanto a comida para perto dela.
Essa fase compreende os 15 dias de vida até a puberdade. Na segunda semana de vida, os bebês já abriram os olhos e estão mais ativos. A mamãe ainda cuida bastante deles, e eles só se alimentam do leite materno — o que fazem várias vezes ao dia.
Ao fazer seu primeiro “mesversário”, o filhote já está andando e tem os dentinhos erupcionados. Isso começa a incomodar a mãe durante as mamadas, então, ela não fica mais tanto tempo com ele.
Aos 45 dias de vida, os pequenos começam a se interessar pela comida que a mãe está comendo. É nesse momento que eles vão entrar em contato com aquilo que irão comer pelo resto de suas vidas. “Com quantos dias um filhote de cachorro desmama, então?”. A resposta é: com 2 meses ou mais.
É importante ressaltar que antes de serem apresentados a ração seca, os filhotes devem ser introduzidos a papinha. Dessa forma, elas se adaptam a alimentos com novas texturas até a aceitação do grão seco.
Essa fase é muito importante para o filhote de cachorro, e ele deve ficar na sua família até, no mínimo, 8 semanas. É um período importante de socialização, o que o torna um adulto estável do ponto de vista psicológico. Também é quando ele inicia o processo de vacinação.
“Cachorro é filhote até quantos meses, então?”. Bom, após a puberdade, o filhote está terminando seu ciclo de crescimento. Como vimos, a idade vai variar conforme o porte do cão.
Lembre-se de que o cachorro com 8 meses é filhote, ou seja, somente após o completo crescimento dele é que o tutor vai trocar a ração de cães filhotes para a de cães adultos. A troca deve ser feita de forma gradual para que o peludo não tenha alterações gastrointestinais.
Viu só? Não há mistério: cachorro com 8 meses é filhote! Agora, por que você não aproveita e visita a loja da Petz? Nós temos diversos produtos para você mimar seu peludo. Confira!
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…
Quando um novo animal de estimação chega em casa, é sempre um grande evento. É…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…