Bem-Estar

Por que os cachorros lambem? É hora de descobrir!

Não precisa ser o maior dos fãs de cachorros para saber o quanto esses bichinhos são expressivos. Além do latido, eles manifestam várias emoções através de movimentos do corpo seja inclinando a cabeça, abanando o rabo ou lambendo! Acompanhe nossas dicas e entenda porque os cachorros lambem!

Sim, as lambidas dos cachorros podem significar uma porção de coisas, conforme o contexto em que acontecem. Nossos amigos de quatro patas lambem, basicamente, para se expressar, para conversar entre si e com os humanos.

Mas, além de ser um dos componentes da linguagem canina e associada à uma manifestação de carinho, as lambidas também podem indicar estresse ou a presença de algumas doenças. Por isso, fique atento para decifrar direitinho a mensagem do seu pet.

Lambidas: uma ação, muitas mensagens

Como já sabemos, os cães são super curiosos e possuem sentidos bastante aguçados. A língua, nesse contexto, é um dos instrumentos que eles usam para interagir com o mundo tanto para descobrir as coisas como para transmitir mensagens.

Confira nossa lista com algumas explicações de porque os cachorros lambem as pessoas e outros animais:

  • Afeto: conhecida como “beijo canino”, a lambida é uma das principais formas de os cães manifestar afeto;
  • Submissão: nas matilhas, é comum que os cães mais submissos lambam os mais dominantes em um sinal de respeito, o que indica porque os cachorros lambem uns aos outros;
  • Fome: os filhotes costumam lamber a mãe, sobretudo na região da boca, buscando comida;
  • Investigação: muitas vezes nossos companheiros passam a língua objetos novos para eles ou pessoas desconhecidas. É uma forma de buscar as substâncias que indiquem as intenções daquilo que ainda é estranho,
  • Limpeza: as cadelas costumam lamber os filhotes para limpá-los, mas se o seu cão estiver se lambendo demais, talvez seja bom levá-lo ao centro de estética da Petz para um bom banho.

Sinais de atenção com as lambidas dos cachorros

Em geral, como vimos, lambeduras eventuais são inofensivas, mas há casos que exigem atenção e devem ser investigados por um médico-veterinário:

  • Lambedura excessiva ou compulsiva: muitos tutores se perguntam por que os cachorros lambem as patas ou outras partes específicas do corpo. Se mesmo depois de um bom banho o seu amigo seguir se lambendo de maneira compulsiva, procure ajuda de um veterinário. Alergias, problemas gástricos, estresse ou doenças de pele podem estar causando o problema, que também pode se manifestar como lambedura excessiva do chão ou de um objeto;
  • Focinho: muitas vezes os cães limpam o focinho com lambidas, principalmente quando são expostos a cheiros novos. Mas, se essas lambidas forem excessivas, podem ser sinal de que há algo obstruindo as narinas do animal ou algo causando aumento da secreção nasal;
  • Lambendo o ar: uma coisa é o cão ficar ofegante, excitado, e parecer lamber o ar. Outra coisa é ele fazer movimentos repentinos de lambedura, sem um alvo aparente. Nesse segundo caso, as lambidas constantes podem indicar náusea e, se acompanhadas de outras alterações, podem até ser um indício de problemas neurológicos. Filme os episódios e procure um médico-veterinário.

Agora que você já é um bom entendedor das lambidas do seu cãozinho, vale a pena ficar de olho em mais informações incríveis sobre o mundo dos bichinhos de estimação aqui no blog da Petz! Acompanhe!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

24 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago