Quem gosta de aquarismo e está pensando em ter um aquário em casa precisa saber quais são os tipos de peixes que existem na natureza, como eles vivem e como criar o ambiente ideal para eles.
Diferente do que muitas pessoas podem pensar, não é possível montar um aquário somente levando em conta a aparência dos peixes. É necessário considerar o hábitat e como cada espécie costuma se comportar. Por isso, quem quer ter esses animais em casa precisa saber como eles vivem. Confira!
O primeiro fator que você precisa levar em consideração na hora de escolher os pets que vão compor o seu aquário é se eles são peixes de água doce ou salgada.
Isso porque os animais apresentam demandas e cuidados diferentes dependendo do hábitat. Um peixe de água salgada, por exemplo, não consegue viver no mesmo ambiente que uma espécie de água doce.
Além disso, existem peixes que vivem bem em grupos, enquanto outros são muito territorialistas. Sendo assim, não é possível deixar esses tipos de peixes juntos no mesmo aquário.
Se você está começando no aquarismo, é melhor optar por espécies de água doce. Isso porque é mais fácil fazer a manutenção do aquário para esses peixes do que para as espécies que vivem no mar, já que, nesse caso, é mais simples manter o pH e a temperatura da água.
Para esses tipos de peixes, o pH da água precisa estar entre 6 e 9. Já a temperatura ideal costuma variar entre 16ºC e 26ºC. Contudo, saber se um peixe é de água doce ou salgada não é suficiente para escolher as espécies que habitam o aquário. É preciso saber como vivem os peixes. Veja quais são algumas das espécies mais comuns.
O Betta é um dos tipos de peixes mais conhecidos e comuns nos aquários. Essa espécie tem longas barbatanas e pode apresentar diferentes cores. Contudo, ele é muito territorialista.
Sendo assim, o Betta costuma brigar com os outros peixes que vivem no aquário. No entanto, caso ele seja o menor vivendo no recipiente, pode se tornar uma presa fácil para os maiores.
O Betta vive bem sozinho. Entretanto, se você quiser colocar outros peixes no aquário mesmo assim, escolha as fêmeas. Dessa forma, o animal não sente que o território está sendo ameaçado.
O Goldfish também é uma espécie muito comum nos aquários. Ele vive bem sozinho ou acompanhado por outros peixes, tanto da mesma espécie, quanto de outras.
Contudo, quem tem esse peixe em casa precisa limpar o aquário com mais frequência. Os membros dessa espécie costumam comer muito, por isso, a frequência com que eles fazem as necessidades fisiológicas é maior que a dos outros tipos de peixes.
O peixe Tetra é bem pequeno, resistente e se adapta bem às temperaturas comuns no Brasil. Essa espécie é ideal para quem quer ter vários animais no aquário, pois ela vive bem em grupos.
As espécies marinhas vivem bem em ambientes com pH entre 8,1 a 8,5. Para esses tipos de peixe, a água precisa estar em uma temperatura entre 24ºC a 26ºC. Além disso, a água precisa ser salgada como a do mar.
Assim como ocorre com as espécies de água doce, os peixes marinhos também apresentam comportamentos diferentes. Sendo assim, é preciso considerar como esses animais vivem antes de escolher os pets para compor o aquário. Confira os peixes marítimos mais comuns.
O Peixe-palhaço ficou muito conhecido por causa do filme Procurando Nemo. Essa espécie se adapta bem a diferentes ambientes e convive bem com outros peixes, especialmente se forem da mesma espécie.
Esse peixinho tem esse nome porque as laterais do corpo se assemelham às asas de borboletas. Ele pode ter diferentes cores. As mais comuns são amarelo, laranja, azul e branco.
O Peixe-borboleta pode ficar com outras espécies no mesmo aquário. Quando está no habitat, esse peixinho costuma viver ao redor de corais. Além disso, ele prefere águas mais rasas e quentes.
Se você quiser esse tipo de peixe para compor o aquário, saiba que será necessário colocar um coral no recipiente. Nesse caso, é necessário que a temperatura da água seja igual a 26ºC.
Agora que você já sabe que existem espécies territorialistas e amistosas, de água doce e salgada, está na hora de saber quais peixes podem ficar juntos no aquário.
O primeiro passo para isso é definir se você quer que o seu aquário tenha peixes de água doce ou salgada. Depois, você precisa pesquisar quais espécies vivem bem em grupo e quais são territorialistas.
A próxima etapa é checar a temperatura ideal da água para cada espécie. Depois de cumprir esses passos, você pode escolher os peixes para viverem no aquário.
Se você está começando no aquarismo, saiba que, na Petz, encontra todos os produtos necessários para ter peixes em casa, como aquários, filtros e rações.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…