Se você é tutor de um felino, há grandes chances dele encarar seus móveis como um brinquedo para gato arranhar. Diferentemente dos cães, os bichanos preferem brincadeiras que envolvam escalar e “agarrar”, uma vez que seus instintos predadores são mais aflorados.
Mas, ao contrário do que muitos possam pensar, os arranhadores são mais do que objetos para entreter os gatos. Eles auxiliam — e muito! — na saúde do animalzinho, além de serem pontos que eles utilizam para demarcar território.
Mesmo tendo sidos domesticados há milhares de anos, os gatos ainda mostram, no dia a dia, seu instinto de caçador natural. Por isso, um dos itens indispensáveis para eles são os arranhadores.
O arranhador é mais do que um brinquedo para os felinos. Ele serve para que os bichinhos desgastem suas unhas, que crescem continuamente, como a dos humanos. Assim, o objeto contribui para que a primeira camada de suas garras sejam gastas e dêem lugar a uma nova.
Outra função importante desse brinquedo para gatos é a de o pet poder demarcar seu território. Os bichanos possuem uma glândula nas patas, que libera odor e permite que eles deixem o local marcado com seu cheiro.
A saúde do pet também é beneficiada com os arranhadores. Ao brincarem com o objeto, os gatos alongam músculos e tendões. Outro benefício é o de relaxar os animais. Os brinquedos de arranhar fazem com que o bichano libere o seu estresse.
Por ser da natureza felina, os gatos sentem necessidade de afiar suas garras desde cedo. No caso de tutores de primeira viagem, que não conhecem a necessidade desses objetos, o seu gato se tornará um exímio arranhador de sofá, mesa e demais móveis.
Mesmo contribuindo para as necessidades naturais do animal, não dá para negar que o brinquedo para gato arranhar serve para entreter o pet. Por isso, há diversos tipos de arranhadores: desde os mais simples até os que possuem penduricalhos, buracos para se esconder e até mesmo casinha de gato com arranhador.
Principalmente quando os gatos estão sozinhos, esses brinquedos se tornam ótimas maneiras de eles se entreterem e divertirem, além de controlar seu comportamento. O temperamento dos gatos, inclusive, tende a ser mais dócil quando eles utilizam tais objetos.
Para escolher o melhor brinquedo para seu gato arranhar, é necessário observar seu temperamento. Por haver diversos modelos no mercado, é mais simples de adaptar o objeto ao dia a dia do seu amigo.
Para os que são mais ativos, é recomendado arranhador para gatos que permitam que eles se escondam ou que tenham brinquedos pendurados. Assim, além de garantir a diversão do bichinho, ainda permite que ele tenha o objeto como refúgio quando buscar por tranquilidade.
Já aqueles que não são tão ativos, um arranhador simples basta para que as garras sejam gastas e afiadas. Eles podem ser desde os de canto de móveis e sofás, quanto os de torres ou, ainda, os de paredes.
Outro ponto que merece atenção são os tamanhos do arranhador. Quanto maior for o seu gato, maior deverá ser o objeto. Além de servir para brincar e manter sua saúde em dia, o brinquedo serve, ainda, como mirante do animal.
Quando o gato é um pouco mais velho, é muito comum ele não se adaptar ao arranhador. Por isso, o ideal é que o brinquedo esteja presente na vida do felino logo nos seus primeiros meses de vida, assim, ele poderá se acostumar mais rápido com o objeto.
Para conhecer um pouco mais do universo felino e o máximo de conforto para seu animalzinho de estimação, fique por dentro dos conteúdos da Petz. Assim, você conhecerá as reais necessidades do seu amigo, seja brinquedo para gato arranhar ou os melhores cuidados a se ter com ele.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…