Bem-Estar

Picada de aranha em gato: como tratar o bichano?

Um bichano alegre, brincalhão e curioso é sempre uma boa notícia, já que indica saúde e felicidade. Porém, comportamentos estranhos e desanimados podem sugerir que algo não está certo, como a picada de aranha em gato, por exemplo.

Como os aracnídeos são muito comuns tanto no campo quanto na cidade, todo peludo está sujeito a essa situação. Assim, é essencial conhecer as medidas emergenciais para a picada de aranha em gato. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e aprenda como proteger seu pet. 

Aranhas: um perigo para os pets?

Diz o ditado que a curiosidade mata o gato. Então, será que os aracnídeos realmente representam um perigo tão grande assim ao pet? Como identificar picada de aranha? Quem explica melhor esse tópico é a  médica-veterinária da rede Seres, Dra. Juliene Moura. 

Ela diz que algumas das espécies comuns nos lares brasileiros, como aranhas papa-moscas ou aranhas-saltadoras, não representam perigo. Por isso, se perceber picadas de aranhas como essas no seu bichano, fique despreocupado. 

“A gravidade do caso está relacionada à picada da aranha-marrom, do gênero Loxosceles. O risco é considerado moderado no caso da aranha armadeira, de nome científico Phoneutria nigriventer”, explica a profissional. Para conhecer melhor essas espécies, confira os detalhes abaixo. 

  • Aranha-marrom: é bem pequena, atingindo no máximo três centímetros de comprimento. Porém, não se deixe enganar pelo tamanho! Essa espécie é muito venenosa e um dos tipos que mais causam acidentes no Brasil. Não costuma ser agressiva, mas ataca se sente ameaçada. A picada pode levar à necrose da região afetada e outros problemas, por isso, é necessário ter cuidado com a picada de aranha-marrom em gato;
  • Aranha-armadeira: é uma espécie relativamente grande, atingindo até 15 cm. É bastante agressiva, mas bem menos venenosa. A picada causa muita dor e incômodo, porém não costuma gerar grandes complicações.

As duas espécies acima são as mais comuns no caso de picada de aranha em gato. Entretanto, mais importante que identificar a espécie agressora, é buscar ajuda de um veterinário assim que você perceber que seu bichano foi mordido. 

Picada de aranha em gato: sintomas

Perceber que seu amigo está precisando de ajuda é o primeiro passo para uma recuperação de sucesso. Nesse sentido, é essencial identificar picada de aranha em gatos, sintomas e outros sinais. Abaixo, separamos as principais reações que uma mordida causa. Fique atento! 

  • Vermelhidão;
  • Dor;
  • Inchaço;
  • Coceira;
  • Tremores;
  • Vômitos.

Vale destacar que os mais graves sintomas de picada de aranha, como tremores, ocorrem apenas quando a aranha é muito venenosa. De qualquer forma, se o bichano apresenta algum dos sinais acima, e você desconfia que ele foi mordido, procure auxílio veterinário rapidamente. 

Tratamento para a picada em gato

Ao receber um gato picado por aranha, o veterinário realiza exames clínicos, analisando a área afetada e outros sintomas que o peludo apresenta. A Dra. Juliene explica que, diferente do tratamento em humanos, o soro antiloxoscélico não existe para uso veterinário. 

Nesse sentido, o tratamento é realizado com base nos sinais clínicos. “O uso profilático de fluidoterapia e diuréticos é recomendado para evitar lesão renal mais grave e acúmulo de hemoglobina nos túbulos renais”, explica. 

Já a ferida é tratada com a aplicação de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos. Ou seja, esse processo é delicado e precisa de um acompanhamento profissional.  

Por que evitar remédio caseiro?

Como vimos, a picada de aranha em gato pode trazer consequências graves para os bichanos. Entretanto, vale destacar que remédios caseiros nunca devem ser utilizados para resolver esse problema. 

Esse tipo de tratamento não tem eficácia comprovada nem contém nenhum controle científico, como quantidade, dosagem e frequência de utilização. Além disso, muitos dos supostos “remédios caseiros”, como vinagre ou suco de limão, causam irritação no peludo, levando a mais complicações. 

Lembre-se de que a saúde do seu pet é um assunto sério, por isso, deve ser tratada com todo o cuidado necessário. Portanto, nunca dispense a ajuda de profissionais qualificados para reverter qualquer tipo de problema com o seu peludo. Dessa forma, você proporciona ainda mais segurança e bem-estar ao bichinho!

Agora que você já sabe mais sobre picada de aranha em gato, pode agir rapidamente em caso de emergência. Lembrando que os Centros Veterinários Seres são parte de um projeto da Petz que oferece o que há de melhor na medicina veterinária para seu mascote. Faça uma visita à unidade mais próxima!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

1 hora ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

6 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago