Bem-Estar

Por que cachorros correm atrás de carros?

Você já deve ter visto na rua um cãozinho desesperado latindo para um veículo ou, quem sabe, até o seu peludo já fez ou faz isso. Mas por que cachorros correm atrás de carros? Não há uma explicação científica, mas alguns motivos podem justificar a atitude do pet.

Para tentar entender esse comportamento repentino dos cães, vamos separar algumas possíveis causas. Se o seu cachorro está perseguindo automóveis, talvez ele possa se encaixar em alguma delas. Acompanhe.

Possíveis causas para o comportamento

Como dito anteriormente, não há uma razão científica que explique por que cachorros correm atrás de carros. Vale lembrar que não são todos os cães que têm esse comportamento ao se deparar com um veículo em movimento na rua. Alguns deles simplesmente não ligam para isso e continuam o que estão fazendo tranquilamente.

Separamos aqui algumas possíveis causas que podem ajudar a entender o comportamento dos cachorros corredores. Confira:

Instinto primitivo

A origem dos cães conta que eles eram predadores, com instinto de perseguir “suas caças”. Ainda que um carro não seja uma presa, na cabeça do cachorro, talvez possa ser.

Então, ao observar um carro em movimento, o cachorro sai correndo para tentar prender sua caça daquele momento. Obviamente, isso  não acontece, mas também não abala a confiança do peludo, que ao se deparar com outro veículo, corre novamente.

Medo

Muito parecido com a questão anterior, o medo pode ser uma causa muito comum para explicar por que cachorros correm atrás de carros. O cãozinho pode sentir pânico ao se deparar com um veículo barulhento, que se movimenta e é bem maior que ele. 

Sua reação de defesa e proteção do seu território é latir e correr na direção do veículo para que ele se afaste. E isso, de uma certa maneira, acaba dando certo, pois o carro vai embora. O cão imagina que isso tenha acontecido por causa da atitude dele e vai se repetir todas as vezes. 

Cães de fazenda e pastoreio

As raças que costumam viver nas fazendas, sendo cães de pastoreio, não perdem esse costume de uma hora para outra. Quando estão nas cidades ou até mesmo nos campos e veem um carro, eles acreditam que seja necessário pastorear-lo. 

Novamente, como o carro se movimenta, o cãozinho acredita que sua atitude deu certo e, mais que isso, que ela é necessária. Então, todas as vezes que encontrar um veículo andando, vai persegui-lo latindo. 

O que fazer se o cachorro persegue carros?

Existem algumas atitudes, tanto do motorista como do tutor, que podem ajudar o cão a parar com esse hábito. Vamos descobrir!

Se você é o motorista…

Se você é o motorista, no instante em que percebe que há um cão correndo atrás do seu veículo, pare o carro aos poucos, se possível. Isso quer dizer que se estiver em uma rua tranquila, o melhor a fazer é estacionar até que o cachorro pare de correr e latir. 

Dessa forma, o por que cachorros correm atrás de carros será resolvido de uma maneira simples: o cão perceberá que a “presa” não está correndo ou que seu pastoreio não está dando certo. 

Se você é o tutor…

Se o seu cãozinho, durante o passeio, quer correr atrás dos carros, é necessário repreendê-lo. Diga “não” quando ele tentar sair correndo, e, conforme, ele ficar parado, dê petiscos e faça elogios.

No caso do medo ser por que o cachorro corre atrás de carros, o método deve ser outro. Você precisa mostrar a ele que veículos e motos não oferecem perigo. Faça isso quando encontrar automóveis e motocicletas parados, dizendo palavras que incentivem o cão a ter um bom relacionamento. 

Cachorro perseguindo motos

Os motoqueiros são as vítimas favoritas das perseguições de cachorro. É muito comum uma motocicleta entrar na rua e o cão começar a perseguir a moto, não é? Os motivos e como resolver esse problema são os mesmos para os veículos: repreender e recompensar com agrados. 

Essa é apenas uma das curiosidades sobre cachorro e os comportamentos que eles podem ter. Talvez não seja claro entender rapidamente por que o cachorro corre atrás de carros, mas seu amigão aos poucos vai mostrar a razão que o leva a fazer isso.

Se você gostou e quer conhecer mais algumas, continue acompanhando os conteúdos do blog da Petz. Aqui, temos muitas informações que vão ajudar no dia a dia com seu peludo!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

21 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

1 dia ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

4 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

5 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

5 dias ago