A unha de cachorro inflamada nem sempre é um problema simples de resolver. Essa alteração na pata do pet pode ser o sintoma de um problema mais preocupante. Então, o blog da Petz está aqui para ajudar você a ficar atento a essa questão.
Quando o assunto é a saúde dos animais de estimação, nada pode passar despercebido. Por isso, se você notar que a unha do cachorro está diferente, ou que o pet apresenta outros sinais estranhos, é importante obter um diagnóstico preciso. Saiba mais sobre o tema a seguir!
A inflamação é uma resposta natural e esperada que o organismo faz frente a alguns problemas. Ela representa uma defesa do corpo: o sangue chega ao local da lesão repleto de células novas para tentar combater microrganismos como bactérias, fungos, vírus, protozoários ou outras partículas nocivas que estejam tentando invadir.
Se apenas a unha do cachorro estiver inflamada, o problema recebe o nome de oniquite. Porém, se a inflamação também atingir a pele ao redor, o quadro clínico é chamado de paroníquia.
A unha inflamada é causada a partir de traumas ou lesões específicas dessa região. Por exemplo, se o pet enroscar a pata em algum galho na rua e ficar machucado, o problema pode surgir.
Entretanto, vale ressaltar que esse tipo de lesão, embora seja mais simples, também merece atenção. Outras doenças, desde as mais simples até as mais sérias, provocam o mesmo sintoma. Antes de passar um remédio para unha inflamada, é importante conhecer todas as possíveis causas do problema:
Os possíveis sinais de unha de cachorro inflamada podem não ser perceptíveis para o tutor em um primeiro momento. Geralmente, os pets têm muitos pêlos nas patas. Como a pelagem pode cobrir a área afetada, isso dificulta a visualização do problema.
Uma dica importante: ao menos uma vez por semana, inspecione as unhas do pet. Também fique atento ao comportamento dele no dia a dia. Se ele começar a lamber compulsivamente a pata, pode estar tentando aliviar uma dor na região.
O pet também pode começar a mancar. Se você tentar tocar a pata e ele reagir de forma mais agressiva, pode ser outro sinal. Então, tente observar o aspecto da unha, que tende a ficar mais esbranquiçada e quebradiça.
Se o pet deixar, aproveite para verificar a pele ao redor da unha. Se ela apresentar vermelhidão, mau cheiro, queda de pelo, escurecimento, crostas amareladas ou sanguinolentas, o problema pode ser mais sério.
Se você não sabe o que fazer com a unha de cachorro inflamada, a primeira alternativa é levar o pet a uma consulta com o médico-veterinário. Como mencionado, há diversas causas para esse problema. Para cada uma, há um tratamento diferente.
Mesmo no caso da unha de cachorro inflamada por traumas, o médico-veterinário precisa examinar. Ele pode prescrever anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar o incômodo do pet. Em alguns casos, se a área estiver contaminada, é necessário utilizar antibiótico.
Caso o médico-veterinário suspeite de outros quadros, ele solicitará exames complementares para investigar a presença de fungos, sarnas e bactérias. Os exames de sangue também podem ser úteis para identificar doenças sistêmicas. O diagnóstico precisa ser certeiro. Só assim, o profissional consegue indicar o remédio para unha de cachorro inflamada adequado para o quadro.
Considerando que o sintoma de unha inflamada é comum a muitas doenças, não é aconselhável tentar resolver o problema com tratamentos caseiros. Vale reforçar que não é indicado aplicar medicações e pomadas utilizadas em seres humanos na pata do pet.
O maior perigo do tratamento sem orientação do médico-veterinário é submeter o pet a medicações desnecessárias por falta de diagnóstico. Isso atrasa a recuperação da unha e da saúde geral do animal, comprometendo ainda mais o quadro clínico.
Manter a vacinação e a vermifugação em dia é o primeiro passo a cuidar da saúde do pet, prevenindo doenças graves. Deixar as unhas do animal devidamente aparadas também evita que ela encrave ou inflame. Sempre que notar qualquer sintoma, leve o cão ao médico-veterinário.
Como visto, para cuidar de unha de cachorro inflamada, é necessário buscar ajuda do médico-veterinário. No blog da Petz, há muito mais conteúdos sobre vários animais de estimação! Explore outros artigos e fique por dentro!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…