O betta é um peixe bem popular. Pequena e exuberante, a espécie costuma ser indicada para quem deseja conhecer o universo do aquarismo. Você procura um desses para levar para casa e gostaria de saber quanto tempo vive um peixe betta? Vamos esclarecer sua dúvida.
Antes, vale ressaltar que a expectativa de vida de qualquer pet depende muito dos cuidados que ele recebe. Apesar de o peixe betta ser considerado um escamoso tranquilo de cuidar, ele exige dedicação. Está preparado para proporcionar uma boa vida para o seu amigo nadador? Então, confira o artigo!
Para saber quanto tempo vive um peixe betta, é necessário pensar no habitat. Na natureza, ele é uma presa fácil de outros peixes carnívoros. Por isso, a espécie sobrevive bem mais em cativeiro.
Com todos os cuidados básicos, inclusive a manutenção dos parâmetros da água, seu pequeno amigo nadador pode viver uma média de cinco anos. Por isso, antes de adotar um betta, é importante se preocupar com o espaço em que ele vai ficar.
Ele precisa de um aquário com 10 L de água, pelo menos, para um ter conforto e comodidade. Quanto maior o recipiente, melhor é a qualidade de vida do peixe. Assim, também fica mais fácil de manter os parâmetros de água, garantindo a longevidade do seu pet.
Você sabia que o nome do aquário para o betta é beteira? Esse é um tipo de recipiente específico para a espécie. Ele está disponível em lojas especializadas, como a própria Petz.
As beteiras têm formatos, tamanhos e características diferentes. Elas são pensadas para abrigar somente um peixe, como o betta, que precisa ficar sozinho. Isso porque ele não convive bem com outros amigos da espécie.
Agora que você sabe quanto tempo vive um peixe betta, pode pensar nos cuidados essenciais para ele ter maior longevidade. Após escolher o melhor aquário, é importante pensar no local adequado para deixar o recipiente e nos acessórios.
O betta é um peixe de aquário que não é muito fã de sol. Então, escolha um ambiente sem luz direta, correntes de ar, barulho e cheiro forte. Ele é bem sensível e se estressa com facilidade, o que pode ser prejudicial para a saúde.
Investir em alguns acessórios, como plantinhas e pedras para o fundo do aquário, é uma boa pedida para seu amigo nadador se divertir um pouco. Lembre-se também de limpá-los com regularidade para manter o habitat em boas condições.
Além de manter o ambiente adequado, o líquido precisa ser trocado semanalmente. A orientação é substituir 25% por água da torneira e adicionar um condicionador próprio para aquários.
Outro ponto de atenção que você deve ter com o ambiente é manter a temperatura da água em 25ºC. Um aquecedor com termostato é o ideal para ajudar na verificação.
Por isso, sempre que for trocar a água da beteira, é importante atentar-se para esse detalhe. Afinal, você não quer que seu amigo tenha um choque térmico e desenvolva complicações, não é mesmo?
Como mencionado, quanto tempo vive um peixe betta depende da qualidade de vida do pet. Por isso, um cuidado básico diz respeito à dieta do seu amigo. Então, é hora de descobrir como alimentar peixe de aquário.
É comum que alguns aquaristas procurem saber o que o peixe betta come. A resposta é simples, pois ele precisa de uma ração específica para a espécie. O alimento, que pode ser em flocos ou bolinhas, oferece todos os nutrientes que o peixe necessita diariamente para o desenvolvimento e a manutenção da saúde.
A quantidade de ração para peixe betta também deve ser moderada. O ideal é alimentá-lo duas vezes ao dia com somente uma pequena porção. Isso é o suficiente para deixá-lo forte, com muita energia para nadar bastante.
Cuidado com os restos de ração na água após as refeições, pois os flocos se decompõem e podem causar o óbito do peixe. Por isso, é importante oferecer pouca comida e manter o aquário limpo.
Com o espaço em ordem e a alimentação adequada, o próximo passo é ficar atento aos sinais de saúde do betta. Quando adoece, o peixe passa por mudanças tanto comportamentais quanto físicas. Algumas das que merecem a sua atenção são:
Como mencionado, o betta é um peixe resistente e fácil de cuidar. No entanto, fique atento às necessidades básicas e não ignore nenhuma mudança de comportamento ou aparência do corpo.
Para garantir a longevidade do seu amigo, converse com um veterinário especialista sempre que notar algo diferente. Somente um profissional pode orientar você da melhor forma.
Todos esses cuidados são essenciais para o bem-estar do seu pequeno nadador. Agora que você já sabe quanto tempo vive um peixe betta, que tal ver outros conteúdos sobre o mundo aquático? Acompanhe os artigos aqui, no blog da Petz, para mais dicas
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…