A escolha do ambiente para os peixinhos está entre os principais desafios de um aquarista iniciante. Afinal, são tantos modelos de aquários, com tamanhos e formatos diferentes, que fica complicado saber qual é o mais indicado.
Porém, apesar da variedade de opções, é possível facilitar o processo seguindo alguns passos na hora de escolher o aquário certo. Por isso, separamos algumas dicas importantes para ajudá-lo a tomar essa decisão. Confira!
Antes de ir a uma loja especializada para tirar algumas dúvidas, é preciso verificar em que lugar você planeja colocar o seu aquário. Parece óbvio, mas nem todo aquarista de primeira viagem se lembra disso na hora de pensar em como montar um aquário.
Nesse sentido, é muito importante garantir que ele fique sobre um móvel resistente, estável, próximo a uma tomada e em um local iluminado, mas que não receba luz direta. Além disso, o lugar deve ser de fácil acesso, de modo que seja possível alimentar os peixinhos e fazer as manutenções.
Segundo a médica-veterinária da Petz, Dra. Mariana Pestelli, uma das melhores maneiras de escolher modelos de aquários para sala ou diferentes cômodos da casa é fazer um orçamento.
Isso porque os modelos de aquários ideais dependem da combinação de uma série de fatores, que podem resultar em algo mais em conta, como um miniaquário de água doce de vidro, ou mais caro, como o de água salgada.
Por isso, vale apresentar um orçamento para o especialista e discutir as possibilidades de modelos de aquários que você tem em mente para encontrar a opção mais adequada.
Se orçamento e espaço não são limitadores para você, os tipos de aquários ideais vão depender principalmente do seu estilo. É possível ter viveiro para uma única espécie, peixe solitário ou peixe-jumbo, assim como modelos plantados, de água salgada e muito mais.
Normalmente, para os iniciantes em aquarismo, é recomendado o aquário comunitário de vidro, um dos modelos de aquários em que diferentes peixes e plantas podem viver em harmonia. O tamanho e o tipo dependem da quantidade e das espécies de peixes que você deseja ter.
Não importa o tipo de ecossistema, a regra geral é que, quanto mais peixinhos você quiser ter, maior deve ser o tamanho do aquário. Isso porque, quanto maior o aquário, menor a chance de estresse entre os habitantes.
Os famosos aquários redondos dos desenhos animados são péssimas escolhas para criar um peixinho, pois distorcem as imagens, minimizam a superfície de contato da água com o ar e a oxigenação da água. Neles, a colocação de filtros e outros componentes é quase impossível.
Sendo assim, esses tipos de aquários não devem entrar em suas opções. Dê preferência para os aquários retangulares, em que é possível colocar todos os componentes necessários para a criação dos peixinhos.
Os parâmetros são principalmente os valores de temperatura e pH que os peixes vivem. Se você escolher peixes com exigências muito diferentes, não será possível criá-los no mesmo aquário.
Por falar em pH, verifique qual é esse valor na água de abastecimento de sua casa, pois, a partir dela, você coloca e repõe a água do aquário. Se você escolher uma espécie que tem pH ideal diferente da sua água, terá que usar produtos químicos específicos para manter o pH para o peixinho.
Com isso, o custo de manutenção do seu aquário aumenta, assim como se você escolher uma espécie que vive em temperatura acima da média da região onde você mora. O aquecedor ligado por 1 hora equivale a 15 horas de uma lâmpada de 100 watts acesa.
Na dúvida, a melhor opção é conversar com um especialista e se informar sobre o ambiente que seus peixinhos precisam. Assim, você não fica confuso e garante as melhores condições para os companheiros de barbatanas com um custo mais acessível.
Não é só o pH e a temperatura que mudam a cada espécie. Os peixes também são diferentes no que diz respeito às questões como sociabilidade, comportamento, sujeira e reprodução.
Os Kinguios, por exemplo, são famosos por sujarem muito a água. Por isso, nunca devem ser colocados em aquários pequenos. Já os Bettas, igualmente populares, são peixes solitários e mais “asseados”. Sendo assim, podem ser colocados em modelos de aquários pequenos.
Em todos os casos, entender qual é o comportamento de cada espécie que deseja abrigar no aquário é fundamental para manter o ambiente em harmonia e funcionando bem. Além disso, sabendo as características do bichinho, fica mais fácil cuidar e proporcionar tudo que ele precisa.
Sabendo de tudo isso, decidiu garantir uma acomodação perfeita para seu peixinho? Então, confira as opções disponíveis nas lojas da Petz. São tantos modelos de aquários e acessórios incríveis por preços acessíveis que é impossível não achar os produtos ideais para você!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…