“Periquito pode comer pão?”. Esta é uma das dúvidas mais comuns para as pessoas que estão começando a cuidar de pássaros. Mas será que a dieta deles é semelhante à dos humanos e eles podem comer essa comidinha sem ter nenhuma complicação à saúde?
Por mais que alguns tutores se sintam tentados a oferecer o que estão comendo aos animais, é importante conhecer a alimentação do periquito e evitar equívocos. Para te ajudar, vamos responder sua pergunta e dar dicas para diversificar as refeições do seu companheiro. Confira a seguir!
Apesar de o pão ser um alimento comum na vida das pessoas, ele pode causar complicações no organismo animal. Até mesmo em outras espécies, como a canina, é recomendado evitar o consumo, já que ele possui baixo valor nutricional e pode ocasionar o aumento de carboidratos e açúcar.
Então, se você está se perguntando se periquito pode comer pão, a resposta é não. De acordo com especialistas, o pão possui substâncias nocivas aos pequenos. O trigo é apenas um dos ingredientes, mas, no geral, as receitas dos diversos tipos levam conservantes, emulsificantes e outros toques mais industrializados.
Farinha de trigo, água, açúcar, sal e fermento biológico parecem ingredientes inofensivos à primeira vista. Mas você sabia que o fermento pode causar estufamento? Isso mesmo. A substância pode provocar incômodos e, dependendo da quantidade, aumento de gases no estômago.
No caso de pães industrializados, o açúcar é o segundo ingrediente em maior proporção. Esse elemento por si só já deve ser evitado na dieta dos animais porque pode contribuir para o desenvolvimento da obesidade e de diabetes.
É comum que muitos tutores pensem que periquito pode comer pão porque, a curto prazo, as consequências não são evidentes. Com o passar dos anos, porém, a saúde começa a apresentar alguns sinais que foram corroborados pelo consumo diário de pão.
Conforme mencionamos, o açúcar presente na receita não traz benefícios. Pelo contrário, o excesso pode ocasionar hiperglicemia. Por isso, a restrição de carboidratos na dieta é importante como tentativa de controlar o nível dessa substância no sangue.
Outros efeitos vistos com mais facilidade são problemas de pele e perda de penas. Caso a alimentação esteja sendo pouco nutritiva no geral, o tecido subcutâneo tende a ficar irritado e as penas caem. Contudo, com uma nova dieta, a plumagem cresce novamente.
Como não é recomendado oferecer pão para periquito, talvez você esteja se perguntando o que pode substituir esse alimento. A substituição não deve ser feita por semelhantes, como biscoitos, bolachas e torradas. Estes também possuem ingredientes ultraprocessados que não devem ser ingeridos.
A troca precisa ser feita por outras comidas seguras e próprias para as aves. Por isso, se está na dúvida sobre o que periquito pode comer, vale a pena consultar um especialista antes de organizar a dieta do seu companheiro. Apesar de terem alimentações parecidas, as aves têm diferenciais no organismo.
Alguns petiscos que podem ser ingeridos sem causar complicações são grãos, já presentes na dieta, e alguns legumes ou frutas. A quantidade deve ser pequena, pois são oferecidos apenas como um agrado durante o dia. Entre eles estão a banana, a maçã, o espinafre, o brócolis e as sementes de abóbora e girassol.
Caso prefira oferecer outros petiscos que são consumidos por humanos, lembre-se de consultar um especialista e de se atentar a alguns detalhes. Por exemplo, as comidas feitas com derivados do leite podem causar dores intestinais, e as que levam abacate devem ser evitadas ao máximo, já que a fruta é tóxica para eles.
Depois de saber se periquito pode comer pão, é hora de falar do restante das comidas. A alimentação dos periquitos que vivem em ambientes domésticos é a base de ração para aves. São três tipos que podem compor a dieta: fareladas, peletizadas, extrusadas. As principais características delas são:
A comida para periquito pode ser escolhida para ver a adaptação e depois ir variando. O principal cuidado deve ser tomado com as rações feitas com um mix de sementes. Isso porque alguns pássaros podem escolher apenas os mesmos grãos, como a semente de girassol, e não comer as demais, deixando nutrientes em falta.
Para complementar a dieta com frutas e verduras, é importante ter cautela com as quantidades. No caso das frutas, o ideal é descascá-las e retirar as sementes. Para as verduras, a recomendação é oferecer as de coloração verde-escura, que são ótimas para a manutenção intestinal.
Agora não há mais dúvidas se periquito pode comer pão, e você já sabe como melhorar a alimentação do seu pequeno amigo. Para adquirir comidas seguras, basta conferir as opções do pet shop on-line da Petz. Aqui, você esclarece diversas questões sobre as aves e ainda encontra tudo o que elas precisam!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…