Você sabe se porquinho-da-índia pode comer maçã? Uma das frutas mais consumidas no Brasil, a maçã é rica em nutrientes como fibras, vitamina C e diversos minerais, auxiliando na redução do colesterol, no controle da diabetes e na melhora da função cerebral, à medida que evita os danos celulares.
Entretanto, é sabido que nem tudo que é bom para nós pode ser oferecido aos pets. Isso porque, com um organismo diferente do nosso, eles também podem reagir a certas substâncias de maneira diferente.
Pensando nisso, preparamos este artigo para responder se o porquinho-da-índia pode comer maçã e, em caso afirmativo, quais são os cuidados que você deve ter ao servir essa e outras frutas. Confira a seguir.
Não faz mal dar maçã para o porquinho-da-índia. De acordo com os especialistas da área técnica de animais silvestres e exóticos da Petz, o porquinho-da-índia pode comer maçã, e a fruta pode ser oferecida sem problemas, desde que sejam observados alguns cuidados importantes.
Em primeiro lugar, o porquinho-da-índia pode comer maçã e outras frutas apenas se possuir mais de seis meses. Antes disso, ele tem mais dificuldade de digerir a frutose, o que pode causar gases, cólicas, entre outros desconfortos gastrointestinais.
É preciso destacar que, independentemente da idade do animal, o excesso de frutose, além de causar gases, também contribui para o ganho de peso. É indicado oferecer maçã e outras frutas para porquinho-da-índia apenas como brinde, dando preferência, na dieta, a legumes e verduras permitidas.
Além do cuidado para não exagerar na quantidade, a maneira como é feita a higienização também é fundamental para garantir a segurança do alimento. Assim como fazemos antes de consumir uma maçã, é preciso lavá-la bem em água corrente.
Em caso de uso de produtos químicos desinfetantes, como aqueles à base de hipoclorito de sódio, é preciso enxaguá-los bem para remover todos os resíduos, evitando intoxicações por parte da comida para porquinho-da-índia.
Muitos tutores desses roedores podem se perguntar quais frutas o porquinho-da-índia pode comer. Como regra geral, para saber se o porquinho-da-índia pode ou não comer determinada fruta com casca, os especialistas dizem que é possível usar nosso próprio consumo como parâmetro.
Normalmente, alimentos que podem ser consumidos por nós com casca também podem ser oferecidos ao pet da mesma forma. Caso contrário, é mais indicado descascá-los. No caso da maçã, o melhor é servi-la como petisco, para consumo imediato, utilizando-a, por exemplo, como recompensa ao ensinar truques.
Mas atenção! Remova todas as sementes da maçã antes de servir a fruta ao porquinho-da-índia! Isso porque, para além do risco de engasgo comum a toda oferta de fruta com sementes, as da maçã ainda são perigosas por conterem cianeto, uma substância tóxica.
Vale destacar, ainda, que de nada adianta tomar todos esses cuidados e deixar alimentos frescos por muito tempo na gaiola, onde podem estragar e atrair insetos. Os alimentos para porquinho-da-índia não consumidos em até duas horas devem ser removidos para garantir a higiene do espaço.
Ao contrário do que acontece em relação à saúde humana, quando o assunto são porquinhos-da-índia e outros pets, quase não há estudos buscando relacionar os benefícios de determinados alimentos para a saúde deles.
Entre os benefícios conhecidos da maçã para a espécie está o aporte de vitamina C. Também chamada de ácido ascórbico, a substância — que não é sintetizada pelo organismo do pet — participa de uma série de reações bioquímicas das células, participando de diversas funções que vão desde o combate aos radicais livres até os processos de cicatrização, passando pela absorção de ferro.
A doença associada à deficiência de vitamina C é o escorbuto, tendo como principais sintomas a falta de apetite, perda de peso, fraqueza, inflamação das gengivas, hemorragias, cicatrização lenta, fraqueza e resposta imunológica fraca. Em caso de suspeita, leve seu amigo o quanto antes para um check-up veterinário.
Ainda a respeito do aporte de vitamina, tenha em mente que, embora ajude, a oferta de frutas, verduras e legumes não costuma ser suficiente para suprir todas as necessidades da espécie.
No entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar na quantidade, haja vista que algumas frutas e legumes podem causar gases. Para além de alimentos naturais, é fundamental apostar em uma ração de porquinho-da-índia de qualidade, de preferência do tipo premium, que é enriquecida com ácido ascórbico.
É importante considerar que nem sempre as deficiências vitamínicas são causadas pela ingestão deficitária de nutrientes. Elas também podem estar associadas à má absorção provocada por alterações, como diarreias. Portanto, antes de mudanças na dieta do seu amigo, é sempre recomendado consultar um médico-veterinário.
Agora que você sabe se porquinho-da-índia pode comer maçã e qual a maneira adequada de oferecer o alimento ao pet, que tal conhecer os outros conteúdos exclusivos da Petz? Aproveite!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…