Foi-se o tempo em que pets eram vistos apenas como companheiros de estimação. O fato é que eles são verdadeiros membros da família. Por isso, é cada vez mais comum sair com eles para lugares pet-friendly. A seguir, vamos aprender como fazer o transporte de cães no carro em segurança. Para isso, separamos algumas dicas!
Garantir a segurança do cão e das pessoas dentro e fora do veículo é o principal objetivo. No entanto, se você não quiser pagar multas e perder pontos na carteira, é importante ficar atento também ao que diz a legislação sobre o transporte de cachorro e outros pets.
O Código de Trânsito Brasileiro não proíbe o transporte de animais em veículos de passeio. Porém, embora não apresente uma lei para transporte de cachorro, é bastante claro em relação a alguns cuidados que devem ser tomados. Separamos 3 artigos do CTB que dizem respeito ao transporte de animais.
O que diz a lei: de acordo com o inciso II, considera-se infração média, com penalidade por multa e perda de pontos na carteira, dirigir o veículo “transportando pessoas, animais ou volumes à sua esquerda, ou entre braços e pernas”.
O que ela significa: o motorista não pode, em hipótese alguma, carregar o pet no colo, segurá-lo pelo braço ou deixá-lo entre as pernas enquanto dirige. Caso não esteja acompanhado dentro do carro, o motorista deverá deixar o pet preferencialmente no banco traseiro ou na caixa de transporte para cães.
O que diz a lei: considera-se infração grave, com penalidade por multa, perda de pontos na carteira e retenção de veículo para transbordo, “conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo quando devidamente autorizado”.
O que ela significa: não é permitido levar o cachorro na caçamba de pick-ups, caminhonetes, etc. Também é proibido deixar o cachorro com a cabeça ou qualquer outra parte do corpo para fora do veículo enquanto o carro estiver em trânsito.
O que diz a lei: considera-se infração leve com penalidade por multa e perda de pontos na carteira “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”.
O que ela significa: o transporte de animais nunca deve atrapalhar ou tirar a atenção do motorista. Por isso, o melhor é deixar o pet preso e em posição segura.
Agora que você já sabe o que diz a legislação sobre o transporte de cães em veículos de passeio, é hora de conferir também as principais recomendações de um especialista. A Dra. Juliana Bondino, médica-veterinária da Petz São Vicente, vai explicar sobre como levar seu amigo com você em segurança.
Mesmo que tenha alguém no carro para segurar o pet no colo, é mais seguro para todos que ele fique preso. A escolha do acessório ideal vai depender do porte do cachorro.
Para os pequenos, a caixa para transporte de cães e as cadeirinhas são as mais recomendadas. Já para os cachorros de médio e grande porte, utilize guias que se acoplam ao cinto de segurança.
A legislação já proíbe a prática, mas saiba que, do ponto de vista veterinário, ela também não é nem um pouco recomendada. “É muito arriscado entrarem ciscos ou mesmo insetos no olho do cachorro”, alerta a Dra. Juliana.
Lembrando que a velocidade de colisão nesses casos corresponde à velocidade do veículo. “O vento também causa ressecamento ocular e pode levar à úlcera de córnea”, completa a especialista.
Está com calor dentro do carro? Nesse caso, é certeza que o pet está ainda mais aflito! Além de possuírem pelos, os cães têm uma temperatura basal mais alta. Sem contar que costumam ficar agitados quando vão sair, o que aumenta ainda mais sua temperatura corporal.
Para evitar que tenham golpes de calor, procure refrescar o carro antes de entrar com o cachorro. Mantenha as janelas abertas para a entrada de vento ou ligue o ar-condicionado. Lembrando que o filtro do ar deve estar limpo para evitar alergias e problemas respiratórios.
Gostou de saber mais sobre o transporte de cachorro no carro? Continue acompanhando as redes sociais e o blog da Petz para mais dicas de como garantir o bem-estar do seu melhor amigo!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…