Se você tem uma ave em casa, é importante para a saúde dela ter conhecimento do que ela pode ou não comer. Uma dúvida muito comum entre os tutores é: será que papagaio pode comer jabuticaba?
Temos a ideia de que devemos imitar a alimentação do papagaio em seu habitat natural. Entretanto, quando em cativeiro, essa não é a melhor prática a ser adotada com as aves. Hoje, você vai saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à alimentação dos papagaios.
Os papagaios são animais onívoros e, na natureza, se atraem bastante pela jabuticaba. Entretanto, quando dizemos que os papagaios são onívoros, não significa que eles podem comer carne.
Aliás, embora o sistema digestivo deles tenha sofrido adaptações ao longo dos tempos, eles não são predadores e, na natureza, podem se alimentar de pequenos insetos. Porém, a carne faz muito mal ao organismo dessas aves, por isso, a maior parte da alimentação natural para o papagaio é de origem vegetal.
Então, isso quer dizer que papagaio pode comer jabuticaba? A resposta é sim! Entretanto, em cativeiro, esta fruta deve ser oferecida esporadicamente. Veja, em seguida, quais são as principais alimentações do papagaio em seu habitat.
Na natureza, o papagaio vai comer o que estiver disponível conforme as estações do ano. Desse modo, ele pode se alimentar de flores, sementes, frutas e insetos. Uma curiosidade é que a mandíbula da ave é tão resistente que ela se alimenta até de nozes.
Entre as árvores frutíferas, as frutas mais apreciadas pelas penudas são a manga, a laranja, a goiaba, o pêssego, as jabuticabas e as sementes. Sendo assim, papagaio pode comer jabuticaba.
Outra questão a ser considerada é que, na natureza, os papagaios são livres e gastam energia. Por isso, mesmo as frutas mais doces não vão causar obesidade. Já em cativeiro, o cuidado com a alimentação dessas aves deve ser redobrado.
Em cativeiro, o papagaio não vai gastar a mesma energia que na natureza. O tutor precisa contribuir para que ele faça atividades físicas, e a melhor maneira é ter um viveiro grande com brinquedos próprios para a ave.
Quanto ao que papagaio pode comer em cativeiro, a melhor opção é a ração extrusada. Assim, você estará garantindo uma alimentação balanceada para o seu amigo de penas.
O mix de sementes pode ser oferecido ocasionalmente. O papagaio pode escolher comer apenas a semente que mais gosta entre a mistura e, assim, desequilibrar a dieta e causar a falta de alguns nutrientes.
Frutas e vegetais podem ser oferecidos às aves, mas não são todas que fazem bem a elas. Inclusive, frutas mais doces devem ser evitadas, justamente para não causar obesidade ao papagaio.
A ração extrusada tem tudo o que os papagaios precisam para crescerem e se manterem saudáveis, pois usa alimentos selecionados e balanceados. Entre os alimentos presentes em uma ração extrusada premium estão:
Esses alimentos passam por um processo de cozimento, secagem e extrusão, ou seja, um pouquinho de cada um está presente na ração da qual o papagaio se alimenta.
Desse modo, eles não conseguem escolher apenas a semente que mais gostam e sua alimentação se torna balanceada e adequada em cativeiro. Além disso, em cada partícula de ração estão presentes as vitaminas e minerais que as aves precisam.
Embora a ração extrusada seja um alimento que não necessita de complementação, caso queira, é possível oferecer algumas verduras, legumes e frutas para papagaio. Confira as listas a seguir:
Em relação às sementes, você pode comprar o mix nos principais pet shops e oferecer esporadicamente para seu papagaio. As frutas também devem ser servidas de vez em quando, pois são doces e podem causar obesidade.
Não são todos os alimentos que papagaio pode comer. Antigamente, acreditávamos que a semente de girassol era o principal alimento dele, mas isso não é verdade. Aliás, em grandes quantidades, ela pode causar obesidade à ave e até insuficiência hepática. Portanto, prefira servir ocasionalmente o mix de sementes.
Entre os alimentos proibidos para a ave, a maioria são aqueles que os tutores comem com mais frequência em casa. Tais alimentos não devem ser oferecidos, como chocolate, café, refrigerante e nenhum alimento à base de cafeína ou industrializado.
Agora que você já sabe que papagaio pode comer jabuticaba moderadamente, o mais importante é manter uma rotina alimentar saudável e, em caso de dúvida, procurar por um médico-veterinário. Aproveite para aprender mais sobre a alimentação da sua ave aqui, no blog da Petz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…