Se dependesse só da nossa vontade, os pets iriam conosco a todos os lugares! O problema é que nem sempre os serviços e os estabelecimentos estão preparados para recebê-los. No caso das viagens, por exemplo, além da dificuldade de encontrar um hotel, há o receio com o transporte aéreo de animais.
O medo é compreensível e, por causa dele, muitos tutores optam por deixar o amigo de quatro patas em terra firme. Para quem pensa em viajar com o pet, mas ainda não teve coragem, a boa notícia é que é possível fazer o transporte de animais em avião com segurança.
Lembrando que as regras citadas aqui não são as mesmas para quando você precisa viajar com um cão-guia ou um animal de apoio emocional. Algumas podem convergir, mas as legislações nacionais e internacionais, assim como as exigências das companhias aéreas, são diferentes nesses casos.
Se você planeja levar o pet com você em sua próxima viagem de avião, deve estar atento aos cuidados necessários. É muito importante saber qual é o procedimento para comprar passagens para viajar de avião com animais. Além disso, preste atenção a muito mais que somente os horários do voo.
O transporte aéreo para animais também é cobrado pelas companhias, tanto na cabine quanto nos compartimentos especiais. Não esqueça de verificar a tarifa na hora da compra para evitar surpresas.
Por mais que seu amigo esteja acostumado ao colo, durante todo o voo, ele deverá permanecer, obrigatoriamente, em uma caixa para transporte de animais. Na hora da escolha, além de levar em conta o bem-estar do pet, é preciso pensar nas recomendações das companhias. Veja algumas dicas.
Quanto ao que deverá ser colocado na caixa de transporte, a Dra. Karina Mussolino, médica-veterinária e gerente de clínicas da Petz, diz que depende muito da duração da viagem. Porém, água sempre deve estar à disposição.
Já para a comida, o ideal é seguir as orientações do veterinário. “Raças mais delicadas e de porte pequeno não podem ficar tempo prolongado de jejum para evitar queda de glicose no sangue, o que pode ocasionar desmaios e/ou convulsões”, explica.
Da mesma forma que precisamos de documentação específica para viajar, o embarque dos animais de estimação também depende da apresentação de certos documentos e certificados. Confira tudo o que você vai precisar para o embarque do seu amigo em voos domésticos e internacionais a seguir.
Para o transporte de animais interestadual/doméstico.
Para o transporte aéreo de animais internacional.
Vale ressaltar que essa é apenas a documentação exigida pelas companhias aéreas para embarque no Brasil. No caso de voos internacionais, além dela, é preciso conferir quais são as condições para a entrada do pet no país de destino, o que pode ser visto no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em que você também consegue solicitar o CVI.
Já comprou as passagens, escolheu a caixa de transporte e garantiu toda a documentação necessária para viajar com animais? Então, é hora de prepará-lo para o grande dia! Saiba como fazer isso.
Para reforçar, a Dra. Karina alerta que qualquer medicação só deve ser usada com orientação veterinária. “Não se costuma indicar nada sem avaliação e exames prévios”, diz.
Pensou que os cuidados com o transporte aéreo de animais tinham chegado ao fim? Nada disso! Tenha o pet permanecido na cabine ou no compartimento de cargas, ao chegar no destino, o primeiro ponto de atenção é a hidratação. Por isso, dê água fresca em abundância a ele.
Ainda que seu amigo tenha comido pouco durante a viagem, ofereça somente uma pequena porção de alimento e evite que ele faça muito exercício. Principalmente no caso dos cães de porte grande, atividades como correr e pular após a refeição podem levar a um quadro de dilatação ou torção gástrica.
Está programando uma viagem com seu companheiro de estimação? Encontre mais dicas sobre como manter seu pet confortável e saudável aqui, no blog da Petz! Estamos sempre postando conteúdos educativos a respeito dos peludos!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…