Dentre as picadas de inseto mais frequentes no dia a dia, a de marimbondos é certamente uma das mais dolorosas. Por isso, se você convive com um pet curioso que não perde a oportunidade de perseguir esses bichinhos, fique atento: é natural se preocupar com os possíveis efeitos da picada de marimbondo em cachorro.
Conforme explica a Dra. Juliene Moura de Oliveira Silva, médica-veterinária, a picada de marimbondo em cachorro representa risco leve a moderado. Contudo, é importante ficar atento, já que fatores como a sensibilidade de cada pet e a quantidade de picada de inseto em cães podem tornar o caso mais grave e até fatal.
Em geral, os sintomas de picadas em cachorro por diferentes insetos são muito parecidos. Entre eles, alguns dos principais são inchaço, coceira e dor na região da picada.
Em casos mais graves, a picada de insetos em cães tem sintomas diferentes, como vômitos, tremores e salivação. Ao observar qualquer um desses sinais, procure um médico-veterinário.
Uma vez que as picadas de marimbondo em cachorro ocorrem principalmente quando o pet tenta cheirar ou apreender o inseto, o focinho é uma das regiões mais afetadas. Porém, também é comum que as mordidas ocorram nos membros do cão, como as patas dianteiras.
Apesar de bastante dolorida, a picada de inseto em cachorro nem sempre traz consequências graves para a saúde do cachorro. Alguns fatores, contudo, favorecem o risco de problemas:
“Alguns fatores individuais podem influenciar na gravidade das reações sistêmicas, como idade, doenças respiratórias e cardíacas, e doenças alérgicas preexistentes, como a atopia”, destaca a Dra. Juliene.
Cães que passam mais tempo ao ar livre estão mais sujeitos a sofrer com as picadas de marimbondo e de outros insetos. No entanto, eles também podem acabar entrando dentro de casa.
Nesse sentido, higienize o ambiente com regularidade e procure manter as lixeiras sempre fechadas. O odor de materiais orgânicos, como frutas, pode acabar atraindo esses e outros insetos.
Por fim, se você mora num local com grande incidência de marimbondos, uma dica é apostar em telas na janela. Já se o problema é um vespeiro nas proximidades, entre em contato com o órgão competente em sua cidade.
Se você presenciou seu amigo de quatro patas sendo picado por um marimbondo, observe-o atentamente. Inchaço na região dos olhos, boca, orelha, edema generalizado na pele do pet, além de coceira e agitação, são sintomas preocupantes que exigem atenção veterinária imediata.
Especialmente no caso de picadas de inseto no olho do cachorro e na região da face, elas podem causar edema na orofaringe, dificultando a respiração. Portanto, procure uma clínica de pronto-atendimento com urgência.
O tratamento visa controlar a reação alérgica. Para isso, podem ser utilizados anti-histamínicos e corticoides. Lembrando que você nunca deve usar qualquer medicamento sem prescrição veterinária!
A picada de marimbondo em cachorro pode ser grave, então procure ajuda especializada, como os centros da Petz. Assim, seu bichinho será tratado da forma correta e mais rápida possível!
Construir ou reformar uma área de lazer quase sempre dá trabalho, mas o resultado é…
Ao adotar um novo pet, uma das primeiras dúvidas é como batizar o animal. Nesse…
Se está pensando em adotar ou já adotou esse pequeno roedor, chegou a hora de…
Decidiu adotar um felino? Pode ser difícil definir como batizar o pet, não é? Há…
Os gatos são animais incríveis, que conquistaram os corações de muitos tutores. Quem ama os…
Você é o mais novo tutor de um passarinho, mas ainda não sabe qual nome…