Para algumas pessoas, ter um animal de estimação vai muito além de adotar um cachorro, gato ou passarinho. Ultimamente, tem crescido o interesse por lagartos de estimação, por exemplo. Já pensou em ter um? Se você tem interesse nesse tipo de animal, confira tudo sobre ele a seguir.
Os lagartos são animais da família dos répteis. Eles têm conquistado muitos tutores, principalmente aqueles que não tem muito tempo para interagir com pets. Como são animais mais reservados, os lagartos de estimação não exigem tanta atenção como os cachorros, por exemplo.
Além disso, os lagartos são boas opções para quem adoraria ter um bichinho para chamar de seu, mas tem alergia ou não gosta de sair com a roupa cheia de pelos. Embora tenham essas vantagens, exigem outros tipos de cuidados mais específicos, como alimentação e um local para ficar.
Antes de adotar um lagarto, é necessário pesquisar bastante sobre esse bicho e os tipos de lagartos de estimação. Isso porque algumas espécies podem ter hábitos alimentares e habitats diferentes. Nem todos são iguais, mas os cuidados básicos com um lagarto serão descritos a seguir.
Para criar lagarto de estimação é preciso ter um terrário, que consiste em um aquário com tampa ou outro local fechado. Esse terrário precisa ser um ambiente que se aproxime ao máximo ao habitat natural de cada espécie de lagarto.
Geralmente, esse ambiente é enriquecido com plantas, pedras, madeira, terra, galhos, um local onde o lagarto possa se esconder e até mesmo um lago artificial. O tamanho varia, então, se pretende ter um lagarto de estimação grande, o terrário tem que ser compatível.
Outra questão muito importante é quanto à temperatura do terrário, que talvez precise ser aquecida com lâmpadas ou rochas térmicas. É interessante ter um termômetro para aferir a temperatura do ambiente e garantir que o pet está confortável.
Os lagartos podem se alimentar de insetos, larvas, minhocas, folhas e verduras, então, esteja preparado para isso. No entanto, também há alimentos específicos para répteis (ração) que podem ser adquiridos em pet shops.
Agora que você já tem noção das necessidades básicas para ter um lagarto de estimação, só falta escolher um! Existem no mundo mais de cinco mil espécies de lagarto, mas poucas são indicadas para ter em casa. Conheça algumas!
Talvez a mais popular de todos, a iguana-verde conquistou os apaixonados por répteis. É um dos lagartos mais fáceis de encontrar para compra, mas, devido ao seu tamanho, o tutor precisa de um terrário grande.
As iguanas podem chegar a dois metros de comprimento. Possuem unhas grandes e afiadas que podem machucar os desavisados. Quando se sentem desconfortáveis, podem morder, mas isso geralmente ocorre quando o ambiente, alimentação ou qualquer fator de estresse está presente.
Entretanto, muitos tutores têm excelente relação com esse animal, carregando-o nos ombros e manipulando-o com tranquilidade. Outra facilidade em criar iguanas é que elas se alimentam de vegetais.
Se o que você busca é um lagarto pequeno de estimação, o anolis é uma boa opção. Por outro lado, essa espécie precisa viver em família, portanto, um terrário que inicialmente poderia ser pequeno, precisa ser grande.
Medindo aproximadamente 15 cm, esse lagarto é um animal dócil, mas que não gosta de ser manipulado. É um excelente pet para contemplação e se alimenta de insetos e larvas. Como é bem pequeno, quatro unidades de larvas são suficientes para mantê-lo satisfeito durante o dia todo.
Um lagarto bastante sociável e dócil, pode servir para contemplação devido à sua beleza, mas também interage com o tutor. O dragão barbudo se alimenta de insetos e vegetais, e sua dieta precisa ser um pouco mais elaborada.
Chegando a 60 cm quando adulto, necessita de um terrário compatível para que possa se exercitar, especialmente durante o dia. Por ser um animal diurno, se o ambiente for escuro, é necessário ter lâmpadas para garantir uma boa iluminação.
Uma boa opção para quem vai adquirir um lagarto de estimação pela primeira vez é o gecko leopardo. Ele é pequeno, não exige um terrário muito grande e se permite ser manipulado pelo tutor.
A parte mais trabalhosa desse lagarto fica por conta da alimentação, basicamente à base de insetos em maior quantidade. É um animal noturno, e talvez o tutor não possa presenciar os momentos em que está mais ativo.
Há muitas espécies de lagartos de estimação de língua azul, mas a Tiliqua scincoides é mais facilmente encontrada. É um pet calmo, com hábitos diurnos (por isso, precisa de iluminação) e que se alimenta de vegetais.
Ainda que seja calmo, o lagarto-de-língua-azul pode ser hostil e não aceitar ser muito manuseado. Sua aquisição e seu valor, bem honrosos, compensam sua beleza para contemplação.
Como mencionado anteriormente, existem várias espécies de lagartos, como o gigante-teiú, o basilisco-verde, o camaleão-do-Iémen, o lagarto-de-cauda-espinhosa, o lagarto-com-chifres, entre outras. Cada uma tem sua particularidade na criação.
Não se esqueça de que os lagartos de estimação devem ser adquiridos de forma legalizada, com documentação emitida pelos órgãos responsáveis. Se ficou interessado no assunto, acesse o blog da Petz e confira mais informações sobre a criação de lagartos e outros animais! Aproveite também para fazer o quiz da Petz TV, testando seus conhecimentos sobre pets não convencionais!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…