Quem tem gato e plantas ornamentais em casa não pode se descuidar. Afinal, os felinos são animais curiosos por natureza e adoram uma boa brincadeira. Já as plantas chamam a atenção dos bichanos, principalmente se ficam penduradas. Aí surge a dúvida: será que a samambaia é tóxica para gatos?
Para respondermos a essa pergunta, precisamos falar dos hábitos dos gatos e dos lugares por onde eles circulam. Também existem diferentes tipos de samambaias, e nem todas são consideradas tóxicas, apesar de exigirem atenção mesmo assim. Entenda se samambaia faz mal para gatos a seguir!
A samambaia mais popular no Brasil é conhecida como samambaia-americana (Nephrolepis exaltata). Ela possui folhagens grandes de coloração verde-claro e não apresenta risco para a saúde dos felinos.
Por ser atrativa, pode fazer o gato não só brincar com ela, mas também experimentá-la. Afinal, felinos e plantas têm uma relação próxima, de certa maneira. A grama, por exemplo, ajuda na digestão dos bichinhos, é uma fonte de nutrientes e alivia o incômodo gerado pelas bolas de pelos acumulados no estômago.
Por isso, se você piscou os olhos e, de repente, seu gato apareceu com restos de samambaia na boca, sugerimos seguir os passos abaixo.
Como dissemos, há diversos tipos de samambaias. Se você mora em uma casa, e o seu gato adora dar umas voltas pela vizinhança de vez em quando, então é preciso redobrar o cuidado.
A samambaia mais comum (Pteridium aquiliinum), também conhecida como samambaia-do-campo, tem alto grau de toxicidade gastrointestinal para os gatos, mesmo quando ingerida em pequenas quantidades.
De acordo com a médica-veterinária da Petz, Dra. Aline Soares, isso ocorre devido a um componente chamado ptaquilosídeo, que tem efeitos radiomiméticos, semelhantes aos de radiações, e carcinogênicos, tudo o que pode estimular ou causar o surgimento de câncer.
Ou seja, essa espécie de samambaia é tóxica para gatos. Por ser encontrada comumente em terrenos baldios, além de pastagens e beiras de estrada, a samambaia-do-campo pode ser um risco para os gatos mais saideiros. Por isso, fique atento em relação às redondezas da sua casa e aos hábitos do seu bichano.
Agora que você já sabe qual samambaia é tóxica para gatos, é importante se alertar aos sinais que o seu bichano mostra. Os sintomas de intoxicação nos gatos por ingestão de plantas costumam ser:
Esses são alguns dos sinais com os quais você deve estar atento e se preocupar caso seu gato tenha ingerido uma planta. Se você perceber a presença de qualquer um desses sintomas, consulte um médico-veterinário de confiança o mais rápido possível.
Apenas o profissional pode garantir os melhores cuidados com gatos nessa situação. Ofereça somente água ao felino e não dê leite nem outra substância ou medicação. Isso porque a ingestão pode potencializar a absorção do composto tóxico da planta pelo organismo dele.
A Dra. Aline Soares alerta que a ingestão do ptaquilosídeo, aquela substância presente na samambaia-do-campo, é um risco e pode levar a quadros de anemia aguda ou causar sintomas neurológicos, como ataxia, incoordenação e convulsões.
Caso você perceba os sintomas de forma aguda, sem melhora nas primeiras horas, é recomendado levar o seu gato a um hospital veterinário de confiança. Lá, os profissionais farão avaliações e tomarão as medidas necessárias para cuidar da saúde do seu bicho, tais como hidratação e aplicação de medicações.
Agora, a pergunta “samambaia é tóxica para gatos?” nunca mais vai te assombrar! Para aprender ainda mais sobre seu bichinho e os cuidados necessários com as plantas, continue explorando o blog da Petz! Aqui, você esclarece dúvidas e encontra informações que ajudam no dia a dia.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…