Se você é um tutor de gatos de primeira viagem, é bem provável que já tenha ouvido falar e se perguntado sobre o que é catnip. Conhecida como erva dos gatos, essa planta costuma ser muito recomendada para fins que vão desde estimular a atividade física dos bichanos até o adestramento.
Mas você quer saber exatamente o que é catnip e por que os gatos gostam tanto dela? E mais: será que ela pode fazer mal? A seguir, listamos 10 dúvidas frequentes sobre a catnip, respondidas com a ajuda do Dr. Gian Riccardo Ortunho Galli, médico-veterinário da Petz.
Catnip planta, ou erva de gato, é uma velha conhecida dos humanos. Para se ter uma ideia, registros mostram que ela já era utilizada na Roma antiga, mas, nessa época, servia principalmente como tempero de carnes.
Seu nome científico é Nepeta cataria. Originária da Europa, ela ficou popularmente conhecida como catnip – ou erva-gateira – graças ao efeito especial que produz nesses pets.
Na verdade, não são só os gatos que gostam de catnip. A planta possui um componente que afeta quase todos os felinos: domésticos ou selvagens.
Nesse sentido, já foram registrados efeitos de catnip, inclusive, em felinos grandes como onças, pumas e até leões! A substância presente na planta ativa alguns instintos primários nos felinos.
Sim, é verdade! Segundo estimativas, a erva teria efeito em 75% dos bichanos, sendo que os outros 25% simplesmente não reagem a ela. Estudos sugerem que a resposta à catnip pode ser hereditária, ou seja, passa de pais para filhos. Por isso, nem todos os gatos são afetados.
Apesar de quase todos os gatos adorarem catnip, os efeitos podem variar de acordo com o comportamento normal do pet. Bichanos mais calmos ficam mais agitados, e o mais estressados costumam se acalmar. Alguns dos principais comportamentos são:
Os efeitos mais intensos costumam ser notados nos primeiros 10 minutos. De maneira geral, enquanto o gato estiver em contato com a erva, costuma ter seu comportamento alterado. Assim que o contato acaba, o bichano volta ao normal bem rapidamente.
A catnip é bastante versátil. Um dos usos mais comuns é em brinquedos, para estimular a atividade e os exercícios do pet. Outro uso recomendado é durante a adaptação em um novo ambiente.
Além disso, quando o gato se recusa a utilizar o arranhador, a catnip pode ajudar bastante. Nesse caso, a catnip em spray é uma das melhores opções.
Não há nenhuma contraindicação direta, ou seja, até hoje, não há registros de que a catnip tenha feito mal a gatos de determinada faixa etária, com alguma doença específica, etc. Por isso, não tenha medo de testar como seu amigo reage à catnip! No entanto, utilize a erva com cuidado e moderação. O pet pode se machucar ou se estressar com o uso constante.
A catnip não vicia. Ao contrário! De acordo com relatos, quando um tutor oferece a erva para o gato com muita frequência, o mais provável é que ela pare de fazer efeito. Já se o gato ingerir catnip demais, de uma só vez, pode apresentar vômitos e diarreias.
Mas isso dificilmente acontece, porque os bichanos são espertos e param de comer quando chegam a seu limite.
Não! A catnip para humanos não apresenta nenhum tipo de efeito, tóxico ou não tóxico, em humanos. No entanto, quem tem crianças em casa deve ter cuidado, de preferência deixando a erva fora do alcance delas, já que elas podem ingerir a erva.
Acredita-se que a catnip não tenha efeito em nenhum outro animal, nem mesmo nos cachorros. Dito isso, você deve se perguntar: catnip faz mal para cães? Fique tranquilo, a erva não é tóxica! Então, se, além de gatos, você também tiver cachorros em casa, não precisa ter medo ou um cuidado especial.
Agora que você já tirou suas dúvidas sobre a catnip, deve ter ficado curioso para saber os efeitos que ela tem no seu bichano, não é mesmo?
Na Petz, você encontra catnip já preparada, pronta para divertir o seu amigo, além de brinquedos e outros objetos estimulantes! Venha conferir na loja mais próxima ou em nosso Pet Shop on-line!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…