Acordar, tomar café da manhã, escovar os dentes, ir para o trabalho… E repetir tudo de novo, todos os dias. Para nós, ter uma rotina pode parecer pouco empolgante, mas, ainda assim, ela é fundamental para o funcionamento adequado do nosso organismo. Mas e para o pet, como seria ter uma rotina de cachorro?
Para os cãezinhos, ter esses hábitos é ainda mais importante: eles são capazes de reduzir a ansiedade, proporcionando benefícios físicos e psicológicos. Portanto, é bom saber como e por que organizar a rotina de cachorro, para promover uma vida muito melhor a esses bichinhos.
Já imaginou despertar e não ter ideia de quando você vai comer, ter momentos de lazer ou sair de casa? É possível que tanta incerteza gere alguma ansiedade, não é mesmo?
De acordo com a médica-veterinária da Petz, Dra. Julia Andrade de Campos, é exatamente isso que acontece quando um cachorro não tem rotina. “Ele pode se mostrar hiperativo, pode destruir objetos ou até se automutilar por causa da ansiedade”, diz a veterinária.
Com a rotina (sabendo quando vai comer, passear e brincar), o cachorro se torna mais seguro e disciplinado, tem seu nível de estresse e ansiedade reduzido e, consequentemente, melhora a sua interação com o tutor.
Quando falamos da rotina de um cachorro de apartamento, os benefícios são ainda maiores, já que esses vivem em pequenos espaços e pouco saem para passear. Promovendo novos hábitos, é possível fazê-lo interagir melhor com outras pessoas, melhorar com as questões de higiene e a permanecer muito mais calmo e tranquilo.
O primeiro passo para começar a organizar o dia a dia do seu pet é fazê-lo conhecer e adaptar a sua própria rotina. Afinal, é você quem vai servir a comida dele, levá-lo para passear e brincar com ele. Por isso, o ideal é que os horários das atividades atendam às necessidades do pet, mas também se encaixem no seu dia a dia.
Uma boa dica, é iniciar esse processo quando o seu novo amiguinho ainda é pequeno. Organizando a rotina para cães filhotes, é muito mais fácil fazê-lo crescer seguindo novos hábitos e, por consequência, mais calmo e tranquilo.
A seguir, confira algumas dicas para organizar as principais atividades da rotina de cachorro.
Gostou das dicas de como organizar a rotina de cachorro? Acompanhe o blog e as redes sociais da Petz para ter mais ideias de como melhorar o dia a dia do seu amiguinho de quatro patas!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…