Assim como os seres humanos, os pets podem ter o próprio registro, sabia? Antes de tudo, o RG pet serve para identificar o animal com segurança, por meio de um número único, em que estão armazenadas as informações de cadastro do bichinho.
Por meio dele, é possível consultar o histórico de vacinas e outras atividades do animal. O RG pet garante sigilo total a respeito das informações cadastrais e informa dados sobre o vencimento de vacinas aplicadas ao tutor.
Pensando nisso, preparamos este artigo com mais informações sobre o registro do animal e os principais dados que os tutores precisam ter antes de realizar o cadastro.
Os tutores podem solicitar o RG pet grátis com o intuito de facilitar não só o registro do animal, mas também armazenar informações sobre a posse dele, para evitar disputas judiciais, facilitar o transporte em viagens e impedir casos de roubo ou fuga.
Na cidade de São Paulo, o RGA (Registro Geral Animal) é obrigatório por lei tanto para cachorros quanto para gatos com mais de três meses de idade. No entanto, para outros municípios e regiões, é recomendado procurar a prefeitura para ter mais informações.
Ao realizar o RG animal, o tutor recebe uma placa com o número de identificação do pet, que deverá ser presa na coleira permanentemente. Para realizar o registro em São Paulo, o tutor pode solicitar o documento on-line, por meio do Portal SP156, apresentando os seguintes documentos:
O tutor receberá o documento destinado ao animal por e-mail. Caso prefira, pode realizar a impressão do RG de cachorro ou gato para facilitar a conferência dos dados. É importante ressaltar que este é o principal documento de identificação do pet.
Em caso de perda ou roubo do RG pet, o tutor pode realizar a solicitação de uma segunda via nas Praças de Atendimento ou nos estabelecimentos veterinários credenciados. O número de identificação da segunda via é o mesmo do documento original.
O ato de realizar um RG pet é indispensável nos dias de hoje para garantir a segurança do animal e evitar preocupações para os tutores ou os responsáveis. Com o registro, é possível encontrar todos os dados a respeito do bichinho e estar sempre em dia com o calendário de vacinação.
Como não oferece custo algum ao tutor, o documento pode ser emitido facilmente nos estabelecimentos autorizados pela Prefeitura. Ao fazer o RG de pet, o responsável pelo animal está praticando a posse responsável, pois estará garantindo a segurança das informações do bichinho para a vida toda.
Portanto, em caso de desaparecimento do animal, a pessoa que encontrar o pet possui mais facilidade para entrar em contato com o tutor por meio das informações contidas no registro. Por isso, é sempre importante manter o registro de identificação na coleira ao realizar passeios e atividades fora do lar.
Além disso, uma boa dica para os tutores que vão realizar a emissão do documento para os pets é incluir o nome do responsável e um número de telefone para facilitar a localização do animal e o contato.
Além de solicitar o documento de identificação para cachorros e gatos, é preciso garantir que o pet receba todos os cuidados necessários. Portanto, estar atento ao calendário de vacinação e levá-lo para consultas periódicas é um grande exemplo de posse responsável para tutores.
O RG pet é um grande passo para a garantia do direito dos animais e a identificação de cada um deles. Além de contribuir com a posse responsável, o tutor estará garantindo, acima de tudo, a segurança do bichinho.
Agora que você já sabe como o registro do animal funciona e quais benefícios ele pode trazer para a vida não só dos pets como dos tutores, que tal conferir outros conteúdos exclusivos da Petz? Aproveite!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…