O peixe betta é um dos habitantes de aquários mais bonito que existe! Suas cores brilhantes e que variam de tom conforme ele nada hipnotizam a todos. Querer o melhor para seu peixinho é desejo de todo tutor, por isso, vamos falar sobre o que o peixe betta pode comer além da ração.
Para saber o que o peixe betta pode comer além da ração, é preciso aprender um pouco sobre sua forma de vida quando ele está em seu habitat natural. Ele é originário de regiões alagadiças do continente asiático, principalmente do Vietnã, Indonésia e Tailândia.
Essas são regiões de pântanos, campos de plantações de arroz e brejos que possuem a água estagnada, ou seja, pobre em oxigênio, por isso, com habitantes bastante rústicos.
Imagina a quantidade de insetos que habitam esses pântanos e que depositam suas larvas nessas águas! Pensando nisso, já é possível imaginar um dos alimentos que podem fazer parte do cardápio do peixe betta: larvas de mosquitos!
Isso mesmo, o Betta, além de muito bonito, também é útil para o ser humano ao realizar o controle biológico de mosquitos em regiões endêmicas de diversas doenças que esses insetos transmitem. O peixe betta é carnívoro e adora caçar essas larvas.
Na atualidade, aqui mesmo, no nosso país, ele vem sendo empregado para o controle do mosquito Culex sp, em Pernambuco, e das espécies do mosquito Aedes aegypti, no Ceará. Interessante, não acha?
Você já notou que o peixe Betta possui a boca ligeiramente voltada para cima? Com isso, é possível imaginar que ele tem maior facilidade em se alimentar na superfície da água, não é mesmo? Por isso, a comida de peixe betta deve flutuar, não afundar.
Então, o que o peixe betta pode comer além da ração que possivelmente flutue para que seja mais facilmente aceito por ele? Se pensarmos em presas vivas, podemos oferecer as artêmias e larvas de Drosophila sp, as mosquinhas das frutas. Além disso, o que peixe betta come e parece ficar muito satisfeito é a enquitreia, um verme esbranquiçado de 2 cm, e o camarão aviú, muito apreciado por ele, mas que é mais difícil de ser comprado vivo.
Porém, se você prefere alimentar seu betta com comidinhas que não estejam vivas, pode fornecer para ele esses “bichinhos” desidratados, como petiscos para peixes carnívoros, encontrados à venda em lojas especializadas. Outra ideia é congelar carne bovina ou coração de galinha, ralar bem fininho e fornecer pequenas porções.
Lembre-se de que todo resto de comida causa deterioração da água, o que pode adoecer o peixe. O ideal é colocar a quantidade suficiente para ele comer em 5 minutos.
Agora que você já sabe o que o peixe betta pode comer além da ração, vamos aprender um pouco mais sobre esse lindo nadador? Abaixo daremos algumas dicas importantes para mantê-lo saudável e com as escamas brilhantes.
Embora você já tenha aprendido o que ele come, você sabe como alimentar o peixe betta? Afinal, se ele não for alimentado corretamente, pode adoecer por desnutrição ou, como comentamos acima, pelo excesso de restos de comida na água.
Para saber a quantidade correta de ração para peixe betta, forneça cerca de oito grãos e observe em quanto tempo ele consome essas bolinhas. Se for muito rápido, em menos de dois minutos, pode colocar mais cinco grãos. Caso contrário, se ele comer devagar e deixar alguns grãos, diminua o número de bolinhas. Faça isso até acertar a quantidade de ração que ele gosta de comer por refeição.
O número de refeições pode variar de duas a três vezes ao dia. Se for fornecer os petiscos vivos ou desidratados, siga as recomendações do fabricante. Além de saber o que o betta pode comer senão a ração, o tutor deve ficar atento a um mito acerca da alimentação desse peixinho: muitas pessoas acreditam que ele pode ficar alguns dias sem comer. Essa prática causa sensação de fome no peixinho, contribuindo para o estresse e maior susceptibilidade a doenças.
A fama de peixe resistente do betta é verdadeira, mas é melhor não abusar. Dar conforto ao animal é um ato de amor, então, por que não colocar um termômetro para deixar a água em uma temperatura parecida com a de seu habitat natural, em cerca de 27ºC?
Recomenda-se inserir no aquário um pouco de substrato, como uma camada de cascalho fino, e alguns esconderijos para que ele se sinta seguro e possa se esconder quando quiser dormir ou se assustar com algo. Afinal de contas, o habitat do beta é sempre protegido por plantas.
O peixe betta é extremamente territorialista e não deve jamais ser inserido em um mesmo aquário, principalmente dois machos da espécie. No entanto, se forem peixes de outras espécies pacíficas, não tem problema nenhum. Desde que o aquário tenha espaço suficiente para todos, não haverá estresse entre os peixinhos.
Saber o que o betta pode comer além da ração é muito importante para manter o peixinho saudável e feliz. Venha para uma das lojas da Petz, conheça toda nossa linha de aquarismo e escolha o petisco mais gostoso para o seu betta!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…