Categories: Bem-Estar

Parasitas em animais no verão: como prevenir?

Os cuidados com a saúde dos pets devem redobrar no verão. Afinal, é uma época propícia para o surgimento de parasitas em animais, como pulgas e carrapatos. Além de incômodos, coceira e estresse, esses parasitas causam doenças e, por isso, merecem toda atenção do tutor. Algumas dessas condições, inclusive, são zoonoses — ou seja, também podem afetar humanos.  

Confira algumas das maiores ameaças para os animais de estimação no verão e entenda o que fazer para manter o seu pet protegido durante a estação mais quente do ano!

Por que parasitas em animais aumentam no verão?

O risco de entrar em contato com pulgas, carrapatos ou insetos que passam doenças é real durante todo o ano. Porém, a incidência desses parasitas em animais é ainda maior no verão. Para começar, o calor e a umidade, característicos dessa época, formam o ambiente ideal para a proliferação de parasitas.

Além disso, o Conselho de Medicina Veterinária de São Paulo cita outra tendência: viagens para casas no campo ou no litoral, que permaneceram fechada ao longo do ano. Assim, a residência, sem circulação de ar e com muita umidade, se torna o lar perfeito para esses parasitas.

Por isso, especialistas indicam que os tutores redobrem os cuidados com os pets durante o verão, mesmo sem viagens programadas. O ideal é investir em produtos antiparasitários específicos, além de adotar hábitos reforçados de higiene.

Pulgas e carrapatos em animais

Ao contrário do que muitos pensam, os pets podem encontrar pulgas e carrapatos de diferentes maneiras muito além do passeio. Alguns cenários “de risco”, por exemplo, são o quintal ou a área pet do condomínio, pet shops, além de hotéis e fazendas durante viagens. Vale lembrar que nós mesmos também podemos levá-los para dentro de casa através de nossas roupas e calçados.

Isso é muito sério, uma vez que esses parasitas em animais representam grande risco ao pet. Enquanto as pulgas podem transmitir verminoses, no caso dos carrapatos, é possível que haja a transmissão de doenças em animais como erliquiose, babesiose e anaplasmose.

Por isso, para evitar parasitas em animais domésticos, alguns cuidados são fundamentais, como o uso contínuo de produtos de qualidade que tenham ação protetora para os pets.  Se você estiver na dúvida de qual investir, a MSD Saúde Animal é uma opção que conta com soluções inovadoras.

Uma delas é o Bravecto: um antiparasitário que protege os pets por até 12 semanas com uma única dose. Além disso, o Defenza mantém a proteção de cães por até 37 dias. Ou seja, até 7 dias a mais do que os produtos mensais — e ainda é o único que possui indicação em bula contra o bicho-de-pé. 

Converse com o médico-veterinário e tire as suas dúvidas sobre os principais métodos de proteção contra doenças parasitárias em animais! 

Mosquito-palha: transmissor da leishmaniose em pets

A leishmaniose é outra doença muito grave transmitida principalmente através da picada de um mosquito, conhecido popularmente como mosquito-palha. A condição não possui cura nos cães e é uma zoonose. Alguns dos principais sintomas em animais são surgimento de lesões na pele, febre e perda de apetite.

Para você ter uma ideia do risco, ela é considerada a segunda doença parasitária que mais mata pessoas no mundo, ficando atrás apenas da malária. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a condição está presente em diversos locais, mas 90% dos casos estão concentrados em apenas quatro países — incluindo o Brasil. 

A principal forma de protegermos os cães contra a leishmaniose é combatendo o inseto transmissor. Além de mudanças no ambiente em que o animal vive, isso pode ser feito através do uso de inseticida tópico com propriedade repelente, como o Pulvex e a coleira Scalibor da MSD Saúde Animal. 

Como prevenir parasitas em animais no verão?

Além de tudo o que já citamos, outras medidas preventivas são essenciais. Alguns dos principais hábitos que você deve ter para evitar parasitas em animais são: 

  • Limpeza frequente da casa, que deve estar livre de matéria orgânica;
  • Utilização de telas nas janelas, principalmente nos locais em que o pet fica;
  • Evitar passeios com o cão durante à noite – quando o mosquito está mais ativo;
  • Inspeções regulares da pelagem e da pele do pet;
  • Higienização após passeios em áreas verdes;
  • Manter qualquer objeto do pet (cama, cobertor e brinquedos) bem higienizados.

Mantendo esses cuidados e garantindo seu estoque de produtos antiparasitários, você aumenta a segurança do seu pet. E, é claro, na loja Petz, você encontra tudo o que precisa para proteger o seu animal de parasitas durante o verão.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Hora da soneca: cavalo dorme em pé ou deitado? Saiba já!

Existem alguns mistérios e mitos sobre como o cavalo dorme. Há quem diga que cavalo…

17 horas ago

O mercado pet é um dos mais rentáveis no Brasil: entenda!

O segmento de pet nunca esteve tão em alta. Por isso, esse mercado se mostra…

2 dias ago

Calendário agrícola: o que plantar em cada mês

Ter uma hortinha em casa já não é algo incomum. Afinal, além do prazer de…

2 dias ago

Cachorro com incontinência urinária: saiba como ajudar o pet

Se seu animal de estimação tem escape de xixi enquanto dorme ou quando está andando…

2 dias ago

Natal com pets: dicas para um celebração segura e especial

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  O Natal é uma das épocas mais especiais do…

5 dias ago

Guia de férias com o pet

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  O fim de ano é uma época de celebração,…

5 dias ago