Bem-Estar

Qual o significado das posições dos gatos dormindo?

Publicado em 26 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Quem nunca encontrou o pet dormindo de uma forma diferente? Por vezes, isso é comum, pode retratar um pouco da personalidade do animal, mas nem sempre é só isso. Hoje, vamos além, tentando desvendar o significado das posições dos gatos dormindo.

Gato dormindo em cima de um tapete felpudo.

Se você parar para pesquisar, tem imagens de gatos dormindo das formas mais variadas possíveis. Será que o tutor deve se preocupar ou é comum no mundo animal? Unimos as cinco formas de cochilos mais comuns entre os felinos e o significado das posições dos gatos dormindo. Confira as respostas a seguir!

Gato dormindo enrolado

A primeira e mais comum é o gato dormindo enrolado. É uma posição bem comum para cachorros também. As explicações podem ser diversas, a começar pelo frio. Nos dias em que a temperatura cai, é comum que os animais fiquem encolhidos, buscando conforto e se aquecendo com o próprio corpo.

Mas esse é apenas um significado das posições dos gatos dormindo. No entanto, se o bichano fica enrolado e com as patas sobre a cabeça e focinho, é uma forma que ele busca para se sentir protegido. Isso remete aos tempos em que ele tinha uma vida selvagem e precisava se proteger até durante o sono.

Gato dormindo de barriga pra cima

Agora, se você encontrar um gato dormindo de barriga pra cima, pode saber que ali é um ambiente em que ele se sente totalmente seguro e confortável. Mostrar partes mais vulneráveis do corpo, especialmente durante a soneca, quer dizer que ele reconhece aquele como um lar e confia nas pessoas que estão à volta.

Muito fofo um gato dormindo assim, não é? Essa também é uma posição que passa total tranquilidade e relaxamento ao animal. Por isso, se precisar acordá-lo enquanto ele estiver nessa posição, faça de forma calma e sem alardes.

Se ele acordar assustado ou achar que é uma situação de perigo, pode ficar traumatizado e deixar toda essa paz no próprio lar para trás. O melhor é deixá-lo quieto e aproveitando o momento de relaxamento.

Gato dormindo com o tutor

O gato gosta de deitar em cima do meu travesseiro ou em cima de mim”. Bem, aí a questão é outra. Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto.

Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos. Também pode ser considerado um sinal de respeito, já que ele mostra que se sente seguro ao lado do dono da casa.

Por outro lado, há quem aponte como tendo outro significado. Gatos que dormem com o tutor podem querer protegê-los e, em casos de territorialismo, podem querer mostrar que ali é território deles também.

gato dormindo no tapete.

Gato dormindo de olho aberto 

Essa, com certeza, você já deve ter visto e se assustado: gato dormindo de olho aberto. Realmente, é uma situação em que o tutor fica perdido e, por vezes, não sabe lidar.

Mas não precisa se assustar. Quando o gato está dormindo com os olhos semiabertos, é sinal de que ele não está em um sono profundo. Pode ser sono profundo e pelo relaxamento das pálpebras, as mesmas ficam semi-abertas, expondo o globo ocular rotacionado.

Outra resposta provável é que o gato está em modo de alerta, ou seja, ele sabe que está com sono, mas que não pode dormir naquele momento, independentemente do motivo. Pode ser porque está à espera do tutor ou porque presenciou alguma ameaça no local e esse perigo pode nem ser tão grande: uma mosca já é suficiente.

Por isso, procurar o significado das posições dos gatos dormindo é tão importante. É possível identificar se há algum problema com o bichano ou se é apenas um comportamento peculiar do animal ou da espécie.

Gato dormindo de boca aberta

Outro significado das posições dos gatos dormindo muito procurado é o felino que dorme com a boca aberta. Quando são filhotes, a cena é muito fofa, mas quando se torna um hábito, pode chamar a atenção dos tutores.

Nesse caso, pode haver dois significados. O primeiro deles é o relaxamento total e a exaustão do gatinho enquanto está dormindo. Ele abre a boca em sinal de calma e tranquilidade. É sinal de que está aproveitando de verdade a soneca.

Também é possível considerar que quando o gato está dormindo de boca aberta, ele está ampliando o faro. É uma forma de conhecer melhor os aromas e saber tudo o que acontece à volta, mesmo que não esteja completamente acordado.

Gato dormindo sem apoiar a cabeça

Essa posição pode ser bem engraçada de ver. Parece que o felino está lutando contra o sono, já que a posição é de corpo rígido, patas encolhidas e cabeça em pé. Mas será que é normal?

Sim, é comum. É um sinal de que o animal está cansado, mas precisa estar atento. Note que as orelhas provavelmente estarão levantadas. É uma forma de o gato escutar tudo ao redor e não ficar suscetível a presas e situações de perigo.

Gato dormindo de lado

Uma das formas mais comuns de os felinos dormirem com certeza é de lado. Assim como a posição da barriga para cima, é uma forma de mostrar relaxamento e despreocupação, embora seja em um nível mais brando. 

Dormir de lado é para ocasiões nas quais o animal está realmente cansado. Essa posição garante tranquilidade e um sono que pode ser bem profundo. Então, se o gatinho brincou demais, pode esperar que ele durma nessa posição durante algumas horas para se recuperar.
Três gatos dormindo numa cadeira de suede.

Gostou de saber o significado das posições dos gatos dormindo? Tem uma mais fofa que a outra e, com certeza, poderíamos falar disso em uma lista imensa. Porém, como sabemos que você precisa conhecer outros assuntos sobre felinos, não perca os conteúdos da Petz, sempre com novidade para quem ama pets.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog