A fase do cio dos animais pode ser um pouco perturbadora para os tutores. O miado de gato no cio fica um pouco diferente do miado do dia a dia e é facilmente identificado por quem convive com esses bichanos.
Além disso, devido a alterações hormonais importantes, não só o tom do miado muda, mas também a frequência e o comportamento geral da bichana. A boa notícia é que é possível ajudar a gata a passar por essa fase com mais tranquilidade, além de diminuir o miado de gato no cio. Veja como no texto abaixo!
O ciclo reprodutivo dos animais é dividido em algumas fases, sendo a fase chamada “estro” conhecida como cio. O período de cio é quando a fêmea está apta e aceita copular com o macho.
Na fase do estro, hormônios específicos estão em alta dosagem no organismo, acarretando mudanças corporais, fisiológicas e comportamentais. Por isso, o miado de gato no cio é diferente.
Não é novidade que o miado do gato é a sua “voz”. Ele mia para se comunicar com outros gatos, pessoas, ou até passar uma mensagem para outras espécies de animais. Quem tem um bichano em casa sabe reconhecer cada tipo de miado: se quer um carinho, está com fome, se quer dormir e muito mais.
No caso do miado de gato no cio não é diferente. As gatas miam alto, constante e intensamente — tudo isso para informar que ela estão no cio, aptas a acasalar. Se houver um macho por perto, ele entenderá o recado.
Quer entender mais sobre o miado dos gatos? Confira o vídeo da Petz TV sobre o assunto!
O cio das gatas é um pouco diferente das demais espécies, como as cadelas, que têm o cio regular. A gata apresenta um cio do tipo poliéstrico estacionário, ou seja, ela pode ovular várias vezes em um mesmo cio, e os intervalos entre os cios também varia de acordo com a luminosidade.
A incidência de luz influencia nas taxas hormonais da gata, e o estro ocorre com mais frequência durante o período de mais sol — no verão, por exemplo. Outro fator importante para que a gata entre no cio é a presença de machos não castrados nas redondezas. Assim, nota-se o gato miando muito alto.
A partir do odor e do miado de gato, o organismo da gata já começa a se preparar para acasalar e gestar futuros filhotes. Assim, enquanto houver gatos machos próximos a uma fêmea e boa luminosidade, a gata poderá ficar em cios constantes ou muito próximos, sendo que o período fértil da bichana dura de 5 a 20 dias.
O miado de gato no cio já é algo bastante característico dessa fase, mas a bichana também pode tentar escapar de casa constantemente, não se alimentar corretamente, ficar irritada ou muito manhosa, se esfregar nos móveis ou nas pessoas.
As alterações hormonais afetam o comportamento e o bem-estar dos bichanos. Gato miando muito ainda pode afetar o convívio familiar, pois algumas fêmeas não conseguem nem mesmo dormir bem, e os machos costumam querer fugir.
Algumas atividades podem fazer com que a amiga de quatro patas se sinta melhor e passe por essa fase com mais tranquilidade. Para isso, invista em brincadeiras, aumente a dose de carinho e tenha paciência com a felina.
Alguns florais são recomendados para fases específicas do cio ou fases estressantes que os animais enfrentam. Também há produtos à base de feromônio felino, que ajudam a acalmar e melhorar o comportamento dos gatos. Contudo, converse com o médico-veterinário antes de aplicar essas alternativas.
Os gatos machos não possuem o ciclo reprodutivo como o das fêmeas, mas também podem ser influenciados hormonalmente pela luminosidade. Em épocas mais ensolaradas, eles acabam sendo mais ativos, mas, na verdade, os machos podem acasalar a qualquer momento: basta ter uma fêmea receptiva.
Ao contrário das fêmeas, o macho que está com vontade de cruzar pode ficar mais agressivo, fujão e briguento. É muito comum machos não castrados saírem às ruas e voltarem machucados devido à disputa com outro macho por fêmeas no cio.
Quer saber como parar miado de gato no cio de forma eficaz e segura? A resposta é a castração. Como a castração é um procedimento cirúrgico, onde são retirados os ovários e o útero, a fêmea não recebe estímulos hormonais.
Sem esses estímulos, acabam as alterações de comportamento, além de ser a melhor maneira de evitar prenhez indesejada, doenças relacionadas ao trato reprodutivo e tumores.
No caso dos machos, a castração também é muito benéfica. Mesmo que o gato miando não seja um problema tão grande como nas fêmeas, a castração, que remove os testículos, permite que o bichano fique mais calmo e caseiro, além de evitar doenças como tumores e aumento da próstata.
O miado de gato no cio pode ser um incômodo, mas, com a castração, isso é resolvido — além de trazer muitos benefícios ao pet! Para entender mais sobre o procedimento, acesse agora o blog da Petz.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…