De canto melódico e potente, essa pequena ave que cabe na palma da mão encanta a todos que param para ouvi-la. Homenageada pela seleção brasileira de futebol, que recebeu o nome de “seleção canarinho”, ela tem ganhado admiradores a cada dia. Porém, o que o canário-da-terra come?
O nome científico é Sicalis flaveola. Também conhecida como canário-do-campo, chapinha e cabeça-de-fogo, é uma ave muito bonita e pouco arisca, por isso é facilmente aprisionada. Segundo o Ibama, está entre os dez pássaros mais apreendidos.
Como essa ave é nativa do Brasil, a captura na natureza é crime federal, segundo a lei de crimes ambientais de 1998 (Lei 9605/98). Por isso, antes de comprar o canário-da-terra, certifique-se que se trata de uma ave legalizada, vinda de criadores de confiança.
Para entender o que o canário-da-terra come, é preciso conhecer um pouco a ave, onde ela habita e como é o comportamento na natureza. Assim, fica fácil saber o que oferecer como alimento.
A época reprodutiva do canário-da-terra é um fator que influencia a alimentação. Isso porque, nesse período, há uma exigência nutricional diferente de uma ave em repouso reprodutivo.
A reprodução acontece entre a primavera e o verão. O ninho é construído com materiais encontrados nos campos, em formato de cesta. O macho acompanha a fêmea durante todo o período de choca e cuidado com os filhotes.
A fêmea bota de 3 a 4 ovos de 6 a 8 dias após o acasalamento. Os filhotes nascem após 13 dias de incubação. Sendo assim, a demanda nutricional da fêmea é maior que a do macho, então o que o canário-da-terra come também depende do sexo da ave.
O canário-da-terra é originário da América do Sul. No Brasil, é facilmente encontrado em todos os estados da faixa litorânea, em Minas Gerais, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.
O amarelinho prefere regiões abertas, campos naturais, pastagens e, principalmente, plantações, onde pode encontrar facilmente o que canário-da-terra gosta de comer: sementes e pequenos insetos.
Sim, a alimentação de canário-da-terra é onívora. Por isso, é tão importante oferecer uma alimentação balanceada e diversificada, que atenda às necessidades nutricionais do canário-da-terra.
Finalmente, vamos falar o que o canário-da-terra come. Aprender sobre o correto manejo alimentar da ave e fornecer alimentos de qualidade é imprescindível para o canário-da-terra ser saudável e longevo.
Existem vários tipos de alimentos para pássaros disponíveis no mercado. Dê preferência para aqueles específicos para o canário-da-terra, pois têm a proteína animal como complemento. As opções de ração para canário-da-terra podem ser extrusadas ou de mistura de sementes.
Para se certificar que se trata de uma boa mistura de sementes, observe a qualidade dos grãos. Eles devem estar íntegros, sem a presença de mofo e larvas de insetos. O painço e o alpiste estão presentes em maior quantidade.
Outras sementes que podem ser usadas são: painço preto, aveia, linhaça e colza. Elas não devem ser lavadas, já que isso propicia o aparecimento de fungos, que estragam o alimento e causam doenças hepáticas e respiratórias no canário-da-terra.
Os complementos da alimentação do canário-da-terra ajudam a aumentar a variedade dos nutrientes que a ave consome, além de serem excelentes enriquecimentos ambientais para distrair o amarelinho. Então, o que dar para canário-da-terra comer além da ração e das sementes?
O osso de siba ou de baleia é um suplemento alimentar rico em minerais, principalmente o cálcio, sendo muito importante deixá-lo à disposição da fêmea na época de reprodução para a boa formação das cascas dos ovinhos.
Outro ingrediente importante na alimentação da ave é a areia lavada e própria para o consumo de pássaros. Ela entra na lista de o que o canário come para ajudar na trituração dos alimentos pela moela, órgão que substitui a função dos dentes nas aves.
A farinhada é um alimento enriquecido, oferecido principalmente para aves alimentadas com sementes, pois fornece a proteína de origem animal que não existe nos grãos, além de conter probióticos.
Também pode ser dada em momentos de grande demanda nutricional, como a época de mudança de penas, reprodução, crescimento e períodos de estresse como troca de ambientes ou tutores.
Elas podem ser oferecidas à ave sempre muito bem higienizadas e orgânicas, de preferência, por não conterem agrotóxicos, que podem ser muito deletérios para um pássaro que pesa de 20 a 30 g.
O ovo cozido pode ser oferecido para o canário que come a mistura de sementes. Forneça meio ovo pela manhã e jogue fora o que ele não comeu no final do dia. Nunca forneça o ovo cru, sob o risco de contaminação por salmonela.
Para alimentar o canário-da-terra, você vai precisar de um comedouro. Dê preferência a um modelo que evite o desperdício. Também procure por aquele que dispensa a necessidade de soprar as cascas.
Essa prática deve ser evitada, pois o sopro contamina o alimento que fica no comedouro, o que pode levar à infecção por fungos pela umidade e pelas bactérias presentes na boca, pela saliva.
Agora que você já sabe o que o canário-da-terra come, conheça nossos produtos exclusivos para essa ave na loja da Petz mais próxima de você. Aqui, você encontra comedouros especiais, alimentos e brinquedos para seu amarelinho!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…