brinquedos de roedor
Considerando que os hamsters passam a maior parte da vida na gaiola, fica fácil entender a importância dos brinquedos de hamster.
Os acessórios proporcionam entretenimento, fortalecem a musculatura, estimulam o gasto de energia, ajudam a evitar problemas como obesidade e sedentarismo e, de quebra, muitos deles ainda auxiliam na manutenção dos dentes, já que podem ser roídos.
Mas isso, desde que sejam adequados! Do contrário, o hamster pode perder o interesse neles ou, o que é pior, acabar se machucando gravemente com esses acessórios para hamster. Para evitar que isso ocorra, vamos descobrir quais são os principais cuidados e perigos envolvendo os brinquedos de hamster?
Alguns dos brinquedos preferidos dos hamsters, como túneis e tocas, também são muito queridos por outros roedores. Por isso, muitos deles podem ser encontrados em tamanhos variados. Mas, é importante que você leve para casa somente aqueles adequados à espécie do seu peludo.
Isso porque, na melhor das hipóteses, um brinquedo pequeno demais pode acabar sendo desprezado pelo dentuço. Ou seja, dinheiro jogado fora!
O risco maior, no entanto, é de o pet ficar entalado em brinquedos de madeiras para hamster como túneis e tocas, ou de prender suas patinhas, causando ferimentos.
Não é à toa que os hamsters sejam sempre associados às bolas de exercício. Esses pets têm o hábito de correr dezenas e dezenas de quilômetros por dia, o que é ótimo para que eles fiquem livres do estresse e gastem bastante energia.
Quando mal escolhidas, no entanto, as bolas de exercício podem causar sérios prejuízos à saúde do roedor. ou seja: cuidados com brinquedo de hamster Começando por seu tamanho, uma roda pequena em relação ao pet pode fazer com que ele force e curve muito sua coluna.
Outro fator de risco são bolas com espaços nos quais o hamster pode acabar prendendo as patinhas ou mesmo o rabo. Como eles correm em alta velocidade, os acidentes decorrentes disso podem ser bastante graves.
Com exceção da bola de exercícios, que deve ser preferencialmente de plástico rígido, a maior parte dos brinquedos para hamster é feita de madeira e serve para ser roída.
Sendo assim, procure saber a procedência do produto e certifique-se de que todos os materiais utilizados em sua fabricação sejam atóxicos. Isso vale não só para a madeira, mas também para a cola e para a tinta utilizada. Do contrário, o pet poderá sofrer uma intoxicação.
Um dos problemas de adquirir brinquedos que não tenham sido desenvolvidos especificamente para os hamsters é não levar em conta o fato de que esses acessórios serão roídos. Por isso mesmo, eles nunca podem ter pregos ou qualquer outra peça que possa ser engolida ou com potencial para perfurar a boca do bichinho.
Na dúvida, adquira somente brinquedos e acessórios vendidos em lojas especializadas, como a Petz. Além disso, conte com a nossa equipe de especialistas para ajudar na hora de escolher os brinquedos ideais para o seu amigo.
Você conhece o macaco sagui? Antes de mais nada, já vale ressaltar que o animal…
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…
As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…