Um aspecto bastante difundido a respeito dos roedores é a capacidade de reprodução. De fato, algumas espécies de hamster são capazes de ter até quase uma dezena de filhotes por ninhada. Porém, quanto tempo dura a gestação de um hamster? A partir de quando a fêmea pode procriar novamente?
Para te ajudar com essas respostas, o blog da Petz preparou um conteúdo incrível sobre o tema. Contamos com a explicação dos especialistas da área técnica de Safári da Petz para algumas das principais dúvidas sobre a reprodução do hamster. Vamos lá?
De acordo com os especialistas, o hamster torna-se capaz de procriar a partir do momento em que atinge a maturidade sexual, o que costuma ocorrer por volta dos 60 dias de vida dele. Ou seja, a partir de 2 meses de idade, já pode ocorrer uma gestação de hamster de maneira segura.
Antes de falar sobre quanto tempo dura a gestação de um hamster, uma coisa interessante destacar é que, em geral, o animal costuma ser posto à venda justamente a partir dos 60 dias. Assim, ao levar o hamster de estimação para casa, é bem provável que ele já seja capaz de procriar.
Além de atingir a maturidade sexual com poucos meses de vida, outro fator que contribui para a fama de “grande reprodutor” desse roedor é a alta frequência dos cios.
Para ter uma ideia, uma fêmea de hamster pode entrar no cio a cada 3 ou 4 dias, que podem durar entre 4 a 24 horas, tempo suficiente para ocorrer a fecundação.
Em tempo, para haver a fecundação, evidentemente, é preciso que ocorra a cópula, o que não é tão simples quanto parece. Nesse sentido, lembre-se de que o hamster é um animal bastante territorialista. Assim, não é sempre que a fêmea aceita a monta.
Em geral, isso tende a acontecer com mais frequência em viveiros neutros, isto é, que não pertençam nem ao macho nem à fêmea, o que diminui a disputa pelo espaço.
O tempo de gestação de um hamster varia de acordo com a espécie. “Para um hamster-sírio, a gestação costuma ser de 14 a 16 dias. Já para um hamster-chinês, ela costuma ser mais longa, em torno de 20 dias”, dizem os especialistas da Petz.
Ainda de acordo com a equipe técnica, os sinais que uma hamster grávida comumente apresenta se tornam mais aparentes somente no final da gestação. Entre eles, destaca-se que a mãe costuma ficar mais gordinha, com sede e fome.
Além disso, as fêmeas nessa condição tendem a ficar mais sensíveis, evitando o toque e o manejo. Por fim, um dos últimos sinais de uma gestação em curso são os mamilos aparentes, indicando que o corpo da fêmea está se preparando para cuidar dos hamsters filhotes.
Agora que você já tem a resposta de quanto tempo dura a gestação de um hamster, é importante entender como o parto funciona para ajudar a sua amiguinha da melhor forma. Assim como acontece com outros animais, o parto ocorre de maneira natural, em geral, sem a necessidade de intervenções por parte do tutor ou de um médico-veterinário.
Entretanto, é importante garantir que, especialmente nesse momento delicado, a fêmea tenha alguns cuidados básicos reforçados, tais como higienização da gaiola, ampla disponibilidade de água e comida, pois ela precisará de bastante energia.
“Pensando na saúde da fêmea e dos filhotes, o macho precisa ser afastado e colocado em outra gaiola”, recomendam os especialistas. “A fêmea torna-se muito protetora com os filhotes, e conflitos irão acontecer caso isso não seja feito”, completam.
Tomado esse cuidado, procure deixar a mãe e o filhote os mais tranquilos possíveis, já que o parto é bastante estressante para ela, de modo que o manejo não é indicado no período.
Assim como quanto tempo dura a gestação de um hamster, a média de filhotes por ninhada também depende da espécie. Segundo os especialistas, um hamster-sírio pode ter de quatro a oito filhotes por ninhada, embora, em alguns casos, possam nascer mais de dez filhotes.
Já o hamster-chinês tem uma quantidade um pouco menor de filhotes: em média, nascem de quatro a seis hamsters por ninhada. Após o parto, a fêmea torna-se apta a procriar novamente depois de 45 dias.
Conforme explica a equipe técnica da Petz, os hamsters procriam com muita facilidade, sendo que as ninhadas se desenvolvem rapidamente, atingindo a maturidade sexual de maneira acelerada.
Isso dificulta o controle e, consequentemente, a tarefa de promover o bem-estar de todos os animais. Diante dessas dificuldades, não é recomendado tentar fazer a procriação de hamsters em casa, tanto para fins comerciais quanto para qualquer outro motivo.
Gostou de saber quanto tempo dura a gestação de um hamster? Para conferir mais conteúdos como este, acompanhe o blog da Petz! Para garantir tudo o que o seu amigo precisa, visite nossa loja on-line!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…