Falar de doenças é sempre delicado, mas alguns assuntos precisam ser discutidos para melhorarmos a qualidade de vida de nossos amigos. O tumor cardíaco em cães é um dos temas que ainda causam dúvida e medo em muitos tutores.
Afinal, essa é uma doença grave que pode atingir cachorros de diferentes idades e trazer diversas consequências. Com um olhar atento, porém, é possível identificar o problema e auxiliar esses amigos peludos de maneira mais eficaz.
Para isso, convidamos o médico-veterinário da Petz, Dr. Igor Hulewicz Nemtzoff, para tirar todas as dúvidas sobre tumor em cachorro. Ficou interessado? Continue lendo e aprenda mais sobre o tema!
O tumor cardíaco, também chamado de neoplasia do coração, é um dos tipos de câncer que atingem os amigos de quatro patas. O Dr. Igor explica que, assim como os humanos, o tumor de cachorro pode ser benigno ou maligno. Esse diagnóstico depende da localização e da progressão da doença.
Como o coração é um órgão importante para o funcionamento de todo o corpo, essa condição precisa de atenção urgente de um especialista. Felizmente, apesar de ser considerada uma enfermidade grave, o médico-veterinário diz que esse não é um problema tão comum em cachorros.
Assim como nas demais neoplasias, as causas do tumor cardíaco ainda são bastante incertas. “Se o tumor surgir diretamente no coração, é considerada uma doença primária”, comenta o Dr. Igor.
Agora, se o tumor em cachorro já existe em outro órgão e aparece um foco no coração, o quadro é chamado de metástase e é considerado uma enfermidade secundária. O médico-veterinário afirma, também, que apesar de pesquisas não indicarem ao certo quais são as principais causas de um cachorro com tumor cardíaco. Algumas raças apresentam o problema com mais frequência. São elas:
“A idade também é um fator de risco. A doença costuma aparecer em cachorros de 8 a 15 anos”, completa o especialista.
No entanto, se seu melhor amigo é de uma das raças listadas acima, não se assuste: estamos falando de predisposição, o que não significa que todos os cães terão o problema. O tumor cardíaco, mesmo nesses casos, é considerado uma doença rara.
Por ser uma doença que atinge um órgão interno, perceber um tumor cardíaco em cachorro pode não ser tão fácil. “Os sintomas dependem muito do tamanho e da localização do tumor”, explica o Dr. Igor.
Entretanto, se o tutor mantiver atenção a alguns cuidados com seu pet, como comportamento, pode sugerir que algo vai mal com a saúde dele.
O Dr. Igor lista alguns sintomas que costumam ser comuns em cachorros com tumor cardíaco:
Se você notar algum dos sintomas acima, o recomendado é procurar uma clínica veterinária quanto antes. Isso deve ser feito sempre que o pet apresentar mudanças de comportamento, mesmo que os sinais diferentes — como sonolência, cansaço leve e falta de interesse por brincadeiras — não pareçam graves.
Quando o médico-veterinário recebe um pet com suspeita de tumor cardíaco, é necessário realizar testes. “Alguns exames são essenciais para diagnosticar a doença, como raio-x do tórax, ecocardiograma e eletrocardiograma”, explica o Dr. Igor.
Uma vez detectado o problema, outros procedimentos podem indicar qual o tratamento adequado. “A tomografia e a ressonância magnética são opções para saber o tamanho e a localização do tumor”, explica.
Com essas informações, o especialista partirá para o tratamento e outros cuidados com cachorro. “Quando possível, a remoção cirúrgica é a melhor opção”, comenta o Dr. Igor. “Mas o procedimento deve ocorrer apenas se não houver comprometimento da musculatura cardíaca”.
Para os casos nos quais a cirurgia não é viável, o veterinário explica que a quimioterapia pode ser realizada para desacelerar a evolução da doença. Entretanto, o tumor cardíaco em cães é uma doença bastante agressiva e, mesmo com o tratamento indicado, pode levar à morte.
Em casos de doenças graves, o melhor é sempre prevenir. Assim, o Dr. Igor explica que a melhor maneira de ficar longe do tumor cardíaco é manter uma rotina saudável de cuidados com o cachorro.
Alimentação balanceada, exercícios regulares e, claro, muito amor e carinho vão ajudar seu amigo a manter uma saúde de ferro! Como não se sabe exatamente o que leva à formação do tumor, não há medidas mais específicas para evitá-lo.
O médico-veterinário também lembra que consultas periódicas são essenciais. “O ideal é que o pet faça check-ups semestrais. Assim, é possível verificar se há alguma alteração e obter um diagnóstico precoce.”
Os pets trazem muita alegria para as nossas vidas e, justamente por isso, merecem um tratamento com medicamento para cachorro responsável e seguro!
Precisa de itens para seu melhor amigo? Na Petz você encontra rações, brinquedos, caminhas e muito mais! Venha nos fazer uma visita e traga seu amigo! Ficaremos felizes em conhecer sua família!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…