A caixa de areia facilita muito a vida dos gateiros. Retirar as necessidades dos peludos fica bem fácil com este acessório, mas saber utilizá-lo é essencial para usufruir de todos os benefícios! Onde colocar a caixa de areia do gato, por exemplo?
A localização é um ponto importante, e devemos levar em consideração não só nossa comodidade, mas o bem-estar do pet também. Quer aprender onde colocar a caixa de areia? Continue lendo! Elaboramos um guia com tudo sobre o assunto.
Pensar onde colocar a caixa de areia do gato é mais importante do que você imagina. Afinal, este é o banheiro dos peludos. Imagine um vaso sanitário localizado bem do lado da mesa de jantar. Não parece uma boa ideia, não é mesmo? Pois, essa lógica também se aplica aos bichanos!
A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica que os felinos são muito higiênicos. Por isso, gostam do banheiro organizado. Para colocar a caixa de areia para gatos em um lugar adequado, siga as recomendações abaixo.
Ninguém gosta de almoçar em um lugar pouco higiênico — muito menos os bichanos! Isso ocorre porque eles estão entre as espécies mais limpas do mundo pet! Portanto, os gatos também gostam de limpeza na hora da refeição.
Uma caixa de areia próxima à região do comedouro certamente irá incomodar o peludo. Como ele não consegue mudar a ração de lugar, irá buscar outro espaço para fazer as necessidades. Por isso, evite colocar a areia nessa área.
Os peludos também gostam de privacidade na hora de ir ao banheiro. Porém, no caso dos felinos, não é por vergonha de ser pego “com as calças abaixadas”. A questão é que, durante o xixi ou o cocô, os gatos ficam muito vulneráveis, pois estão concentrados na tarefa.
Como são pets muito territorialistas, os bichanos estão sempre alertas e prontos para se prevenir de um possível ataque. Assim, preferem ir ao banheiro em um local tranquilo, sem barulho ou movimentação. Isso os deixa mais calmos e seguros. Por isso, evite locais com muito trânsito de pessoas, próximos à rua ou às janelas.
Por fim, um ponto importante tanto para tutores quanto para bichanos: a circulação de ar! Como a caixa de areia é um banheiro, ela nunca tem um cheiro muito agradável. Para os peludos, esse também é um ponto negativo. Gatos são muito sensíveis a odores e odeiam um banheiro fedido!
Assim, na hora de escolher onde colocar a caixa para areia do gato, procure um espaço onde é possível que o ar circule. Áreas próximas a varandas ou quintais costumam ser adequadas.
Além de higiênicos, os bichanos são muito sistemáticos: odeiam mudanças e, muitas vezes, não reagem bem às alterações bruscas na rotina. Se você quer mudar a caixa de areia do lugar, o mais recomendado é realizar esse processo aos poucos. Então, como ensinar gato a fazer as necessidades na areia no novo local?
O primeiro passo é instalar uma nova caixa de areia no espaço desejado. Apresente esse novo banheiro para seu peludo, coloque-o em cima da areia e deixe que ele se familiarize com o local. Deixe sua casa com dois banheiros por uma semana.
Esse tempo deve ser o suficiente para o gato se acostumar ao novo local. Depois, retire a caixa antiga, deixando apenas a nova. Assim, o peludo já sabe que o banheiro está em outra localização agora.
Hoje, encontramos uma grande variedade de acessórios para gatos, inclusive, muitas opções de caixa de areia. Desse modo, como saber qual é a melhor para seu peludo? Conforme explica a Dra. Cássia, a resposta vai depender do seu espaço e do perfil do seu bichano. Confira detalhes abaixo.
Uma das principais dúvidas é em relação aos espaços pequenos, como apartamentos. A caixa de areia fechada pode ser uma boa opção nesses casos. Porém, é recomendado que você a deixe em um lugar onde o ar possa circular mais facilmente.
Como esse modelo é fechado, a questão da privacidade já está resolvida! Por isso, colocá-la próxima à janela ou à varanda é uma boa ideia.
Se você tem mais de um gato em casa, a caixa de areia pode ser um problema. Nesse caso, o recomendado é ter sempre uma caixa a mais em relação ao número de pets. Por exemplo, se sua casa tem dois gatos, você deverá ter três caixas de areia. Esse sistema previne brigas e acidentes na hora deles irem ao banheiro.
Se seu bichano tem a sorte de viver em um quintal ou um jardim espaçoso, você tem mais liberdade na hora de escolher onde colocar a caixa de areia do gato. Tanto a aberta quanto a fechada podem ser boas opções, contanto que você a coloque em um espaço adequado. Lembre-se de evitar locais com muito movimento e barulho.
As dicas acima têm como objetivo não só instruir onde colocar a caixa de areia do gato, mas também como ensinar o gato a usar a caixa de areia em um novo local e escolher a melhor opção para seu peludo!
Lembre-se que, na Petz, você encontra uma grande variedade de acessórios para bichanos, inclusive, caixas, areias e muito mais! Procure a unidade mais próxima ou acesse nossa loja virtual!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…