Quais peixes podem viver juntos no aquário sem brigas?
Publicado em 17 de julho de 2024Tempo de leitura: 5min
Você já decorou o seu tanque e só falta adicionar os moradores? Esse momento pode gerar várias dúvidas. Afinal, existem tantas espécies lindas, que fica difícil escolher. Além disso, é preciso saber quais peixes podem viver juntos no aquário pacificamente.
Imagine a frustração ao colocar os animais no tanque e eles começarem a brigar. Para evitar esse problema, veja quais tipos de peixes de aquário podem morar juntos. Fique atento aos detalhes para ter um ambiente aquático harmônico em casa.
Por que é importante saber quais peixes podem ficar juntos?
Viver em um ambiente tranquilo é muito importante para a saúde de qualquer ser vivo. Habitats competitivos podem deixar os animais mais estressados e preocupados com a própria sobrevivência, por exemplo.
Entender quais peixes podem viver juntos no aquário é importante não apenas para evitar brigas, mas também para manter o pH e a temperatura da água em níveis adequados a todos. Além disso, espécies diferentes têm dietas diversas, portanto, um estilo de alimentação não pode afetar o outro.
Portanto, antes de adquirir vários animais de espécies diferentes, é importante entender quais peixes podem viver juntos no aquário. A seguir, confira quais fatores considerar ao montar um tanque em casa.
Temperamento
Não coloque peixes territorialistas, pois eles podem brigar uns com os outros. Antes de escolher, avalie a vida dos animais para identificar se eles são calmos e podem morar juntos ou se competem pelo território.
Na hora de avaliar quais peixes podem viver juntos no aquário, também é preciso considerar o tamanho da estrutura: se o tanque for grande e tiver bastantes plantas, com barreiras visuais e físicas, os animais terão onde se esconder, por exemplo. Isso pode deixar os pets mais calmos.
Isso é interessante se você quiser colocar peixes territorialistas no mesmo ambiente. Quanto maior for o local e quanto mais acessórios ele tiver, menor é a chance de briga. Por isso, na hora de escolher os nadadores, considere a decoração do aquário.
Comportamento alimentar
O comportamento dos animais também deve ser considerado na hora de escolher os peixes que podem viver juntos no aquário. O Acará-disco e o Acará-bandeira, por exemplo, são animais amazônicos que vivem em um pH muito semelhante. Porém, eles têm hábitos alimentares completamente opostos.
O Acará-disco é um peixe de aquário muito tranquilo que demora para comer. A ração é depositada na água e afunda. Ele vai até lá com muita calma. Já o Acará-bandeira é agitado e ingere tudo rapidamente.
Assim, pode não ser muito interessante deixar esses peixes juntos em um aquário. Embora eles possam viver na mesma água (pensando no pH), apresentam hábitos alimentares diferentes que podem dificultar os cuidados diários.
Agressividade
Qual peixe pode viver no mesmo ambiente que o Betta? Esse animal é conhecido pela agressividade. Entretanto, é preciso deixar claro que o maior problema é entre os machos da mesma espécie.
Se você tiver um espaço grande com nadadores pacíficos, é possível deixar o Betta no mesmo ambiente que os demais. Porém, se ele viver com outro peixe agressivo, eles podem brigar e machucar um ao outro.
Anote: o Betta convive bem com os peixes poecilídeos: Lebiste, Plati, Espada e Molinésia. Esses animais têm um comportamento tranquilo. Além disso, todos podem viver em uma água com características químicas semelhantes.
Não é só o Betta que é agressivo. Os ciclídeos — Barbo Sumatra, Oscar, Acará-do-congo, Jack Dempsey, Miguelinho ou Bucktooth Tetra e Labeo Bicolor, em geral, também são. Portanto, evite colocá-los com outros peixes.
Peixes que podem ficar juntos
A seguir, você encontra algumas sugestões de quais peixes podem viver juntos no aquário. É interessante pensar em três divisões: pets de superfície, meio e fundo. Vale colocar no mesmo ambiente os animais que preferem habitar a mesma área.
Peixes de superfície
Eles preferem nadar e viver na superfície da água. Todos abaixo são pacíficos: você só precisa escolher aqueles que mais agradam, conforme as suas preferências.
- Molinésia, Lebiste, Plati: pH entre 7 e 8, temperatura entre 22ºC e 28ºC;
- Neon e Rasbora-arlequim: peixes de cardume que precisam ficar entre pelo menos oito indivíduos para que se sintam seguros; pH entre 5 e 7, temperatura entre 22ºC e 25ºC.
Peixes da região central
Esses peixes ficam preferencialmente no meio do aquário. Eles são considerados “joias” por serem muito bonitos e elegantes enquanto nadam, além de povoarem a região do tanque que mais chama a atenção.
- Gouramis, Kribensis, Papilocromis: pH entre 6 e 8, temperatura entre 24ºC e 26ºC;
- Acará-bandeira: pH entre 6 e 8, temperatura entre 24ºC e 30ºC. Como é um peixe maior do que os outros, só é indicado para aquários com 75 L ou mais.
Peixes de fundo
Esses peixes representam a equipe de limpeza do aquário. Eles mantêm o fundo limpo, pois se alimentam das sobras dos outros. Mesmo assim, devem receber alimento específico de qualidade para não ficarem desnutridos e doentes.
- Coridoras e Limpa-vidro: pH entre 6 e 8, temperatura entre 20ºC e 22ºC;
- Cobrinha Kuhli: pH entre 5,5 e 7, temperatura entre 24ºC e 30ºC;
- Dojô: pH 7 e temperatura de 22ºC.
Agora que você já sabe quais peixes podem viver juntos no aquário, chegou o momento de ter um tanque com lindos nadadores em casa. Nas lojas da Petz, os profissionais estão sempre prontos para ajudar. Confira, no catálogo, os melhores produtos para aquarismo — tanto para enfeitar o tanque, quanto para alimentar os pets. Aproveite!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário